HomeAssessoria ReleasesOficinas do EPMi Nordeste auxiliam na qualificação dos museus locais

Oficinas do EPMi Nordeste auxiliam na qualificação dos museus locais

Manutenção em museus, desenvolvimento de projetos culturais e gestão de segurança de acervo serão os temas abordados

Os participantes do Encontro Paulista de Museus itinerante Nordeste (EPMi Nordeste) terão a oportunidade de participar de oficinas especialmente pensadas para atender às necessidades dos profissionais de museus da região. O evento, organizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari, ocorre nos dias 27 e 28 de fevereiro, no SESC Ribeirão Preto.

Serão três oficinas no evento, todas no segundo e último dia de atividades e no mesmo horário, das 9h30 às 17h: “Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasiis, coordenador da área de patrimônio da Fundação Energia e Saneamento; “Desenvolvimento de projetos culturais”, com Barbara Rodarte, da Rodarte e Cultura – Serviços Culturais; e “Gestão de segurança de acervo”, com Ana Carolina Xavier Ávila e Michael Argento, da equipe ACAM Portinari de apoio ao SISEM-SP.

Para participar das oficinas, além de já estar inscrito no EPMi Nordeste, o interessado deve escolher uma delas e se inscrever por meio da plataforma do SISEM-SP (https://cem.sisemsp.org.br). O preenchimento das 30 vagas disponíveis em cada oficina será feito por ordem de inscrição. Após o encerramento do prazo, dia 22 de fevereiro, o SISEM-SP enviará um e-mail ao usuário confirmando sua participação.

“As oficinas, de certa maneira, complementam as mesas redondas e demais debates que compõem os EPMs. Elas referenciam os participantes a situações práticas dos museus, capacitando-os para qualificarem a rotina de suas instituições. Por isso, fizemos questão de inseri-las no primeiro ano de itinerância do evento, moldando-as às necessidades e especificidades das diferentes regiões do território paulista”, argumenta o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Temas

Apresentar a importância da manutenção preventiva e permanente das edificações onde funcionam os museus, compreender os diferentes tipos de ações realizadas e o planejamento necessário para que tudo ocorra de forma segura é o foco da oficina “Rotinas de manutenção em museus”. Ao fim, os participantes estarão preparados a elaborar manuais e cronogramas de ações de manutenção e rotinas de segurança em suas instituições.

A oficina “Desenvolvimento de projetos culturais” apresentará as etapas de um projeto cultural e detalhará os itens que o compõem: apresentação, objetivo, justificativa e orçamento. A conclusão da oficina contará ainda com a apresentação de formas de financiamento para a viabilização dos projetos.

Por fim, “Gestão de segurança de acervo” tem por objetivo detalhar o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e seus parâmetros, em especial os que dizem respeito à segurança de acervos. Também serão debatidos os conceitos que pautam cada um desses parâmetros e como abordá-los adequadamente durante o preenchimento do Instrumento de Qualificação Cadastral do CEM-SP.

EPMi

O EPMi percorrerá, ao longo do ano, seis macrorregiões paulistas para debater assuntos relacionados a infraestrutura, segurança, gestão e governança de museus – todos temas fundamentais para os museus interessados em se qualificarem por meio do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

Depois da edição Nordeste, realizada em Ribeirão Preto, o evento segue para Campinas (EPMi Campinas), Birigui (EPMi Noroeste), Bauru (EPMi Oeste), Sorocaba (EPMi Sudoeste) e São José dos Campos (EPMi Vale do Paraíba e Litoral).

 

SISEM-SP

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado.

 

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas, como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus.

 

SERVIÇO

Oficinas do Encontro Paulista de Museus itinerante Nordeste (EPMi Nordeste)

Quando: 28 de fevereiro, das 9h30 às 17h

Onde: SESC Ribeirão Preto

Endereço: Rua Tibiriça, 50 – Centro – Ribeirão Preto/SP

Informações: (11) 3339-8111

Inscrições: https://cem.sisemsp.org.br

Compartilhe!