@culturasp - secretaria da cultura do estado de são paulo

Oficinas do EPMi Nordeste auxiliam na qualificação dos museus locais

Publicado em 18 de fevereiro de 2019

Manutenção em museus, desenvolvimento de projetos culturais e gestão de segurança de acervo serão os temas abordados

Os participantes do Encontro Paulista de Museus itinerante Nordeste (EPMi Nordeste) terão a oportunidade de participar de oficinas especialmente pensadas para atender às necessidades dos profissionais de museus da região. O evento, organizado pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a ACAM Portinari, ocorre nos dias 27 e 28 de fevereiro, no SESC Ribeirão Preto.

Serão três oficinas no evento, todas no segundo e último dia de atividades e no mesmo horário, das 9h30 às 17h: “Rotinas de manutenção em museus”, com Denis de Blasiis, coordenador da área de patrimônio da Fundação Energia e Saneamento; “Desenvolvimento de projetos culturais”, com Barbara Rodarte, da Rodarte e Cultura – Serviços Culturais; e “Gestão de segurança de acervo”, com Ana Carolina Xavier Ávila e Michael Argento, da equipe ACAM Portinari de apoio ao SISEM-SP.

Para participar das oficinas, além de já estar inscrito no EPMi Nordeste, o interessado deve escolher uma delas e se inscrever por meio da plataforma do SISEM-SP (https://cem.sisemsp.org.br). O preenchimento das 30 vagas disponíveis em cada oficina será feito por ordem de inscrição. Após o encerramento do prazo, dia 22 de fevereiro, o SISEM-SP enviará um e-mail ao usuário confirmando sua participação.

“As oficinas, de certa maneira, complementam as mesas redondas e demais debates que compõem os EPMs. Elas referenciam os participantes a situações práticas dos museus, capacitando-os para qualificarem a rotina de suas instituições. Por isso, fizemos questão de inseri-las no primeiro ano de itinerância do evento, moldando-as às necessidades e especificidades das diferentes regiões do território paulista”, argumenta o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker.

Temas

Apresentar a importância da manutenção preventiva e permanente das edificações onde funcionam os museus, compreender os diferentes tipos de ações realizadas e o planejamento necessário para que tudo ocorra de forma segura é o foco da oficina “Rotinas de manutenção em museus”. Ao fim, os participantes estarão preparados a elaborar manuais e cronogramas de ações de manutenção e rotinas de segurança em suas instituições.

A oficina “Desenvolvimento de projetos culturais” apresentará as etapas de um projeto cultural e detalhará os itens que o compõem: apresentação, objetivo, justificativa e orçamento. A conclusão da oficina contará ainda com a apresentação de formas de financiamento para a viabilização dos projetos.

Por fim, “Gestão de segurança de acervo” tem por objetivo detalhar o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP) e seus parâmetros, em especial os que dizem respeito à segurança de acervos. Também serão debatidos os conceitos que pautam cada um desses parâmetros e como abordá-los adequadamente durante o preenchimento do Instrumento de Qualificação Cadastral do CEM-SP.

EPMi

O EPMi percorrerá, ao longo do ano, seis macrorregiões paulistas para debater assuntos relacionados a infraestrutura, segurança, gestão e governança de museus – todos temas fundamentais para os museus interessados em se qualificarem por meio do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP).

Depois da edição Nordeste, realizada em Ribeirão Preto, o evento segue para Campinas (EPMi Campinas), Birigui (EPMi Noroeste), Bauru (EPMi Oeste), Sorocaba (EPMi Sudoeste) e São José dos Campos (EPMi Vale do Paraíba e Litoral).

 

SISEM-SP

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado.

 

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas, como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus.

 

SERVIÇO

Oficinas do Encontro Paulista de Museus itinerante Nordeste (EPMi Nordeste)

Quando: 28 de fevereiro, das 9h30 às 17h

Onde: SESC Ribeirão Preto

Endereço: Rua Tibiriça, 50 – Centro – Ribeirão Preto/SP

Informações: (11) 3339-8111

Inscrições: https://cem.sisemsp.org.br

Compartilhe!