HomeAssessoria ReleasesOficinas de escrita e ilustração, além de bate-papo com escritores estão entre os destaques de novembro na Biblioteca Parque Villa-Lobos

Oficinas de escrita e ilustração, além de bate-papo com escritores estão entre os destaques de novembro na Biblioteca Parque Villa-Lobos

A programação de novembro da Biblioteca Parque Villa-Lobos, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), tem atividades para quem procura aprender e se divertir. Quem gosta de ilustração encontra oficina com Lúcia Hiratsuka, marcada para domingo, dia 24, das 11h às 13h30, e indicada para crianças a partir de 7 anos. A ideia é partir da observação da natureza e experimentar a fluidez da tinta sumi (de fuligem vegetal) construindo imagens diversas.

Quem tem mais de 14 anos pode participar da oficina de escrita criativa, com Michel Yakini, no dia 29, sexta-feira, das 15h às 17h. Yakini vai tratar da literatura, memória e identidade, abordando a produção da Literatura Negra brasileira e das periferias de São Paulo. Quem quiser experimentar escrever contos fantásticos com elementos de fantasia, horror, distopia e realismo mágico deve fazer a inscrição para curso com o escritor Marcelo Maluf. As aulas começam no dia 12, terça-feira, e vão das 13h às 17h, sempre às terças e quintas-feiras até o dia 26. Inscrições a partir do dia 22 de outubro, às 10h no link www.bvl.org.br/inscricao .

Quem não perde os encontros com escritores tem bate-papo marcado para o dia 9, sábado, com Rodrigo Ciríaco e Renan Inquérito, às 11h. E o Clube de Leitura, que também tem sem espaço na programação mensal, debaterá, em novembro, “C.A. Cotidiano anônimo”, de Fabrizio Dsc, no dia 29, às 15h. Vale adicionar ainda que a BVL participa, em novembro, da Virada Inclusiva com uma visita sensorial pelo espaço, no dia 29, sexta-feira. E para a qual estão todos convidados!

Dica do mês

Já conhece a Ludoteca da BVL? O espaço fica no piso térreo e conta com uma série de jogos de tabuleiro, entre outros, e brinquedos para jogar sozinho ou em grupo. A ideia é que a biblioteca seja um espaço de brincar, no qual também se aprende. E, tratando-se de jogos, vale acrescentar que, no mesmo piso, aos sábados, das 15h às 17h, contamos com a oficina de xadrez, comandada pelo grupo FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Na atividade, os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Isso sem falar nos Jogos Sensoriais, experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência, sempre às terças-feiras, das 16h30 às 17h30. Que tal vir para experimentar?

Confira a seguir a programação (sujeita a alterações) completa da BVL em novembro:

INFANTIL

HORA DO CONTO – Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.

Sextas-feiras, às 15h (no dia 15, não haverá atividade)

1 – “O homem que enxergava a morte”, de Ricardo Azevedo. Com equipe BVL.

8 – “A sopa supimpa”, de Estevão Marques. Com equipe BVL.

22 – “Erinlé, o caçador”, de Adilson Martins. Com equipe BVL.

29 – “Quando a escrava Esperança Garcia escreveu uma carta”, de Sonia Rosa. Com equipe BVL.

Sábados e domingos, às 16h.

2 – “A história de Juvenal e o dragão”, de Leandro Gomes de Barros. Com o Grupo Três Marias e Um João.

3 – “Obax”, de André Neves. Com O Jardim de histórias.

9 – “Pixinguinha para crianças, uma lição de Brasil”, de Carlos Alberto Rabaça. Com Willian Gama.

10 – “O sonho da tartaruga”, recontado por Anna Soler-pont. Com a Cia. Duo Encantado.

16 – “Formiga Tchururu”, de Fabrício Fruet. Com Rebrincando.

17 – “O guerreiro toma o poder das mulheres”, de Reginaldo Prandi. Com Paulo Federal.

23 – “Dona Sol e dona Lua”, organizado por Fernando Alves. Com interpretação em Libras. Com a Cia. Três Lunas.

24 – “A primeira palavra de Mara”, de Ángel Domingo. Com interpretação em Libras. Com o Grupo Êba.

30 – “Ora, ora, desencana! Quem quer bolo de banana?”, de Ana Terra (às 11h30). Com Juliana Furlanetti. Parceria: DPASCHOAL.

30 – “Musicaligando”, de Roberta Asse. Com Juliana Furlanetti, seguido de bate-papo com a autora Roberta Asse. Parceria: DPASCHOAL.

LÊ NO NINHO – Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

PINTANDO O 7 – Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30 (no dia 20, não haverá atividade). Com equipe BVL. A partir de 7 anos.
Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
6 – Confecção do jogo dominó.

13 – Produção de máscara africana

27 – Criação de uma lagarta, utilizando tampinhas.

BRINCANDO E APRENDENDO – Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30 (no dia 15, não haverá atividade). Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

1 – Castelo de baralho.

8 – Uno Stacko.

22 – Jogos Inclusivos: conheça os jogos que temos na BVL.

29 – Partida de futebol

PONTOS MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. Quinta-feira, 28, às 16h. Não é necessário inscrição. “Tito e os pássaros” (Brasil, 2019, duração: 73min, classificação indicativa: livre). Direção: Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto. Nesta animação, Tito é um menino tímido de 10 anos que vive com sua mãe. De repente, uma estranha epidemia começa a se espalhar, fazendo com que pessoas fiquem doentes quando se assustam. Tito rapidamente descobre que a cura está relacionada à pesquisa feita por seu pai ausente sobre o canto dos pássaros. Ele embarca numa jornada com seus amigos para salvar o mundo da epidemia. A busca de Tito pelo antídoto se torna uma jornada para encontrar seu pai ausente e sua própria identidade.

TODOS OS PÚBLICOS

OFICINA – ILUSTRAÇÃO E SUMIÊ – A partir da observação atenta da natureza, experimente a fluidez da tinta sumi (de fuligem vegetal) fazendo o uso de diferentes pincéis. A partir de 7 anos. Domingo, 24, das 11h às 13h30. Com Lúcia Hiratsuka. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Lúcia Hiratsuka é escritora, ilustradora e atua há mais de 25 anos na Literatura Infantojuvenil.  Recebeu importantes prêmios como o Melhor Reconto 2008 FNLIJ por “Histórias tecidas em seda”, Jabuti de Ilustração em 2006 e 2012. Com o livro “ORIE” conquistou o Melhor para criança FNLIJ 2015. Em 2018, “Chão de Peixes”, inspirado em haicais e ilustrado em sumiê, recebeu o prêmio Sylvia Orthof, da Fundação Biblioteca Nacional, prêmio FNLIJ 2019 de poesia.
VIRADA INCLUSIVA 2019 – Visita sensorial – Qual é o cheiro, a textura e o sabor da biblioteca? Experimente um passeio diferente pelo espaço através dos sentidos. A atividade integra a Virada Inclusiva 2019 e incentiva pessoas com e sem deficiência a estarem juntas, usufruindo um espaço cultural democrático e acessível. A partir de 8 anos. Sexta-feira, 29, das 10h15 às 11h15 e das 15h às 16h. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

DOMINGO NO PARQUE – Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos. Domingo, 10, das 11h às 16h. Com a Cia. Malas Portam. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da Biblioteca.

JOGOS DE VIDEOGAME – A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão, uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento.  De terça a domingo, das 9h30 às 18h30. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

JOGOS SENSORIAIS – Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Terças-feiras, das 16h30 às 17h30. Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

JOGOS PARA TODOS!  Oficina de xadrez – Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Sábados, das 15h às 17h. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.

LEITURA AO PÉ DO OUVIDO – Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Quartas-feiras, das 16h30 às 17h (no dia 20, não haverá atividade). Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

6 – “Aquecimento” para o programa Segundas Intenções: “Te pego lá fora”, de Rodrigo Ciríaco / “Poesia pra encher laje”, de Renan Inquérito

13 – “Quero colo!”, de Fernando Vilela e Stela Barbieri.

27- “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo.

JOVEM

LUAU BVL – O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. A partir de 13 anos. Quintas-feiras, das 16h às 17h. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA – Um encontro para analisar e criar textos que relacionam Literatura, memória e identidade, baseados na produção da Literatura Negra brasileira e da literatura das periferias de São Paulo. A partir de 14 anos. Sexta-feira, 29, das 15h às 17h. Com Michel Yakini. Inscrições a partir das 10h do dia 7 de novembro no link www.bvl.org.br/inscricao (verificar disponibilidade de vagas). Michel Yakini é escritor, produtor cultural e atuante no movimento de literatura das periferias de São Paulo. Participou de atividades literárias em Alemanha, Argentina, Chile, Cuba, Espanha, França, México e Paraguai. Autor de “Amanhã quero ser vento” (romance, 2018), “Crônicas de um peladeiro” (crônicas, 2014), “Acorde um verso” (poesia, 2012) e “Desencontros” (contos, 2007) e editor do selo Elo da Corrente Edições.

ADULTO

MOSTRA – A FORÇA DO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO – Desde a retomada da produção audiovisual brasileira em meados da década de 1990, o gênero do documentário foi gradativamente sendo novamente referenciado nos principais festivais no país e no mundo. É efetivamente a partir dos incentivos à realização, através de leis e fundos setoriais instituídos no País nas últimas duas décadas que o mercado cinematográfico brasileiro se expandiu definitivamente. E, neste contexto absolutamente favorável à produção, uma nova geração de realizadores e uma nova safra de filmes documentais reafirmaram a importância do gênero na filmografia brasileira efetivamente desde o período do cinema novo. Esta mostra apresenta uma seleção de documentários de longas e curtas-metragens brasileiros, que se destacaram neste período da retomada. São filmes que abordam aspectos paradigmáticos da realidade brasileira contemporânea, ressaltando temas de grande relevância como a cultura indígena, direitos sociais, cultura popular e urbanidade. Uma oportunidade de ver e rever alguns destes filmes, fundamentais para entender o Brasil contemporâneo. Faz parte da programação uma seleção de documentários realizados no contexto da Caravana Farkas, projeto pioneiro realizado nas décadas de 1960 e 70 por Thomaz Farkas, considerado uma referência no campo sociológico da produção audiovisual brasileira. De 1º a 24 de novembro, durante todo o mês, serão exibidos 30 títulos. Confira a programação completa e a classificação indicativa das produções no site da BVL. Ação em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca. Apoio: Cinemateca Brasileira e Programadora Brasil.

SEGUNDAS INTENÇÕES – Bate-papo com Rodrigo Ciríaco e Renan Inquérito. Mediação de Manuel da Costa Pinto. Sábado, 9, das 11h às 13h. Declaração de atividades complementares para estudantes universitários. Não é necessário fazer inscrição. Rodrigo Ciríaco é educador, escritor e produtor cultural. Autor dos livros “Te pego lá fora”,“100 mágoas”, “Vendo Pó…esia” e do infantil ” Menino Moleque Poeta Serelepe”. Tem trabalhos traduzidos em francês, inglês, espanhol e alemão. Participa há mais de 13 anos do movimento de saraus da periferia. Fundador do coletivo Mesquiteiros, coordena ainda os projetos “Pedagogia dos saraus”, “Biqueira literária” e “Slam rachão Poético – Copa Mundão de Poesia”. Renan Inquérito, com sete discos gravados e três livros lançados, se tornou um mago da palavra, pois a manipula com maestria, seja nas letras de suas músicas, nas rimas de seus poemas ou na força de sua voz. O que interessa para ele é a palavra enquanto entidade viva, dotada de poder de manifestação. A palavra para Renan não é substantivo, ela é verbo e se mistura com sua vida. Essa natureza inquieta de “Inquérito” faz revelar todas as faces do artista, que também é arte-educador, professor, doutor em Geografia e rapper com duas décadas de carreira consolidada no cenário nacional e mestre de cerimônia da Parada Poética, sarau que comanda há sete anos, mensalmente, na Estação Ferroviária de Nova Odessa (SP) e onde mais for convidado para fazer da palavra, a principal atração.

CAFÉ COM PSICÓLOGO – Série de encontros com o objetivo de promover, integrar e aprofundar conhecimentos relevantes da psicologia com recursos culturais, como leitura de textos e visualização de trechos de filmes, e um café para descontrair. Indicado para graduandos em psicologia e profissionais que atuam na área da educação e saúde mental. Quartas-feiras: 6 e 27, das 15h30 às 17h. Mediação de Daniel Wajss (contrapartida residência coworking BVL). Não é necessário fazer inscrição. Daniel Wajss é psicólogo e mestre em neurociências. Atua como psicólogo clínico e em projetos que envolvem, dentre outros temas, desenvolvimento pessoal para diferentes públicos: educadores e profissionais de instituições públicas e privadas.

CLUBE DE LEITURA – Todos os meses, a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. Sexta-feira, 29, das 15h às 17h. “C.A. Cotidiano anônimo”, de Fabrizio Dsc. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.

PONTOS MIS – Desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), o projeto promove o contato com obras do cinema por meio de parcerias com instituições públicas do Estado de São Paulo. Quarta-feira, 13, às 16h. Não é necessário fazer inscrição. “Parece comigo” (direção: Kelly Cristina Spinelli, Brasil, 2016, duração: 26min, classificação indicativa: livre). “Meninas negras não brincam com bonecas pretas”, diz a letra do rap de Preta Rara, uma das personagens de “Parece comigo”. O documentário explora o problema da falta de bonecas negras no mercado brasileiro e mostra o trabalho das bonequeiras que tentam mudar esse cenário, enfrentando a gigante indústria de brinquedos por meio de seu artesanato consciente. “Uma escolha” (direção: May Taherzadeh, Reino Unido, Malawi, 2017, duração: 30min, classificação: livre). Em uma vila rural no coração da África, um adolescente tem um sonho: tirar ele e sua irmã mais nova da pobreza. Mas quando uma mudança do destino quebra suas esperanças e tudo parece perdido, ele é confrontado com a escolha final.

CURSO: O IMAGINÁRIO FANTÁSTICO NA FICÇÃO – Curso de criação literária com foco na escrita de contos fantásticos como fantasia, horror, distopia e realismo mágico. Os participantes irão traçar caminhos e estratégias para compor narrativas explorando criaturas e mundos imaginários, a fim de contar uma boa história dentro da tradição da literatura fantástica. Para tanto, serão apresentados textos de importantes escritores, dos clássicos aos contemporâneos. Indicado para pessoas a partir de 16 anos. Terças e quintas-feiras, 12, 14, 19, 21 e 26, das 13h às 17h. Carga horária: 20h. Com Marcelo Maluf. Inscrições a partir do dia 22 de outubro, às 10h no link www.bvl.org.br/inscricao (verifique a disponibilidade de vagas). Marcelo Maluf é escritor, professor de criação literária e músico. Mestre em Artes pela Unesp. Escreveu o livro de contos “Esquece tudo agora” (Terracota, 2012) e o infantil “As mil e uma histórias de Manuela” (Autêntica, 2013), entre outros. Em 2015, publicou o romance “A imensidão íntima dos carneiros” (Editora Reformatório), livro finalista do Prêmio da Associação Paulista de críticos de Arte (APCA, 2015), finalista do Prêmio Jabuti (2016) e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2016), na categoria estreante com mais de 40 anos. Ministrou oficinas de criação literária e mediou Clubes de Leitura em diversas unidades da Rede Sesc, como: Belenzinho, Campinas, Paraty, Jundiaí, Santos, entre outras. Mantém no Espaço Dança da Realidade, em São Paulo, a Oficina: Acompanhamentos de Projetos Literários, desde 2014.

DE OLHO NAS INSCRIÇÕES

OFICINA – POESIA: DA CRIAÇÃO À PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE – A oficina tem como objetivo estimular a produção escrita dos participantes e apresentar recursos para a publicação independente. Através de exercícios, leituras compartilhadas e provocações literárias, cada participante traça um caminho que vai desde a criação de poemas até as possibilidades de diagramação e confecção de zines, plaquetes e cartoneiras. O intuito é que, ao final da oficina, os participantes tenham duas publicações – uma coletiva e outra individual – desenvolvidas artesanalmente, fazendo uso de diferentes técnicas de costura, dobra e impressão. Dias 7 e 8 de dezembro, das 14h às 18h. Carga horária: 8h. Com Daniel Minchoni e Luiza Romão. Indicado para pessoas a partir de 14 anos. Inscrições: a partir do dia 19 de novembro no link www.bvl.org.br/inscricao (verifique disponibilidade de vagas). Daniel Minchoni é um artista da fala. poeta performático estuda a oralidade tem larga experiência com experimentos poéticos e intervenções urbanas com poesia, desde 1998 em Natal pesquisa este campo em saraus da cidade onde fundou o Poesia Esporte Clube em 2001, o selo literário Jovens Escribas com amigos em 2004 e influenciou a criação do grupo Iapois Poesia, composto por jovens de 12 à 20 anos. Em São Paulo desde 2006, fundou o Sarau do burro, o Selo doburro, o Cabaret revoltaire, O menor slam do mundo e o Rachão poético, eventos abertos para experimentação poética e pra performances. Daniel é idealizador do Phala’cia – núchleo phermanente de expherimentação em pherphormance e phalaphoética. Luiza Romão é formada em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo (USP/SP), com habilitação em Direção Teatral e na Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo (EAD/USP). É poeta e slamer (campeã de batalhas de poesia). Publicou o livro “Coquetel Motolove” (2014), pelo Selo do burro, e o livro “Sangria” (017). Além disso, teve poemas publicados em diversas coletâneas digitais e impressas. Em 2014, foi vice-campeã nacional no Slam BR. Já participou de eventos nacionais de literatura, como Balada Literária, FELIS (Feira Literária da Zona Sul), FestiPOA, Feira do Livro de Ribeirão Preto, Estética das Periferias e Autores em Cena (Itaú Cultural). Produziu mais de 20 videopoemas, com grande alcance nacional (veiculação televisiva e por internet), incluindo a série Revide. O projeto multiartístico Sangria circulou por diversos Estados brasileiros e países latino-americanos (Uruguai, Argentina, Costa Rica, México, Cuba, Caribe).

Serviço:

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros, São Paulo / SP.

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: terça a domingo (fechado às segundas), das 9h30 às 18h30.

Todas as atividades são gratuitas.

www.bvl.org.br

Compartilhe!