HomeCultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesOficinas Culturais promovem cursos gratuitos sobre teatro

Oficinas Culturais promovem cursos gratuitos sobre teatro

Cenografia, dramaturgia, direção e interpretação de texto são temas das aulas oferecidas

Quem gosta de artes cênicas e deseja expandir seus conhecimentos sobre teatro já pode se preparar, porque a Oficina Cultural Alfredo Volpi e a Oficina Cultural Oswald de Andrade oferecerão cursos gratuitos sobre as áreas do teatro entre os meses de janeiro e março. Dramaturgia, interpretação de texto, direção e cenografia são os temas das oficinas organizadas pelas instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis.

Abrindo a temporada de cursos, o Núcleo de Criação Teatral desenvolverá estudos sobre direção, dramaturgia e interpretação para teatro, de 17 de janeiro a 28 de março, às quartas-feiras, das 14h00 às 17h00, na Oficina Cultural Alfredo Volpi. As aulas, que acontecerão simultaneamente, serão voltadas para o público interessado em iniciar ou continuar sua experiência dentro das artes cênicas. Ministrada por André Auke, a oficina de interpretação tem como objetivo trabalhar as técnicas de expressão corporal e de voz, além de exercícios de improvisação para preparar os participantes para uma criação cênica coletiva.

Já a proposta da oficina de direção, com coordenação de André Grynwask, é analisar o desenvolvimento, o pensamento e o olhar dos diretores para a encenação, além de encontrar ferramentas que potencializem suas ideias e conceitos em espetáculos. E, por último, a oficina de dramaturgia, com coordenação de Priscila Argoud, irá abordar os principais dramaturgos da história do teatro e suas obras mais importantes, a fim de exercitar o olhar crítico dos participantes, e instrumentalizá-los quanto às ferramentas necessárias para o desenvolvimento da criação de um texto dramatúrgico coletivo. Todas as oficinas serão integradas com o objetivo de criar um espetáculo que será apresentado ao final das atividades. As inscrições para as aulas de direção e dramaturgia vão de 4 a 11 de janeiro e para as aulas de interpretação de 4 a 16 de janeiro. Todas as inscrições devem ser feitas presencialmente na unidade.

Já na Oficina Cultural Oswald de Andrade, o primeiro curso será sobre interpretação de texto para o teatro, que é voltado para atores e atrizes formados ou com alguma experiência em artes cênicas. A Oficina de Texto e Interpretação: no princípio era o verbo será de 22 de janeiro a 28 de março, às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 21h30. A atriz Imara Reis irá ministrar atividades intelectivas e lúdicas sobre o uso da palavra como meio de aperfeiçoamento da compreensão de textos e da expressão oral dos atores, para que os participantes possam descobrir o prazer e a relevância do texto teatral. As inscrições devem ser feitas de 5 a 15 de janeiro, por meio de carta de interesse e formulário: https://bit.ly/2DhViWp

A Oficina também organizou o curso de cenografia para estudantes de arquitetura, artes visuais e profissionais da área do teatro. Coordenadas por Carlos Colabone, as aulas serão de 23 de janeiro a 27 de março, às terças-feiras, das 14h30 às 18h30. Durante as oficinas, será abordada a prática da cenografia teatral a partir de desenhos, croquis, colagens e maquetes. Os participantes irão aprender as noções básicas do uso correto dos instrumentos técnicos de trabalho, e também serão estimulados a pesquisar os materiais que podem contribuir no levantamento da cenografia. As inscrições vão de 5 a 17 de janeiro pelo formulário: https://bit.ly/2laggPA

SERVIÇO

Oficinas do Núcleo de Criação Teatral

Quartas-feiras, de 17/1 a 28/3 – das 14h00 às 17h00

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Oficina de Texto e Interpretação: no princípio era o verbo

Segundas e quartas-feiras, de 22/1 a 28/3 – das 18h30 às 21h30

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Curso de cenografia

Terças-feiras, de 23/1 a 27/3 – das 14h30 às 18h30

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo

Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028

Funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h

alfredovolpi@oficinasculturais.org.br  

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Telefone: (11) 3221-4704

Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h

oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

RelatedPost

Compartilhe!