HomeAssessoria ReleasesOficinas Culturais oferecem cursos gratuitos de Gestão Cultural

Oficinas Culturais oferecem cursos gratuitos de Gestão Cultural

As duas atividades acontecem nas Oficinas Culturais Alfredo Volpi e Oswald de Andrade, localizadas respectivamente em Itaquera e Bom Retiro

Gestão Cultural é um termo relativamente recente no cenário cultural brasileiro. A área de conhecimento auxilia produtores culturais, artistas e agentes ligados à cultura na gestão e organização de eventos, projetos e espaços culturais. Para fomentar esse conhecimento, as Oficinas Culturais Alfredo Volpi e Oswald de Andrade, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, realizam as oficinas Escrita de projetos culturais e Públicos da cultura: estratégias de aproximação e acesso. As atividades são gratuitas e as inscrições, feitas no site da instituição.

A oficina de Escrita de Projetos Culturais tem por objetivo compartilhar informações, dados e ferramentas de pesquisa para a prática da escrita de projetos, colocando assim as ideias no papel. Possibilidades de empreendedorismo cultural a partir da necessidade local e do desejo pessoal de cada um, além de conceitos de cultura – conhecimento, arte, hábitos culturais etc., são alguns dos temas abordados durante os encontros com Amanda Prado. Ao final, cada participante pode elaborar um projeto para ser utilizado na apresentação de propostas para editais ou mobilizar parceiros e outros recursos para realizar a sua ideia. A atividade acontece entre 4 e 25 de maio, sábado às 14h na Oficina Cultural Alfredo Volpi.

Público alvo de projetos e ações culturais é o tema central da oficina Públicos da cultura: estratégias de aproximação e acesso. Ministrada por André Fonseca, os encontros falam sobre os perfis e hábitos dos públicos no contexto atual da cultura e da era digital, ajudando os participantes a pensar estratégias para potencializar a sua comunicação com os públicos e para desenvolver uma relação de longo prazo eles. Os encontros vão de 9 a 18 de abril, terça e quinta-feira às 18h30 na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

SOBRE OS PARTICIPANTES

Amanda Prado é fundadora da Avangi, produtora cultural com foco na produção cultural das mulheres e nas culturas negras e latinas. Consultora em projetos culturais, é formada em jornalismo e especializada em gestão pública e economia solidária. Atua em instituições culturais desde 2008 e coordenou os editais de Ocupação e Primeiras Obras no Centro Cultural da Juventude, Edital Redes e Ruas de Cultura Digital Inclusão e Cidadania na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

André Fonseca atua nas áreas de cultura, gestão e comunicação. Criou a Projecta em 2008 com ações de formação no campo da gestão cultural e durante 11 anos, em parceria com uma rede de colaboradores, desenvolveu diversos cursos e encontros destinados aos profissionais da cultura.

SOBRE AS OFICINAS CULTURAIS

Criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, desde 1986 a Oficina Cultural trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas como: artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO: Cursos de Gestão Cultural nas Oficinas Culturais

Oficina de escrita de projetos culturais

4 a 25/5. Sábados, 14h às 17h

Inscrições gratuitas a partir de 9/4: https://bit.ly/2HKFj8G

Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi

Recomendação etária: maiores de 15 anos

Públicos da cultura: estratégias de aproximação e acesso

9 a 18/4. Terças e quintas-feiras, 18h30 às 21h30

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/2CAjdCq

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade

Recomendação etária: maiores de 18 anos

Oficina Cultural Alfredo Volpi | Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera

Oficina Cultural Oswald de Andrade | Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro

www.oficinasculturais.org.br

Compartilhe!