HomeAssessoria ReleasesOficinas Culturais oferecem atividades de teatro para público infantil e adulto

Oficinas Culturais oferecem atividades de teatro para público infantil e adulto

Teleteatro ao vivo para crianças e conversa com o Mestre Suassuna são os destaques da programação virtual

O Programa Oficinas Culturais, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, está com inscrições abertas para atividades teatrais nos meses de agosto e setembro. Na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços:  Oficina Cultural Oswald de Andrade, Oficina Cultural Alfredo Volpi e Oficina Cultural Juan Serrano. Como as atividades estão acontecendo em plataformas virtuais, a programação tem alcançado diversas regiões do Brasil.

Mestre Suassuna, lenda viva da cultura brasileira e referência internacional, contará um pouco sobre seus 65 anos de prática em homenagem ao dia do capoeirista celebrado no dia três de agosto. Na atividade, que acontecerá de 1 de agosto às 15h, serão abordadas curiosidades como a criação do Grupo Cordão de Ouro, sua internacionalização em mais de 40 países, divulgação da língua portuguesa, contato com o boxe, preconceito, gravação de discos em meio a ditadura e como inseriu a capoeira em apresentações cênicas em parceria com seu primo Ariano Suassuna. A exibição será pelo Zoom, nesta plataforma os participantes poderão dialogar com o convidado, para participar é necessário entrar em contato pelo WhatsApp no número (11)3971-3640. A retransmissão será feita pelo Facebook, sem necessidade de inscrição prévia.

No dia 5 de agosto, quarta-feira às 14h, o espetáculo A Gata Borralheira será encenado em uma experimentação em teleteatro ao vivo. O público poderá escolher um final alternativo para a apresentação, que será feita pela plataforma Zoom. Para estar presente na sala virtual, é necessário entrar em contato antecipadamente para solicitar a inclusão pelo Whatsapp (11) 3971-3640. A retransmissão será feita pelo Facebook, mas sem interação do público.

O projeto “Sensibilizações Dançadas para Pequeninos: Voo, Pouso e Revoada em Época de Quarentena”, tem o objetivo de integrar diferentes linguagens artísticas para experienciar o ato de brincar, por meio de estímulos sonoros, visuais e corporais. A partir das imagens e metáforas do espetáculo “Revoada”, os participantes serão convidados a vivenciar as possibilidades do ser pássaro, em quatro vídeos: O Voo, Primeiro Pouso, Segundo Pouso e Revoada. As vivências serão transmitidas no YouTube de segunda a quinta-feira, de 7 a 10 de setembro, sempre às 10h.

Mais um clássico da infância será encenado ao vivo em teleteatro. Pinóquio será apresentado dia 19 de agosto, quarta-feira às 15h. Assim como no espetáculo anterior, os participantes que quiserem interagir com o personagem e escolher um final alternativo para a peça, deverão solicitar a inclusão na plataforma Zoom pelo WhatsApp (11) 3971-3640. Aos que desejarem assistir a retransmissão pelo Facebook, não é necessária inscrição prévia.

SERVIÇO

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

SESSÃO ARTÍSTICA: MESTRE SUASSUNA E A CAPOEIRA DO BRASIL
Cultura Tradicional | Cultura Afro
Coordenação: MESTRE SUASSUNA.
Data e horário: 1de agosto, sábado das 15h às 16h
Inscrições: Atividade com transmissão aberta, sem a necessidade de inscrição prévia.
Plataforma de exibição: Zoom e retransmissão pelo Facebook
Faixa Etária: Atividade Livre
* Somente o participante presente na sala virtual do Zoom poderá dialogar diretamente com os convidados;
** Para estar presente na sala virtual, o interessado deverá entrar em contato antecipadamente para solicitar a inclusão através do Whatsapp (11) 3971-3640.
Faixa Etária: Atividade Livre
A GATA BORRALHEIRA: EXPERIMENTAÇÃO EM TELETEATRO AO VIVO!
Comunicação e Novas Mídias | Artes Cênicas
Coordenação: HUBNER PRODUÇÕES.
Data e horário: 5 de agosto, quarta-feira das 14h às 15h
Inscrições: Atividade com transmissão aberta, sem a necessidade de inscrição prévia.
Plataforma de exibição: Zoom e retransmissão no Facebook.
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Descrição do Público: Família
* Somente quem estiver presente na sala virtual do Zoom poderá conversar diretamente com a Gata Borralheira;
** Para estar presente na sala virtual, o responsável ou a escola deverão entrar em contato antecipadamente para solicitar a inclusão através do Whatsapp (11) 3971-3640.

PINÓQUIO: EXPERIMENTAÇÃO EM TELETEATRO AO VIVO!
Comunicação e Novas Mídias | Artes Cênicas
Coordenação: Dona Mirna Cia de Teatro.
Data e horário: 19de agosto, quarta-feira das 14h às 15h
Inscrições: Atividade com transmissão aberta, sem a necessidade de inscrição prévia.
Plataforma de exibição: Zoom e retransmissão no Facebook.
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Descrição do Público: Família
* Somente quem estiver presente na sala virtual do Zoom poderá conversar diretamente com o Pinóquio;
**Para estar presente na sala virtual, o responsável ou a escola deverão entrar em contato antecipadamente para solicitar a inclusão através do Whatsapp (11) 3971-3640.

Rua Joaquim Pimentel, 200 – Cohab Taipas – São Paulo
Telefone: (11) 3994-3362 | 3971-3640 || E-mail: juanserrano@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 13h
Acessibilidade: rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e sanitário com barras de segurança
Programação gratuita

Oficina Cultural Alfredo Volpi

SENSIBILIZAÇÕES DANÇADAS PARA PEQUENINOS: VOO, POUSO E REVOADA EM ÉPOCA DE QUARENTENA
Artes Cênica
Coordenação: Coletivo Corpo Aberto.
O VOO – 7 de setembro, segunda-feira às 10h
PRIMEIRO POUSO – 8 de setembro, terça-feira às10h
SEGUNDO POUSO–9 de setembro, quarta-feira, às 10h
REVOADA – 10 de setembro, quinta-feira às 10h.
Inscrições: Atividade com exibição aberta, sem a necessidade de inscrição prévia.
Plataforma de exibição: Youtube
Faixa Etária: Atividade Livre

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo
Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028 | E-mail: alfredovolpi@oficinasculturais.org.br Funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
Acessibilidade: rampa de acesso e elevador para pessoas com mobilidade reduzida, além de banheiro acessível para cadeirantes
Programação gratuita
Durante o distanciamento social devido à Covid-19, todas as atividades do programa Oficinas Culturais estão sendo realizadas de forma virtual. Confira em https://poiesis.org.br/maiscultura/ e www.oficinasculturais.org.br

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS
Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.
Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços:  Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!