HomeSem categoriaOficinas Culturais e Fábricas de Cultura disponibilizam atividades on-line de artesanato

Oficinas Culturais e Fábricas de Cultura disponibilizam atividades on-line de artesanato

Em meio ao isolamento social, artes manuais auxiliam no bem-estar e são o foco desta programação

As Oficinas Culturais Alfredo Volpi e Maestro Juan Serrano e as bibliotecas das Fábricas de Cultura estão com inscrições abertas para uma programação on-line e gratuita dedicada às artes manuais. Os programas fazem da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e são gerenciados pela Poiesis.

Na Oficina de Experimentação Criativa: Conexões, memórias e afetos, a artista visual Bianca Foratori propõe discussões de temas como Identidade, Memórias e Autocuidado; utilizando o desenho, a pintura, a fotografia, a colagem, entre outras linguagens para pensar e produzir processos criativos dentro das artes. A oficina será oferecida às terças e quintas-feiras, de 11 a 27 de agosto das 10h às 12h pela plataforma Google Meet. As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de agosto, por meio deste link

A atividade Pequeno diário do futuro próximo irá ensinar a criar um mini diário de forma muito simples. Em seguida, os participantes irão ilustrar e compartilhar suas vontades após o período de isolamento social. A atividade acontecerá no YouTube, no dia 11 de agosto, quinta-feira às 15h.

Visando a capacitação na área artística, o workshop Tecendo Fios de Lã é direcionado ao público que possua algum conhecimento básico da técnica, onde os interessados serão orientados a tecer em fios de lã seu próprio Amigurumi, que são bonecos tecidos do Japão. Com materiais próprios ou kits retirados gratuitamente na Oficina Cultural, os participantes poderão abusar da criatividade e criar a partir da técnica aplicada, peças exclusivas que poderão contribuir para sua geração de renda. Todo material será fornecido gratuitamente. As inscrições devem ser realizadas até o dia 12 de agosto, neste link e as aulas serão ministradas dias 20 e 27 de agosto, quintas-feiras das 14h às 15h30, pela plataforma Zoom.

Para montar um mosaico genealógico, a atividade Colando os Traços trará a reflexão sobre a herança dos traços faciais deixada pelos antepassados dos participantes. Observando as características do rosto que são mais marcantes, cada integrante irá buscar imagens em jornais ou revistas de pessoas que possuam traços semelhantes aos seus. A transmissão será na sexta-feira, dia 21 de agosto às 11h no YouTube

Conhecido como colar místico ou colar dos signos, em Diy: como fazer colar de pedra castroada, os participantes poderão aprender a fazer o colar utilizando uma pedra natural, régua, tesoura e fios encerados. A atividade será no dia 21 de agosto, sexta-feira às 15h pelo YouTube

SERVIÇO

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Oficina de Experimentação Criativa: Conexões, memórias e afetos

11 a 27 de agosto – terças e quintas-feiras, das 10h às 12h.
Plataforma de exibição: Google Meet.
Classificação: 15 anos.

Vagas: 15.
Inscrições: até 10 de agosto clicando aqui.

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo
Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028 || E-mail: alfredovolpi@oficinasculturais.org.br Funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
Acessibilidade: rampa de acesso e elevador para pessoas com mobilidade reduzida, além de banheiro acessível para cadeirantes
Programação gratuita

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

20 e 27 de agosto – quintas-feiras, das 14h às 15h30

Tecendo em fios de lã – Amigurumi
Coordenação: Ateliê da Jana.
Plataforma de exibição: Zoom – Atividade com interação AO VIVO!
Faixa Etária: maiores de 18 anos
Inscrições: até 12 de agosto clicando aqui

Rua Joaquim Pimentel, 200 – Cohab Taipas – São Paulo
Telefone: (11) 3994-3362 | 3971-3640 || E-mail: juanserrano@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 13h
Acessibilidade: rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e sanitário com barras de segurança
Programação gratuita

Durante o distanciamento social devido à Covid-19, todas as atividades do programa Oficinas Culturais estão sendo realizadas de forma virtual. Confira em http://poiesis.org.br/maiscultura/ e www.oficinasculturais.org.br

Bibliotecas das Fábricas de Cultura – unidades Jardim São Luís, Capão Redondo e Vila Nova Cachoeirinha

Pequeno diário do futuro próximo – com Equipe Biblioteca
11 de agosto – terça-feira, das 15h às 16h
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: YouTube

Colando os traços – com Equipe Biblioteca
21 de agosto – sexta-feira, das 11h às 12h
Faixa Etária: Atividade Livre
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: YouTube

DIY: Como fazer colar de pedra castroada – com Equipe Biblioteca
21 de agosto – sexta-feira, das 15h às 16h
Faixa Etária: maiores de 10 anos
Participação: Aberta ao Público
Plataforma: YouTube

Fábrica de Cultura Jardim São Luís
Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530
Fábrica de Cultura Capão Redondo
Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoerinha
Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso táctil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braile, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e áudio-books). Programação gratuita.

www.fabricasdecultura.org.br | E-mail: contato@fabricasdecultura.org.br
Funcionamento das unidades: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h
Devido à pandemia da Covid-19, toda a programação vem ocorrendo de forma on-line/ à distância.  Toda a programação é gratuita e pode ser conferida em http://poiesis.org.br/maiscultura/.

SOBRE A OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

Criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, desde 1986 a Oficina Cultural trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas como: artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

SOBRE A OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO

A Oficina Cultural Juan Serrano realiza atividades voltadas para a formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e abrangem diversas áreas como tecnologia, artes plásticas, teatro, literatura, música, fotografia, dança e circo, entre outros. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!