HomeAssessoria ReleasesOficina Cultural Oswald de Andrade recebe o espetáculo Chernobyl em dezembro

Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe o espetáculo Chernobyl em dezembro

Entre os dias 5 e 21 dezembro, o público que circula pelo Bom Retiro poderá aproveitar as apresentações gratuitas da peça teatral que relata, artisticamente, os efeitos do desastre nuclear de 1986

Há 33 anos, uma série de explosões destruiu o reator e o prédio do quarto bloco da Central Elétrica Atômica de Chernobyl, próxima a cidade de Pripyat, na Ucrânia. Os efeitos devastadores desse desastre nuclear são apresentados em Chernobyl, espetáculo teatral que passará por uma temporada na Oficina Cultural Oswald de Andrade, entre 5 e 21 de dezembro, toda quinta e sexta-feira, às 20h, e sábados, às 18h.

Com a concepção da atriz Nicole Cordery, que também integra o elenco, e direção de Bruno Perillo, o espetáculo Chernobyl tem a boneca Antonia como um dos personagens. Ela acompanha o sofrimento da família onde está inserida: a menina Hanna, a mãe Elena, o pai Igor e o irmão Michael, todos obrigados a enfrentar o caos, a deixar suas casas e suas histórias diante do maior desastre nuclear da história.

A atriz Nicole Cordery, à frente da concepção de Chernobyl, é formada pela CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) – Escola de Teatro, em São Paulo atuou no grupo TAPA e entre 2006 e 2010 viveu em Paris para se especializar. Cordery atuou em diferentes espetáculos, entre eles, O Tambor e o Anjo, Camaradagem, Strindbergman, Duplo Crimpe Ato Quatro. Foi indicada ao Prêmio Aplauso Brasil 2015 na categoria Melhor Atriz pela peça Ato a Quatro e ao Prêmio APCA 2015, categoria Melhor Atriz pela coprodução sueco brasileira de Dissecar uma Nevasca.

As apresentações são gratuitas e para garantir lugar, o público precisa retirar os ingressos com uma hora de antecedência na recepção. A Oficina Cultural Oswald de Andrade é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis.

SERVIÇO

Espetáculo – Chernobyl
Teatro

5 a 21 de dezembro, quintas e sextas, às 20h; e sábado, às 18h.

**Dia 7/12 – Sessão fechada para grupo de estudantes
Classificação indicativa: maiores de 16 anos
30 lugares

Grátis. Retirar ingressos com uma hora de antecedência.

Duração: 95 minutos

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Florence Valéro
Tradução: Carolina Haddad
Direção: Bruno Perillo
Elenco: Carolina Haddad, Joana Dória, Manuela Afonso e Nicole Cordery
Iluminação: GrisselPinguillem
Trilha sonora: Pedro Semeguini
Fotos de cena: Guy Pichard
Exposição fotográfica: Duca Mendes e Carol Thomé
Consultor de Química: Maurício Rodrigues
Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Telefone: (11) 3221-4704

Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h

www.oficinasculturais.org.br

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtredu Soleil, The WorkcenterofJerzyGrotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem. Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo da cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!