HomeCultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesOficina Cultural Oswald de Andrade realiza individual de Iván Cáceres

Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza individual de Iván Cáceres

A mostra é composta por cinco vídeos instalações e uma escultura com quatro metros de altura

Foto: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Para dar visibilidade as produções contemporâneas latino-americanas, a Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis, realiza a primeira exposição individual do artista boliviano Iván Cáceres (1976). Intitulada A Arquitetura do Terceiro Sonho, a mostra abre dia 8/2, quinta-feira, às 10h, na Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, e é composta por cinco vídeos instalações e uma escultura de quatro metros de altura idealizada especialmente para o espaço da Oficina Cultural.

Com duas décadas de produção de performances, esculturas e vídeos, Iván Cáceres busca revelar em seus trabalhos as infinitas possibilidades dos sonhos e do subconsciente.

“Iván é um artista de muita projeção interna na Bolívia e poder realizar uma mostra com seus trabalhos mais importantes é uma oportunidade única de aproximação do público brasileiro à sua obra e a uma visualidade contextual de seu país de origem”, conta a curadora Beatriz Lemos.

Além da exposição, entre 5 e 9 de março o artista realiza a Oficina Desenho Intuitivo, convidando o público a explorar seus sonhos e medos do inconsciente a partir de exercícios que trazem a arte para atividades cotidianas. A programação é gratuita e, para participar, é necessário se inscrever no site da Oficina Cultural.

A exposição integra a programação do Lastro – Intercâmbios livres em artes, projeto de curadoria e pesquisa de Beatriz Lemos que ocupa a Oficina Cultural Oswald de Andrade desde abril de 2017.

“Notei a falta de comunicação e interação entre as cenas artísticas do Brasil e do restante da América Latina, como se partissem de realidades muito distintas, e resolvi viajar para mapear esses trabalhos e apresentar ao público brasileiro, criando exposições, residências artísticas ou publicações”, conta a artista.

Compartilhe!