HomeAssessoria ReleasesOficina Cultural Oswald de Andrade promove curso que relaciona arte, história e cidade

Oficina Cultural Oswald de Andrade promove curso que relaciona arte, história e cidade

Workshop A história ocultou e a cidade tem para nos contar acontece em novembro

A Oficina Cultural Oswald de Andrade, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, traz um curso em novembro para artistas e coletivos que atuam no campo da gravura expandida, produção de múltiplos e livros de artista. A história ocultou e a cidade tem para nos contar tem coordenação de Juliana Crispe e Lilian Amaral e participação de Baixo Ribeiro e Sérgio Adriano H.

A oficina suscita reflexões sobre os espaços ocultados na história geral e, principalmente, na história da arte. O objetivo é a produção de obras de arte que se utilizam da reprodutibilidade como força motora para sua construção. Desta forma, encadeando plataformas de ações com o contexto urbano, a experiência da cidade e os territórios possíveis – que servem como
propulsores para a construção de trabalhos que dialogam com questões de gênero, étnicoraciais, ocultamentos e empoderamento.

Destas experiências desdobra-se a exposição-ação que será realizada no espaço urbano, em parceria com a galeria Choque Cultural, como parte da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba. A Bienal deste ano, que conta com a participação de 11 países como sede, tem como tema central “Fronteiras em Aberto”. Dentro de vários recortes possíveis, propomos compreender o espaço urbano como lugar de experiência, criando cartografias relacionais. Borrar as bordas, diluir as fronteiras, habitar os espaços, sentir por afecções o que os lugares nos disparam e o que podem nos mostrar – já que a história os ocultou.

As inscrições para a oficina já estão abertas e vão até o dia 30/10. Elas devem ser feitas de forma individual no site. Para isto, é necessário redigir uma carta de interesse e enviar o seu  portfólio. Serão selecionados 20 participantes. A oficina será realizada dos dias 6 a 9/11, sendo das 9h às 15h30 na quarta, quinta e sexta-feira e das 10h às 16h30 no sábado. Em todos os dias será disponibilizada 1h30 para almoço.

SERVIÇO
A história ocultou e a cidade tem para nos contar
6/11 a 8/11 – Quarta, quinta e sexta-feira – 9h às 15h30
9/11 – Sábado – 10h às 16h30
Com 1h30 de almoço
Inscrições: 16/9 a 30/10
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704
Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
www.oficinasculturais.org.br

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtre du Soleil, The Workcenter of Jerzy Grotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem. Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo da cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.

SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!