HomeAssessoria ReleasesOficina Cultural Oswald de Andrade estreia seis espetáculos gratuitos

Oficina Cultural Oswald de Andrade estreia seis espetáculos gratuitos

Entre os destaques está a peça O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, que propõe reflexões sobre opressão e intolerância sofridas por travestis e grupos marginalizados

Que tal curtir vários espetáculos com a família e os amigos? Nos meses de agosto e setembro, a Oficina Cultural Oswald de Andrade estreia seis peças de teatro que tratam de temas diversos: marginalização social, religiosidade, o homem contemporâneo, humor e horror, democracia e capitalismo e romance. Os ingressos são gratuitos, e devem ser retirados uma hora antes de cada espetáculo.

E se Jesus vivesse nos tempos de hoje e fosse travesti? A peça O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu é uma mistura de monólogo e contação de histórias, em um ritual que traz Jesus ao tempo presente, na pele de uma travesti. Narrativas bíblicas conhecidas são recontadas em uma perspectiva contemporânea, propondo uma reflexão sobre a opressão e intolerância sofridas por transgêneros e grupos marginalizados. O espetáculo provoca reflexão ao expor esses problemas sociais, e também emite uma mensagem de amor, perdão e aceitação. As apresentações, indicadas para maiores de 18 anos, acontecem nos dias 16 e 17 de agosto, às 20h, e no dia 18, às 18h.

Escandinavos é uma peça repleta de subjetividades, que discute os paralelos entre a arte e a vida. Encenado de 2 a 11 de agosto, o espetáculo narra o esforço de uma atriz que tenta superar o fim de um denso relacionamento amoroso por meio da criação ficcional. Ela inventa uma nova história que se confunde com a sua: o fim de um romance entre um diretor sueco e uma atriz norueguesa. O texto não apenas revela aos poucos a confusa narrativa da protagonista, mas também adentra o domínio metalinguístico ao esmiuçar o processo cênico do espetáculo. Escandinavos é comandado pelas idas e vindas da mente da personagem, que cria ambientes e figuras apropriando-se das únicas três cadeiras que compõem a cenografia. A peça, que é indicada para maiores de 14 anos, será às 20h às quintas e sextas-feiras, e às 18h aos sábados.

O Coletivo Concreto apresenta, de 17 a 25 de agosto, a peça Fio de Terra, que mistura teatro, música e performance. Vozes ecoam ao longe e, aos poucos, se enredam em cantos; elas se materializam em diferentes camadas de histórias e jornadas que atravessam os séculos. Sem texto, e por meio de um encontro vivo entre atores, espaço e público, o espetáculo se coloca diante de perguntas sobre o homem contemporâneo e suas origens. O sagrado e o profano são questões abordadas, deixando transparecer um presente e um passado que se espelham. Indicada para maiores de 16 anos, a peça se inicia às 20h às sextas-feiras, e às 18h aos sábados.

Já no dia 21 de agosto, terça-feira, às 20h, o Teatro Kaus Cia. Experimental apresenta a Leitura dramática: Contra o processo, indicada para maiores de 18 anos. O espetáculo mistura humor e horror e morte e comédia, ridicularizando – como um espelho que distorce a realidade – e traçando uma crítica ao progresso humano. A peça reúne cenas surrealistas, e faz parte da Trilogia da Indignação, que inclui também as peças Contra o Amor e Contra a Democracia, que também será encenada na Oficina.

SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social POIESIS.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Faixa etária: a partir de 14 anos

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Funcionamento: Segunda a sexta das 9h às 22h e aos sábados das 10h às 18h.

oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

www.oficinasculturais.org.br