HomeAssessoria ReleasesOficina Cultural Alfredo Volpi realiza atividade de artes visuais para criar exposição coletiva com trabalhos dos participantes

Oficina Cultural Alfredo Volpi realiza atividade de artes visuais para criar exposição coletiva com trabalhos dos participantes

Para quem observa a paisagem da cidade pelas linhas azul e vermelha do metrô, é fácil notar as diferenças sociais e nuances arquitetônicas das regiões norte e leste de São Paulo. Em um vai e vem frenético, cerca de 6 milhões de pessoas movimentam uma das principais capitais do país. E foi a partir desta reflexão que a artista Karlla Girotto desenvolveu o projeto G>E na ZL.

Voltado para estudantes e interessados em artes visuais, design e moda, os participantes terão a oportunidade de expor seu trabalho na Oficina Cultural Alfredo Volpi, da Secretaria da Cultura do Estado. A atividade é realizada em parceria com o grupo G>E: Grupo maior que eu, que propõe uma troca entre integrantes do coletivo alocado no Bom Retiro com os participantes da oficina, que incentiva, a partir de uma dinâmica aberta, a criação individual de cada participante para o desenvolvimento de uma mostra coletiva. A atividade acontece entre 4 de agosto e 29 de setembro, sábado às 14h, e as inscrições gratuitas podem ser feitas no site.

Trabalhando a partir da ideia de que conceitos nunca são pré-programados e estão em constante mudança, os encontros exploram o “pensar-fazendo”, com o objetivo de repensar teoria e prática de modo que elas se complementem. Durante a atividade, textos de autores como Suely Rolnik, Paul B. Preciado e Silvia Federici são estudados e usados na criação das obras individuais e coletivas.

“Comecei a refletir no impacto da linha vermelha como ligação entre algumas regiões da cidade que são muito diferentes, e estas diferenças dizem muitos sobre classe, raça, acesso etc”, conta Karlla Girotto, artista visual e coordenadora da atividade. “O encontro entre integrantes do coletivo e participantes da oficina é uma circulação de fluxos, trabalhos e desejos”.

SERVIÇO: G>E na ZL – Pegando a linha vermelha do metrô

4/8 a 29/9. Sábados, 14h às 17h.

Inscrições gratuitas no site: https://bit.ly/2uD42EP

Recomendação etária: maiores de 16 anos.

SOBRE A OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

Criada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, desde 1986 a oficina de cultura trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas, como artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

SOBRE POIESIS

A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo/SP

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 10h às 18h.

Mais informações: (11) 2205-5180 | 2056-5028 | www.oficinasculturais.org.br

Acessibilidade no local.

Assessoria de Imprensa – POIESIS

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes – stgomes@sp.gov.br – (11) 3339-8243

Bete Alina Skwara – betealina.culturasp@gmail.com – (11) 3339-8164

RelatedPost

Compartilhe!