HomeAssessoria ReleasesOficina Cultural Alfredo Volpi comemora 30 anos com muita música e teatro

Oficina Cultural Alfredo Volpi comemora 30 anos com muita música e teatro

A Mostra Volpi – 30 anos acontece no dia 14 de dezembro e conta com show de encerramento das Pastoras do Rosário

Em 2019, a Oficina Cultural Alfredo Volpi, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, completa 30 anos. Em celebração, acontecerá a Mostra Volpi – 30 Anos no sábado, 14/12, com apresentações dos alunos dos cursos de música e teatro da Oficina e show de encerramento das Pastoras do Rosário.

A programação começa às 15h30 com a Apresentação: Percussão, dos participantes da oficina de Welisson Guedes, percussionista e fundador da Cia. Baque C.T. Às 16h, os alunos da oficina “Contos para contar sobre meu canto” se apresentam em Histórias do meu canto, de coordenação da atriz e produtora Jussara de Souza.

A Orquestra Volpi de Viola Caipira, coordenada pelo instrumentista, compositor e arranjador Renato de Sá, se apresenta às 16h30. Às 17h, os participantes da oficina “Voz e Voo: o canto
como instrumento e alimento” apresentarão Na Beira, (En)Canto. O espetáculo musical tem coordenação da cantora, poeta e artista educadora Heloisa de Lima.

E, para terminar o dia com chave de ouro, as Pastoras do Rosário encerram o evento às 18h com um show especial. As Pastoras do Rosário são mulheres negras, em sua maioria sexagenárias, que surgem do chão sagrado da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, tombada pelos Conselhos de Defesa do Patrimônio Histórico do Estado. São como flores de baobá, porque sustentam suas raízes, trazem a história de resistência africana, pelo tempo e pela resiliência, servem de ponto de encontro, unindo o moderno e a tradição. Musicalmente, há influência das congadas, moçambiques e sambas de roda, com um repertório composto especialmente para elas, e releituras de Carolina Maria de Jesus e Dona Ivone Lara. As Pastoras são Marlei Madalena, Wilma Silva, Lara de Jesus, Majestade Sol, Dona Margarida, Sandrinha do Rosário, Neuza Lima e Carla Lopes. As acompanham os músicos Si Sá Medeiros e Jhonny Guima (percussão), Léo Carvalho (bateria), o músico e diretor artístico do grupo, Renato Gama, e o arranjador e músico Ronaldo Gama. Coordenação de Sá Menina Produções Artísticas.

SERVIÇO
Mostra Volpi – 30 Anos
14/12 – Sábado
Das 15h30 às 16h: Apresentação: Percussão
Das 16h às 16h30: Histórias do meu canto
Das 16h30 às 17h: Orquestra Volpi de Viola Caipira
Das 17h às 17h30: Na Beira, (En)Canto
Das 18h às 19h30: Pastoras do Rosário

Oficina Cultural Alfredo Volpi
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo
Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028
Funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
www.oficinasculturais.org.br

SOBRE A OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI
Criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, desde 1986 a Oficina Cultural trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas como: artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Compartilhe!