HomeAssessoria ReleasesNúcleo Luz apresenta O Lago de Nós no Teatro Sérgio Cardoso

Núcleo Luz apresenta O Lago de Nós no Teatro Sérgio Cardoso

O espetáculo de dança aborda assuntos que envolvem as relações humanas e seus múltiplos afetos

O Núcleo Luz – projeto artístico-pedagógico que faz parte do programa Fábricas de Cultura, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, administrado pela Poiesis – apresenta o espetáculo O Lago de Nós, de Chris Belluomini, no Teatro Sérgio Cardoso nos dias 14 e 15 de novembro, quinta e sexta-feira, às 20h30.

O espetáculo apresenta em sua poética discussões como a intolerância, os papeis sociais entre a ética e a moral, e as relações de afeto que envolvem os seres humanos. A imagem poderosa do lago – que transita da superfície à profundidade, do reflexo à imersão – e a palavra “nós” – que carrega o sentido daquilo que nos prende, além de significar o pronome que soma o eu ao outro – são metáforas que contribuíram para a construção da obra.

Cenas do espetáculo O Lago de Nós serão apresentadas na Fábrica de Cultura Diadema no dia 8 de novembro, sexta-feira, às 14h30. Nesse formato, a apresentação tem o objetivo de alcançar não só o público local, como também os aprendizes dos ateliês artísticos dessa unidade da Fábrica.

Já nos dias 16 e 17 de novembro, sábado e domingo, às 19h, também no Teatro Sérgio Cardoso, serão apresentados fragmentos do processo de criação do espetáculo em construção Amor e Derivados. A obra tem como inspiração uma cena de mesmo nome que faz parte de “Okinosmóv – Um ballet nada russo” (2015), de Chris Belluomini. Como continuidade à temática desenvolvida naquela célula repleta de inquietações, essa produção aborda assuntos que abarcam as relações afetivas, em uma poética com questões envolvendo o desejo, a posse, o ciúme, a paixão e o amor.

As apresentações gratuitas têm no elenco os aprendizes do projeto Núcleo Luz.

As que ocorrem no Teatro Sérgio Cardoso têm apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).

SERVIÇO:

O Lago de Nós – Fragmentos
8/11, sexta, às 14h30

Fábrica de Cultura Diadema – na área externa

Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro, Diadema/SP
Entrada gratuita.

Dança | livre | 40 minutos

O Lago de Nós

14 e 15 de novembro de 2019, quinta e sexta, às 20h30
Teatro Sérgio Cardoso – Sala Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo/SP
Entrada gratuita – Distribuição de ingressos 1 hora antes na bilheteria
Dança | livre | 90 minutos

Amor e Derivados – Work in Progress
16 e 17 de novembro de 2019, sábado e domingo, às 19h
Teatro Sérgio Cardoso – Sala Carlos Magno Paschoal
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo/SP
Entrada gratuita – Distribuição de ingressos 1 hora antes na bilheteria
Dança | livre | 60 minutos

SOBRE O NÚCLEO LUZ

Criado em 2007, o Núcleo Luz é um projeto artístico-pedagógico que tem como instrumento de transformação social a linguagem da dança. Com dois programas pedagógicos – um curso de experimentação e outro de formação – o projeto é uma oportunidade para jovens de baixa renda de 14 a 24 anos vivenciarem, além de aulas de corpo, atividades teóricas e reflexivas, e processos criativos em interface com outras linguagens artísticas. A participação é gratuita por meio de processo seletivo e os aprendizes recebem bolsa-auxílio, alimentação e transporte.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.