HomeAssessoria ReleasesNo SP Cultura no Metrô, música, dança, arte circense, músicos independentes e restauro de obras

No SP Cultura no Metrô, música, dança, arte circense, músicos independentes e restauro de obras

Parceria entre as Secretarias da Cultura, dos Transportes Metropolitanos e o Metrô

 

No final de junho desse ano, os usuários do metrô de São Paulo ganharam do governo de São Paulo um projeto inovador: SP Cultura no Metrô. Serão mais de 300 atrações até a primeira semana de dezembro. Companhias de teatro, grupos circenses, orquestras, companhias de dança, atrações infantis e muita música contemplando várias vertentes, tais como o jazz, rock, reggae, música clássica, MPB, forró entre outras, farão parte da programação diversificada e extensa.

As atrações ocorrem nas estações da linha azul (São Judas e Luz), linha verde (Paraíso e Ana Rosa) e linha vermelha (Tatuapé, Brás, Sé, República e Marechal Deodoro) com horários fixos (10h, 12h e 17h) distribuídos aleatoriamente entre as estações participantes. Para assistir às atrações, basta estar dentro de alguma estação.

.

O SP Cultura no Metrô contempla quatro fases.   A 1ª fase já foi lançada e envolve os corpos estáveis da Secretaria de Estado da Cultura, entre eles, a OSESP, a Jazz Sinfônica, a São Paulo Companhia de Dança, os corpos estáveis do Conservatório Musical de Tatuí, as atrações multilinguagens da Catavento.

A 2ª fase, os  projetos contemplados nos editais do Programa de Ação Cultural – ProAC-SP  da Secretaria, ampliando ainda mais a diversidade cultural de nosso estado.

A 3ª fase inclui espaço para Músicos de Rua, por meio de um edital de chamamento público lançado no dia 14/07 (https://www.cultura.sp.gov.br/sp-cultura-no-metro-recebe-inscricoes-de-musicos-de-rua-confira-o-edital/).

A Secretaria de Estado da Cultura contemplará todos os músicos abarcados pelo projeto com gravações de músicas DEMO nos estúdios das Fábricas de Cultura. Serão oferecidas sessões (uma ou duas) para gravação e mixagem.

A 4ª fase contará com uma ação inédita da Secretaria de Estado da Cultura e o Metrô. Serão oferecidas vagas para a população em geral acompanhar a restauração de algumas obras de arte instaladas em suas estações. O contemplado poderá ver como se faz a restauração de uma obra de arte, por meio dos especialistas da Pinacoteca do Estado. Restauradores vão demonstrar como uma obra de arte pode ser recuperada, restaurada e devolvida à população atendendo os preceitos de restauração.

As atividades do SP Cultura do Metrô  atendem a política cultural do Estado, atender o desejo da classe artística de  recuperar, apropriar-se e ocupar novos espaços para que a cultura possa chegar cada vez mais próxima, humanizada e diversificada para o público.

Compartilhe!