HomeAssessoria ReleasesNo Museu do Café, o mês de abril terá programações para os mais variados gostos

No Museu do Café, o mês de abril terá programações para os mais variados gostos

Atividades voltadas às crianças, mesa redonda cinematográfica, nova exposição e cursos de baristas integram a lista

Em abril, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, contará com uma agenda extensa de atrações, envolvendo o preparo da bebida, oficina culinária, roda de conversa e atrações infantis.

Curso de Barista Express

Dias 6 e 7 | 9h às 16h30

Atendendo ao pedido de muitos interessados, o Centro de Preparação de Café (CPC) oferecerá uma versão express do curso de barista em um único fim de semana. A aula, que acontecerá das 9h às 16h30, está marcada para o primeiro sábado e domingo do mês (6 e 7) e proporcionará uma experiência mais direta com a produção de espressos, técnicas de vaporização e o sistema de avaliação “cupping”. Além disso, os participantes aprenderão métodos de extração e conhecerão a Sala de Torra, espaço totalmente dedicado à temática.

Semana de Formação do Barista

De 22 a 26 | 9h às 16h30 

A tradicional Semana de Formação do Barista também será realizada normalmente no período, ocorrendo entre os dias 22 e 26. De segunda a quarta-feira (22 a 24), os profissionais da casa ensinam o módulo básico, explorando a história do café e diferentes tipos de cultivo, colheita, torra e preparo. Outras duas opções complementam a capacitação: a turma voltada à criação da Latte Art (25) e a que aborda um tópico avançado (26). Na ocasião, a pauta desta última é “Regulagem de Moinho e Espresso Perfeito”.

Tanto o Curso de Barista Express, como a Semana de Formação do Barista são pagos. Para realizar a inscrição, é preciso acessar www.museudocafe.org.br.

Oficina de Páscoa

Dia 12 | 14h 

Em parceria com a Universidade São Judas – Campus Unimonte, o CPC oferecerá um workshop gratuito, ensinando a harmonizar pão de mel, receita que será demonstrada no momento, e café. A ação foi idealizada para o dia 12, às 14h.

Para garantir a vaga, basta entrar em contato por meio do e-mail cpc@museudocafe.org.br.

Inauguração da exposição temporária “Calixto: discurso do progresso e identidade paulista”

Dia 25 | 18h

A nova mostra, “Calixto: discurso do progresso e identidade paulista”, busca aproximar o público das telas confeccionadas por Benedicto Calixto, que adornam o Salão do Pregão no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café. A curadoria apresentará as circunstâncias da encomenda dessas obras e o contexto no qual o artista estava inserido na época, além de uma leitura detalhada de cada peça, individualmente e enquanto conjunto.

O evento de lançamento está marcado para o dia 25, às 18h. Não é necessário realizar inscrição, apenas comparecer ao Museu no horário indicado. A entrada será gratuita.

Roda de conversa sobre o curta-metragem documental “Um a Um”

Dia 27 | 15h 

O diretor do filme “Um a Um”, Sérgio Muniz, conduzirá, no dia 27, às 15h, um bate-papo sobre o conteúdo da gravação, lançada em 1976.

A obra retrata o ambiente de trabalho das mulheres que realizavam a catação manual do grão no Porto de Santos. Esse curta integra a exposição temporária “Pianistas de Armazém: trabalho feminino na catação de café”, sendo disponibilizado na sala de vídeo da mostra.

Quem tem interesse, deve realizar a inscrição gratuita no e-mail inscricao@museudocafe.org.br.

Varandinha Pedagógica

Dias 21 e 28 | 15h 

Parte do programa “Sejam Bem-Vindos”, idealizado pelo setor educativo, a Varandinha Pedagógica busca instigar, nas crianças, o interesse por profissões relacionadas ao cotidiano de um museu, como arquivista e museólogo. Interagindo com depoimentos de colaboradores e as atividades de cada setor, os pequenos se divertem e expandem seu conhecimento.

A atração acontecerá em dois domingos: 21 e 28, sempre às 15h. A adesão não tem custo, bastando solicitar a participação na bilheteria.

Serviço:

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h às 17h e, aos domingos, das 10h às 17h

R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade

Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

museudocafe.org.br

Compartilhe!