HomeAssessoria ReleasesNo mês das crianças, Oficina Cultural Alfredo Volpi tem programação especial e gratuita para toda a família

No mês das crianças, Oficina Cultural Alfredo Volpi tem programação especial e gratuita para toda a família

As crianças poderão confeccionar caderno-livro de origami, zine e mandala

A Oficina Cultural Alfredo Volpi, da Secretaria da Cultura do Estado e gerenciada pela Poiesis, preparou duas atividades gratuitas para toda a família no mês de outubro. As crianças confeccionarão um caderno-livro de origami e um zine no dia 6; e uma mandala no dia 20. Para participar basta se inscrever pelo site da Oficina. Leve os pais, tios ou avós e divirta-se!

No dia 6, das 10h às 14h, os pequenos e suas famílias participarão da oficina Caderno-livro de origami com poup-up + Dicionário dos afetos. Na primeira parte da atividade, os participantes construirão um livro com abas e dobras, para conter animações. A criançada poderá criar histórias com seres e elementos, como estrelas, animais, flores e pessoas. Na segunda parte, cada um confeccionará seu próprio zine, dando sentidos e significados particulares para cada palavra e imagem. A proposta é impulsionar o processo criativo com brincadeiras e dinâmicas realizadas coletivamente, estabelecendo uma conexão entre as crianças e os adultos. São oferecidas 20 vagas, cujas inscrições podem ser feitas até o dia 5 de outubro.

Já no dia 20, das 10h às 13h, as famílias produzirão em conjunto a Mandala “Si’kuli” – popularmente conhecida como “Olho de Deus” –, um artesanato de criação e simbologia originárias de duas diferentes etnias indígenas, os Huichol do México e os Aymara da Bolívia. Na língua Huichol, “Si’kuli” significa “o poder de ver e compreender as coisas desconhecidas; ver as coisas como elas realmente são”. Nesse workshop, as crianças e adultos poderão aprender sobre diferentes culturas e se conectar como um grupo. São oferecidas 20 vagas, e as inscrições devem ser feitas até o dia 19 de outubro.

SOBRE A OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

Criada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, desde 1986 a Oficina Cultural trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas como: artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Caderno-livro de origami com poup-up + Dicionário dos afetos
Sábado, 6/10 – das 10h às 14h
Inscrições: até 5/10

Vagas: 20

Mandala “Si’kuli”
Sábado, 20/10 – das 10h às 13h
Inscrições: até 19/10

Vagas: 20

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo

Telefone: (11) 2205-5180 | 2056-5028

Funcionamento: de terça a sexta-feira das 10h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h

www.oficinasculturais.org.br

Poiesis – Assessoria de Imprensa

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br

Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br

Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Elisabete Alina Skwara | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues | (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Compartilhe!