HomeAssessoria ReleasesNey Matogrosso, Coringa e cursos online estão na programação do #MISemCasa

Ney Matogrosso, Coringa e cursos online estão na programação do #MISemCasa

lém da programação diária de conteúdos inéditos no canal do YouTube, o MIS disponibiliza cursos online, são diversas opções nas áreas de cinema, fotografia, HQ, história da arte, entre outros temas

A programação do #MISemCasa, campanha online especial do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, traz na próxima semana programações de cinema, fotografia, música e literatura, além das oficinas para o público infantil e os novos cursos online que estão com inscrições abertas. 

Na terça-feira acontece mais uma edição do Ciclo de Cinema e Psicanálise que desta vez traz ao vivo um debate com convidados sobre Coringa (Joker, dir. Todd Phillips, EUA, 2019, 122 min, 16 anos), filme com o maior número de indicações do Oscar 2020. A conversa entre a psiquiatra e psicanalista Raya Angel Zonana e o jornalista Rodrigo Salem, correspondente da Folha de S.Paulo em Los Angeles, será mediada por Luciana Saddi, psicanalista e diretora de cultura e comunidade da SBPSP.

Já na quarta, o Museu apresenta uma edição inédita da entrevista de Ney Matogrosso, realizada dentro do programa Notas Contemporâneas para celebrar os 45 anos do MIS, em maio de 2015. O cantor, que completa 79 anos no dia 1º de agosto, participou de um bate-papo descontraído com o jornalista Cadão Volpato, e para uma plateia que lotou o auditório do Museu. 

No domingo acontece mais uma programação ao vivo: a segunda edição do MIS Ex-libris, programa do museu que traz bate-papos ao vivo sobre literatura e que visa debater novos suportes tecnológicos, que aborda Ménage Literário, Literary Menage, Ménage Literario (2020). A conversa mediada por José Luiz Goldfarb, conta com a participação dos autores do livro Jacques Fux e Rodrigo Lopes de Barros. 

Completam a programação do #MISemCASA desta semana o depoimento do ator e roteirista Walter Portella, que integra a coleção Memória do cinema do Acervo do Museu; a oficina infantil Pontos MIS Criança – Monstros e Monstrices; mais uma edição da Mostra Cinema de Acervo, que exibe dois filmes com o tema  A arte como política; um bate-papo ao vivo sobre fotografia, que aborda os temas Moda e Retrato; e o depoimento do pesquisador Hernani Heffner, que integra a coleção Musicais no Cinema. 

Cursos online

Outra novidade são os cursos on-line. São mais de 30 cursos nas mais diversas áreas do conhecimento: cinema, HQ, fotografia, videoclipes, séries, história da arte e música. Dentre os destaques, estão as inúmeras alternativas nas áreas de fotografia e produção de roteiro. Quem gosta de suspense tem disponíveis dois cursos completos, sobre Hitchcock e a história do cinema de horror. Fãs de John Lennon também podem se aprofundar na vida e obra do astro. Já o público geek pode participar de cursos sobre super-heroínas e vilãs na ficção, além de dois módulos sobre a HQ Sandman. Todos os cursos serão realizados na plataforma Zoom Cloud Meetings, no valor de R$ 120 cada. As inscrições devem ser realizadas no site do MIS: https://mis-sp.org.br/cursos 

O #MISemCASA acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19, que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham seu funcionamento temporariamente suspenso.

O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.

Programação #MISemCasa | 27.07 a 02.08


27.07 | Segunda-feira | 20h | Coleção Memória do Cinema – Walter Portella
O programa Memória do cinema colheu depoimentos de importantes nomes do universo cinematográfico brasileiro que são incontornáveis para a compreensão da evolução na forma de fazer cinema no Brasil e suas nuances, técnicas e gêneros. Neste episódio, o MIS apresenta uma edição especial do depoimento do ator e roteirista Walter Portella realizado em parceria com a Heco Produções em 2013. Nascido no interior do Rio Grande do Sul, Portella é uma das figuras mais importantes do cinema nacional. Logo no começo da carreira, trabalhou com José Mojica Marins escrevendo roteiros para alguns filmes do lendário Zé do Caixão. No teatro, atuou na histórica montagem de Macunaíma, com direção de Antunes Filho, com quem trabalhou no  Centro de Pesquisa Teatral, no Sesc Consolação. Foi protagonista do filme Meu nome é Tonho, dirigido por Ozualdo Candeias em 1969, e seu mais recente trabalho foi no filme Boleiros 2, de Ugo Giorgetti, em 2006. Atuou em diversos filmes, a maioria na Boca do Lixo. Assista o depoimento

28.07 | Terça-feira | 20h | Ciclo de Cinema e Psicanálise – Coringa (ao vivo)
O Ciclo de Cinema e Psicanálise (programa realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e a Folha de S.Paulo), que a cada edição traz um filme seguido de debate com um jornalista cultural e um psicanalista convidado, ganha mais uma edição ao vivo. Desta vez, entra em debate o grande sucesso Coringa (Joker, dir. Todd Phillips, EUA, 2019, 122 min, 16 anos), no dia 28 de julho, às 20h, no canal do MIS no Youtube. O longa, estrelado por Joaquin Phoenix (ganhador do Oscar de Melhor Ator em 2019 por esse papel), será tema de live debatida pelo jornalista Rodrigo Salem, correspondente da Folha em Los Angeles, e pela psiquiatra e psicanalista Raya Angel Zonana. “O filme alerta para o caos criado pela exclusão e marginalidade. Apela para que vejamos as nefastas consequências das desigualdades”, comenta Luciana Saddi, diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP, que media a conversa. “Quando o palhaço profissional se confunde e é confundido com a própria piada, eclode a violência”. O filme não será transmitido, mas está disponível nas plataformas HBO GO, Google Play, Looke, Microsoft Store e Apple iTunes. Acompanhe o debate. 

29.07 | Quarta-feira | 11h | Pontos MIS Criança – Monstros e Monstrices – Episódios 5 e 6

O Pontos MIS, programa de difusão do Museu da Imagem e do Som, apresenta o projeto infantil Pontos MIS Criança que traz o tema Monstros e Monstrices e convida o público a realizar vídeos, fazer desenhos, colagens e inventar histórias a partir da linguagem cinematográfica utilizando técnicas de gravação, trilha sonora, figurino, animação, efeitos especiais e edição.

Nesta semana mais duas oficinas estarão disponíveis: Figurino para Crianças, que inspirada nos personagens do filme Hotel Transilvânia, ensina os pequenos a construírem figurinos com materiais reciclados e a Oficina livre de dublagem – Monstros, monstrices e ruídos. Nesta mini oficina, as crianças conhecem um pouco sobre a história do som no cinema, alguns conceitos básicos da dublagem e depois partem para a prática, aprendendo uma técnica de dublagem usando o celular. Inscrições por este link a partir do dia 29.07, às 11h. 

29.07 | Quarta-feira | 20h | Notas Contemporâneas – Ney Matogrosso
Esta edição do Notas Contemporâneas, apresenta uma entrevista especial com o cantor Ney Matogrosso, que completa 79 anos em 01 de agosto. Ney participou do programa mensal do MIS em 2015, celebrando o aniversário de 45 anos do MIS. Em um bate-papo descontraído com o jornalista Cadão Volpato, e para uma plateia que lotou o auditório e a área externa do Museu, Ney contou sobre o início de sua carreira, como se tornou intérprete, sua relação com a contracultura, a experiência do grupo Secos & Molhados, além de comentar algumas das canções mais emblemáticas de seu atemporal repertório. Assista a entrevista.

O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS, um dos pilares de criação do Museu. Durante a programação #MISemCASA, uma série de edições inéditas a partir desse material vem sendo apresentada, com organização e curadoria da historiadora Rosana Caramaschi, responsável pela entrevista, pesquisa e roteiros desde a primeira edição do programa em 2011.

30.07 | Quinta-feira | 20h | Mostra Cinema de Acervo – A arte como política
A mostra apresenta semanalmente uma seleção de filmes brasileiros digitalizados a partir de material físico tais como 16mm, 35mm ou Super 8, disponíveis no Acervo MIS. No mês de julho, a mostra traz um recorte de filmes que apresentam discussões e temáticas sobre sociedade, arte e política. Desde tempo remotos a arte, em qualquer de suas linguagens, utiliza seu poder de expressão para questionar as deficiências da sociedade e aguçar o senso crítico da população: é isso que enfatiza o recorte desta semana A arte como política. Em Que filme tu vai fazer? (Dir. Denoy de Oliveira, Brasil, 1991, 45 min, livre) o cineasta Denoy de Oliveira intercala ficção e documentário com o intuito de questionar os empecilhos que o cinema brasileiro enfrenta para se tornar uma indústria, e a falta de valorização da arte nacional por parte dos brasileiros. Já O cão louco de Mário Pedrosa (Dir. Roberto Moreira, Brasil, 1993, 25 min, livre), com sua narrativa ousada, reflete sobre a outra face do ensaísta Mário Pedrosa, o seu lado de ativista político. Confira a mostra. 

31.07 | Sexta-feira | 18h | Fotografia: Referências para o processo criativo (ao vivo)
O Pontos MIS, programa do MIS de difusão cultural, lançou oficinas online e gratuitas sobre fotografia com vídeos curtos que trouxeram Referências para o processo criativo. Os primeiros dois módulos foram referentes a Retrato e Moda e apresentaram os trabalhos dos fotógrafos e fotógrafas Francesca Woodman, Sarah Moon, Man Ray, Horst P. Horst,  Steve McCurry, Tadeu Vilani, Philip-Lorca diCorcia e Jeff Wall. Neste bate-papo ao vivo os fotógrafos e oficineiros do Pontos MIS: Beto Salgado, Natália Tonda, Melissa Szymanski e Leandro Menezes vão conversar sobre os diversos fotógrafos e estilos na fotografia, abordando assuntos como: autorretrato, Street, Documental, Spy e Moda, fazendo um paralelo com o que foi apresentado nas vídeo-aulas e como conseguir ser criativo com poucas ferramentas, também irão responder perguntas do público. O encontro é aberto a todos e acontece no canal do MIS no YouTube.

31.07 | Sexta-feira | 20h | Coleção Musicais no Cinema – Hernani Heffner
Este episódio, apresenta uma edição inédita dos relatos do pesquisador Hernani Heffner. No depoimento para a exposição Musicais no cinema, Hernani Heffner traça um panorama de grandes momentos da história do cinema brasileiro, com atenção especial para a relação do cinema com a música e como em diversos contextos de nossa história essa relação criou grandes produções. Fala da Cinédia, das produções da Atlântida e os sucessos comerciais das Chanchadas no Brasil e de como as produções contemporâneas do cinema brasileiro trazem uma nova abordagem musical no cinema com um grande número de produções do tipo cine-biografias. 

A formação da coleção Musicais no cinema foi parte integrante da exposição homônima realizada pelo MIS em 2019, em parceria com Philharmonie de Paris. Através de diversos depoimentos e entrevistas realizados pelo curador da adaptação brasileira da exposição, Duda Leite, pode-se ter um rico mosaico da apropriação do gênero musical cinematográfico no Brasil, suas variações e impacto social em diferentes períodos. A coleção reúne registros de nomes como Walter Lima Jr., Elza Soares, Claudia Raia, Daniel de Oliveira, Silvio de Abreu e Ricardo van Steen.


02.08 | Domingo | 17h | MIS Ex-Libris Ménage Literário, Literary Menage, Ménage Literario
A segunda edição do MIS Ex-Libris, programa do museu que traz bate-papos ao vivo sobre literatura e que visa debater novos suportes tecnológicos, aborda o livro Ménage Literário, Literary Menage, Ménage Literario (2020), edição trilíngue (português, inglês e espanhol ) recentemente lançado pela Relicário Edições. Participam da conversa, mediada por José Luiz Goldfarb, os autores do livro Jacques Fux (escritor, pesquisador, matemático, mestre em Computação, doutor e pós-doutor em Literatura) e Rodrigo Lopes de Barros (crítico, cineasta, escritor e Professor Assistente de Estudos Latino-americanos na Universidade de Boston). Publicado em 2016, o conto Ménage à trois de Jacques Fux rendeu o curta-metragem Ménage literário e o ensaio crítico Jacques Fux, um Pierre Menard tropical, ambos do cineasta Rodrigo Lopes de Barros. Juntos – conto, ensaio e curta – compõem Literary ménage, ménage literário, ménage literario, uma experiência de fruição textual e uma viagem híbrida pelo hipertexto literário passando por diferentes mídias e linguagens. 

Randal Johnson, Professor Emérito da Universidade da Califórnia, Los Angeles, resume a obra na orelha do livro: “No conto e no curta, Fux evoca ou dialoga com David Foster Wallace, Carlos Drummond de Andrade, Susan Sontag, Charles Baudelaire, Jacques Prévert, Fernando Pessoa, James Joyce e possivelmente outros escritores, ressignificando textos alheios na sua própria criação. Na narrativa das duas obras, um encontro casual num café entre um homem e uma mulher desconhecida – assim como o encontro que Baudelaire descreve em À une passante – dá margem a reflexões, por parte do narrador (masculino), a respeito de desejo, de prazer, de pecado, de religiosidade, de tesão e da atração pelo inacessível”.

Exposições virtuais e Acervo Online MIS

Além da programação digital #MISemCASA, o Museu MIS apresenta cinco exposições virtuais realizadas em parceria com o Google Arts & Culture: Moventes (que traz imagens de situações de deslocamento em diferentes tipos de trabalho itinerante); A Coleção Guilherme Gaensly no acervo MIS: uma paisagem humana (que apresenta imagens históricas sobre o cultivo do café no interior paulista); Cinema paulista nos anos 1970; Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970 e A mulher na Revolução de 32

O público também pode conferir parte do Acervo MIS que está digitalizado e pode ser acessado neste link. No Acervo online, os visitantes encontram informações sobre os itens que compõem os acervos museológico e bibliográfico do MIS e, em alguns casos, terá amplo acesso ao conteúdo das coleções de fotografia, áudio e vídeo. Tendo como base um banco de dados desenvolvido especialmente para o acervo do Museu, o Acervo online apresenta-se ao público como um instrumento para a exploração dos milhares de itens que fazem parte do acervo MIS.

S e r v i ç o

#MISEMCASA

SITE www.mis-sp.org.br

Redes

museudaimagemedosom
@mis_sp
@mis_sp
/missaopaulo

 

 

Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo| (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br

Compartilhe!