HomeAssessoria ReleasesMúsica: Casa Mário de Andrade realiza apresentações gratuitas em maio e junho

Música: Casa Mário de Andrade realiza apresentações gratuitas em maio e junho

O aniversário de 100 anos da famosa obra de Darius Milhaud e a trajetória de Theo Barros inspiram os shows

Os meses de maio e junho na Casa Mário de Andrade serão marcados por celebrações musicais. O museu – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – promoverá apresentações gratuitas para relembrar a emblemática música francesa de Darius Milhaud, composta em 1919, e a carreira de um grande maestro e compositor brasileiro, Theo Barros. Para participar basta se inscrever pelo site da Casa.

No dia 25 de maio, das 16h às 18h, o museu comemora os cem anos da famosa Le Boeuf Sur Le Toit, de Darius Milhaud, para revelar as referências a melodias brasileiras presentes na composição. A obra do francês, que cita melodias de Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Marcello Tupynambá e Pixinguinha, foi fortemente influenciada pelo samba carioca O Boi no Telhado (1918), de José Monteiro, o Zé Boiadero, – trabalho com o qual Milhaud teve contato durante passagem pelo país. César Quadros e convidados comandarão a celebração.

Já no dia 29 de junho, no mesmo horário, Theo Barros fará um show intimista com músicas autorais. Barros é compositor, violonista, arranjador e maestro e ficou conhecido pela música Disparada – imortalizada por Jair Rodrigues e letrada por Geraldo Vandré. O compositor começou a estudar música aos dez anos de idade e, aos onze, iniciou os estudos de violão. Formou o Quarteto Novo com Heraldo do Monte, Airto Moreira e Hermeto Pascoal e, em 2004, lançou o álbum Theo.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

SERVIÇO:

Le Boeuf Sur Le Toit 100 anos

Sábado, 25/5 – das 16h às 18h

A Música de Theo Barros

Sábado, 29/6 – das 16h às 18h

Casa Mário de Andrade

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 18h

www.casamariodeandrade.org.br

Compartilhe!