HomeCultura + DESTAQUES ESPECIAIS Cultura + NotíciasMuseus do Governo de São Paulo anunciam programação da ação “Sonhar o Mundo”

Museus do Governo de São Paulo anunciam programação da ação “Sonhar o Mundo”

De 4 a 10 de dezembro, instituições promovem debates, oficinas, palestras e apresentações sobre o tema “Solidariedade Derrubando Muros”

Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), os Museus da Secretaria da Cultura do Estado se mobilizam pelo terceiro ano consecutivo para realizar a ação Sonhar o Mundo. Com o tema “Solidariedade Derrubando Muros”, a iniciativa ocorre de 4 a 10 de dezembro, com uma programação diversificada de oficinas, debates, palestras, exibição de filmes, saraus, jogos e apresentações artísticas que tem como objetivo estimular a reflexão sobre solidariedade e direitos humanos.

Este ano, participam da ação todos os museus da Secretaria da Cultura do Estado e o Memorial da Inclusão, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio de programação e ações nas mídias sociais. Instituições de todo o estado também estão convidadas a participar.

Confira a programação:

O Memorial da Resistência inicia suas atividades no dia 3 de dezembro, às 10h00, com a intervenção “Totem Solidariedade X Direitos X Violação” e visitas mediadas com materiais sobre o tema da ação. No mesmo dia, às 15h00, acontece o sarau de rap e poesia com a participação de coletivos vinculados à luta pelos Direitos Humanos. No dia 9, às 9h00, a programação terá uma manhã de memórias no Largo General Osório, com jogos desenvolvidos pela ação educativa do museu, e às 10h00, o Cine Sonhar o Mundo apresenta uma sessão de documentário e debate sobre a temática da solidariedade e dos Direitos Humanos. No dia 10, às 14h00, o sarau de rap e poesia encerra a programação com a participação de instituições focadas no atendimento a famílias do entorno do Memorial e o microfone aberto ao público para apresentação de suas rimas e poesias.

No Museu Felícia Leirner, as atividades começam no dia 4 de dezembro, às 9h00, com o lançamento de uma campanha virtual que convidará o público a compartilhar fotos que representem o tema “Solidariedade Derrubando Muros”. As imagens serão publicadas nas redes sociais da instituição. No dia 5, o espaço terá, às 10h00 e às 15h00, a oficina de confecção de presentes e cartões de Natal que serão doados à instituição local como forma de exercer a solidariedade. Já no dia 9, às 15h00, o museu promove um bate-papo sobre a solidariedade nos dias de hoje, com ênfase na região da Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba. Por fim, no dia 10, às 11h00, haverá apresentação artística desenvolvida por projeto social da região da Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba.

O Museu da Diversidade Sexual terá, em todos os dias entre 5 e 10 de dezembro, às 10h00, em parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, o Centro de Referência da Diversidade, a Casa1 e o Cursinho Popular de Transformação, o Mutirão de Retificação de Nominal para travestis e mulheres e homens transexuais. No mesmo horário, o museu receberá doações de produtos de higiene pessoal para população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais e homens trans em vulnerabilidade. No período, os educadores da instituição realizarão visitas mediadas para o público com os artistas da mostra “Solidão” às 10h30 e às 16h30.

O Museu da Casa Brasileira promove uma série de oficinas em sua calçada para integração dos transeuntes com os conteúdos do museu. No dia 6, das 10h30 às 12h00, acontece o “Desenho sua Casa”, em que Marcos Gorgatti, educador do MCB, faz um desenho da casa do participante a partir de uma descrição afetiva ou fotografia. No dia 7, das 10h30 às 12h00, o espaço promove “Que objeto é esse?”, que convidará as pessoas que passam na calçada a participarem de uma oficina de observação focada em objetos de uso cotidiano. Já no dia 8, das 11h00 às 13h00, a atividade “A Casa Estampada” oferecerá ao público noções básicas de serigrafia, enquanto os participantes poderão estampar uma peça em um pano de prato para levar para casa.

O Museu Índia Vanuíre apresenta, no dia 5, às 9h00, a palestra “Os Direitos da Mulher”, ministrada pela delegada da Mulher doutora Cristiane Braga, e a secretária de Serviços Sociais Telma Tulim. No dia 6, também às 9h00, o psicólogo e membro da Comissão de Direitos Humanos Maico Fernando Costa, a doutoranda em psicologia Bruna Amaral Dávalo, a presidente da Umont Marisa Silva, e a líder indígena Kaingang da Terra Indígena Vanuíre Dirce Jorge ministram a palestra “Empoderamento Feminino”; às 19h00, haverá um sarau de poesias sobre a Declaração Universal de Direitos Humanos e o lançamento do livro do palestrante Oswaldo de Camargo. No dia 7, às 9h00, o museu realiza uma mesa redonda sobre o tema “Construir uma Sociedade mais Justa e Solidária”. Por fim, no dia 10, a programação começa às 9h00 com o lançamento de um jogo interativo que busca a reflexão e o conhecimento sobre os temas Direitos Humanos e Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Museu do Café terá atividades a partir do dia 5, às 9h30 e às 14h30, com a oficina artística “Desconstruindo Muros, Construindo Murais”, que abordará a temática dos Direitos Humanos por meio da elaboração de um mural de grafite e stencil. No dia 7, às 15h00, o espaço apresenta uma palestra sobre Direitos Humanos. No dia 8, às 15h00, apresenta o curta metragem “Garoto Barba” acompanhado de debate. E no dia 9, às 10h30, realiza a ação educativa “Peneira do Saber”, em que será utilizada uma peneira para ofertar frases aos visitantes com o objetivo de despertar reflexões e diálogos sobre os direitos humanos.

O Museu Casa de Portinari recebe, no dia 6, às 18h00, o Miss São Paulo Gay Gerald Pizzi, para um bate-papo com o público sobre sua trajetória de vida. No dia 9, promove, às 9h00, uma caminhada solidária até o asilo Lar da Fraternidade, onde haverá uma apresentação musical para idosos. E no dia 10, às 10h00, realiza o “Domingo com Arte”, a fim de incentivar os artistas regionais e aproximar o público das artes e da cultura.

O Museu de Arte Sacra terá, nos dias 7 e 9, das 15h00 às 18h00, atividade em conjunto com a Cia Mungunzá, em que os visitantes serão convidados para uma deriva no território de forma a percebê-lo em suas múltiplas dinâmicas. A proposta envolve um percurso que interliga dois espaços, na perspectiva de redirecionar o olhar a lugares e sujeitos, por vezes despercebidos na paisagem urbana. A partir deste roteiro, serão discutidas questões em torno do tema “direitos humanos e direito à cidade”.

O Museu Afro Brasil realiza, no dia 8, às 13h00, o encontro “Na Espiral da Memória – Reflexões sobre Territórios Afetivos”, sobre a relação entre combate ao racismo e a discussão sobre o direito dos idosos. No dia 9, apresenta, às 10h00, o “Seminário Sonhar o Mundo sem Muros”, com contação de história e bate-papo a respeito da relação entre a narrativa ficcional e a luta pelos direitos de todos; às 13h30, o espaço realiza mesa redonda com convidados de diferentes instituições para discutirem ações cujo objetivo seja assegurar que todos os cidadãos tenham seus direitos garantidos; e às 16h00 acontece o sarau “Ginga d(e) versos”, em parceria com o Museu da Diversidade Sexual.

A Casa das Rosas terá, no dia 8 de dezembro, às 19h00, uma mesa de conversa com Lucimara Amorim, Amara Moira, Luara Erremays e Rodolfo Lima para refletir sobre questões de gênero. No dia 10, às 14h00, Marco Pezão e Carolina Peixoto, dois importantes representantes do movimento de saraus em São Paulo, discutem o panorama pulsante do cenário.

A Pinacoteca do Estado disponibiliza, no dia 9, às 11h00, jogos que têm relação com o tema da ação “Sonhar o Mundo” para promover a interação de famílias e grupos. No mesmo horário, a procuradora regional da República em São Paulo, Inês Virgínia Prado Soares, palestrará sobre “Direitos Culturais”. Já no dia 10, às 10h30, o público poderá participar de visita educativa na exposição “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, e às 11h00, o PinaFamília oferecerá atividades para todas as idades.

O Museu da Imigração realiza, no dia 9, às 15h30, o “Encontro de Formação – Museu da Imigração e Arsenal da Esperança”, em que os participantes serão convidados a conversar sobre os atuais usos da Hospedaria de Imigrantes do Brás. Por fim, no dia 10, às 15h00, acontece a apresentação do coral “Coração Jolie”, formado por crianças refugiadas.

O Museu do Futebol promove, nos dias 9 e 10, às 11h00, uma visita mediada com foco na abordagem do preconceito dentro do futebol e da sociedade. No dia 9, às 14h00, acontece o jogo educativo “Respeita a Moça”, com perguntas sobre atletas e personalidades femininas de vários esportes. Já no dia 10, às 14h00, o museu promove a atividade educativa “Futebol Acessível”, em que os participantes conhecerão itens do futebol com os olhos vendados.

O Museu da Imagem e do Som – MIS apresenta, no dia 10 de dezembro, curta-metragem desenvolvido em parceria entre o museu e os moradores do CDHU, que conta como é morar em um conjunto habitacional, seguido de bate papo com os envolvidos no projeto. Também estará no museu até 17 de dezembro a exposição “Silêncio”, de Stess Panissi, sobre a catástrofe em Mariana, após o rompimento da barragem da mineradora Samarco. As imagens mostram cenários que carregam a história de famílias que costumavam viver ali: fragmentos das casas e ruínas de um lugar que agora só abriga o silêncio.

O Memorial da Inclusão realiza, no dia 4, uma visita ao museu e bate-papo com militantes do movimento social da pessoa com deficiência. No dia 5, apresenta o filme “De Escuros e Silêncios” seguido de debate com a produtora e coordenadora Cintia Alves. No dia 6, a instituição convida o público a explorar o espaço por meio de uma visita sinestésica utilizando os cinco sentidos, e no dia 7, promove oficina de Braille e Libras. No dia 8, haverá a oficina de material educativo acessível, em que o público aprenderá a confeccionar símbolos utilizados para representar vários tipos de deficiência de forma sensorial. No dia 9, encerrando a programação, o espaço oferecerá uma oficina de pintura com a boca e os pés. Todas as atividades serão às 14h00.

Acompanhe a programação completa no hotsite criado especialmente para a campanha:

https://cultura.sp.gov.br/sonharomundo/, pela plataforma SP Estado da Cultura, que reúne eventos em todo o estado – https://estadodacultura.sp.gov.br/ ou nas redes sociais através das hashtags #SonharoMundo e #MundoSolidario.

Serviço

Memorial da Resistência de São Paulo
Largo General Osório, 66 – Luz – Auditório Vitae – 5º andar, São Paulo – SP

(11) 3335-4990
Funcionamento: quarta a segunda (fechado às terças), das 10h00 às 18h00
Estacionamento pago no local
Entrada Gratuita
Acessibilidade no local
www.memorialdaresistenciasp.org.br

Museu Felícia Leirner – Campos do Jordão
Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1.880 – Campos do Jordão/SP
(12) 3662-6000
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 18h00
Estacionamento gratuito no local
Cidadãos jordanenses não pagam mediante apresentação de comprovante de residência
Entrada: inteira R$10,00 e meia R$5,00 (estudante e idoso) – gratuita aos domingos
Acessibilidade no local
www.museufelicialeirner.org.br

Museu da Diversidade Sexual
Rua do Arouche, 24 – Estação República do Metrô – Piso Mezanino, loja 518
(11) 3339-8078
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h00 às 18h00
Entrada gratuita
Acessibilidade no local
www.mds.org.br

Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo-SP
CPTM Cidade Jardim (850m)
(11) 3032-3727
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h00 às 18h00
Estacionamento pago no local
R$ 10,00 | Grátis aos sábados, domingos e feriados
Acessibilidade no local
www.mcb.org.br

Museu H. P. Índia Vanuíre – Tupã
Rua Coroados, 521, Centro – Tupã/SP
(14) 3491-2333
Funcionamento: de terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00
Entrada gratuita
Acessibilidade no local
www.museuindiavanuire.org.br

Museu do Café – Santos
Rua XV de novembro, 95 – Centro – Santos-SP
(13) 3213-1750
Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00 | domingo das 10h00 às 17h00
R$ 10,00 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.museudocafe.com.br

Museu Casa de Portinari – Brodowski
Praça Candido Portinari, 298 – Brodowski/SP
(16) 3664-4284
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 18h00
Entrada: ingresso voluntário
Acessibilidade no local
www.museucasadeportinari.org.br

Museu de Arte Sacra de São Paulo
Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP
(11) 3326-3336
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00
Estacionamento gratuito entrada pela Rua Jorge Miranda, 43
R$ 6,00 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.museuartesacra.org.br

Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Pavilhão Manoel da Nóbrega – Parque do Ibirapuera, portão 10 – São Paulo-SP
(11) 3320-8900
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas), das 10h00 às 17h00 (permanência até às 18h00)
Estacionamento pelo portão 3 (Zona Azul)
R$ 6,00 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.museuafrobrasil.org.br

Casa das Rosas
Av. Paulista, 37, Bela Vista – São Paulo-SP
Estação Brigadeiro do Metrô (850m)
(11) 3285-6986 | (11) 3288-9447
Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 10h00 às 22h00 | domingos e feriados, das 10h00 às 18h00
Estacionamento pago no local
Entrada gratuita
Acessibilidade no local
www.casadasrosas.org.br

Museu da Diversidade Sexual
Rua do Arouche, 24 – Estação República do Metrô – Piso Mezanino, loja 518
(11) 3339-8078
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h00 às 18h00
Entrada gratuita
Acessibilidade no local
www.mds.org.br

Pinacoteca
Praça da Luz, 02 – Luz, São Paulo – SP
(11) 3324-1000
Funcionamento: quarta a segunda (fechado às terças) das 10h00 às 17h30 (com permanência até às 18h00)
Estacionamento gratuito no local
R$ 6,00 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.pinacoteca.org.br

Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 São Paulo-SP
Metrô Bresser-Mooca (900m)
(11) 2692-1866
Funcionamento: terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h00 às 17h00 e domingos das 10h00 às 17h00
R$ 10,00 | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local
www.museudaimigracao.org.br

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, S/N – Pacaembu, São Paulo- SP
(11) 3664-3848
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h00 às 17h00 (Bilheteria até às 16h00)|
Sábados, domingos e feriados das 10h00 às 18h00 (bilheteria até às 17h00)
R$ 10,00 | Grátis aos sábados
Estacionamento na Praça Charles Miller (Zona Azul)
www.museudofutebol.org.br

Museu da Imagem e do Som (MIS-SP)
Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo-SP
(11) 2117-4777
Funcionamento: terça a sexta, (fechado às segundas) das 12h00 às 21h00 | sábados, domingos e feriados, das 11h00 às 20h00
Estacionamento pago no local
Entrada gratuita às terças-feiras. Aos sábados, acesso grátis às exposições do térreo e do acervo – consulte os valores dos ingressos das exposições e eventos
Acessibilidade no local
www.mis-sp.org.br

Memorial da Inclusão
Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portão 10, Barra Funda – São Paulo-SP
(11) 5212.3727 – (11) 5212.3700
www.memorialdainclusao.sp.gov.br

RelatedPost

Compartilhe!