HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES)Museus da Secretaria da Cultura do Estado participam do Festival “Que Bom Retiro”

Museus da Secretaria da Cultura do Estado participam do Festival “Que Bom Retiro”

 Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca do Estado e Memorial da Resistência participam do festival com programação gratuita

Entre os dias 18 e 21 de outubro, o Museu da Língua Portuguesa, a Pinacoteca de São Paulo, e o Memorial da Resistência, instituições da Secretaria da Cultura do Estado, irão promover atividades dentro da programação do “Que Bom Retiro – 2º Festival de Rua do Bom Retiro”. Com mais de 40 atividades gratuitas em vários locais do bairro, o festival reúne diversas atrações voltadas às crianças, seminário sobre educação e migração, visitas a museus, roteiros pelas ruas, oficinas, apresentações artísticas, cinema a céu aberto e rodas de conversa sobre a região.

No dia 18 de outubro, das 9h30 às 18h00, o Memorial da Resistência recebe o “2º Seminário Internacional Educação e Imigração: caminhos para uma cidade educadora”, uma realização da Associação Cidade Escola Aprendiz. A programação traz um panorama dos principais desafios para a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes em contexto migratório, com foco em São Paulo e no bairro do Bom Retiro. O evento é voltado para educadores, gestores públicos, movimentos, organizações sociais e profissionais das áreas de Educação, Infância e Migração. Para participar, é preciso se inscrever no link: https://goo.gl/f3jtEf

No mesmo dia, às 16h30, o público pode aproveitar uma visita educativa monitorada à Pinacoteca do Estado e conhecer a exposição “No subúrbio da modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”. Em homenagem aos 120 anos do nascimento do artista, a mostra conta com mais de 200 obras, desenvolvidas ao longo de quase seis décadas de carreira do pintor. Também são destacados aspectos menos conhecidos de sua trajetória, como as ilustrações e charges para revistas, livros e capas de discos. A visita oferece 20 vagas e tem duração de uma hora.

Já nos dias 19, 20 e 21, das 10h30 às 15h30, é a vez do Museu da Língua Portuguesa entrar na programação, com atividades lúdicas no saguão da Estação da Luz. Serão realizados jogos que mostram como as trocas culturais construíram a língua portuguesa. Entre as atividades, está o quebra-cabeças “piquenique de palavras” – que mostra a origem dos nomes dos alimentos e evidencia as influências trazidas pelos imigrantes, tanto estrangeiros quanto de outras regiões do país, que chegaram a São Paulo – e Tupituba, com a influência indígena na formação da língua portuguesa. O espaço também vai exibir informações sobre o Museu e sua reconstrução, atualmente em curso, após o incêndio que o atingiu em dezembro de 2015.

SERVIÇO

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Praça da Luz, 02 – Luz, São Paulo – SP

(11) 3324-1000

Funcionamento: quarta a segunda (fechado às terças) das 10h00 às 17h30 (com permanência até às 18h00)

Estacionamento gratuito no local

R$ 6,00 | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

www.pinacoteca.org.br

Memorial da Resistência de São Paulo

Largo General Osório, 66 – Luz – Auditório Vitae – 5º andar, São Paulo – SP

(11) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Funcionamento: quarta a segunda (fechado às terças), das 10h00 às 18h00

Estacionamento pago no local

Entrada Gratuita

Acessibilidade no local

www.memorialdaresistenciasp.org.br

Museu da Língua Portuguesa no “Que Bom Retiro”

Saguão da Estação da Luz

Praça da Luz, 01 – Luz, São Paulo – SP

Entrada Gratuita

Acessibilidade no local

RelatedPost

Compartilhe!