HomeAssessoria ReleasesMuseus-Casas Literários abrem inscrições para palestras, curso e oficina para o mês de setembro

Museus-Casas Literários abrem inscrições para palestras, curso e oficina para o mês de setembro

Programação dedicada à literatura traz temáticas diversificadas com atividades on-line e gratuitas

A Rede de Museus-Casas Literários, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis, está com as inscrições abertas para a programação do mês de setembro. A Rede é formada pelos museus Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.

Muitas vezes confundida com um resumo do livro, ou com um release, a resenha pode manter um breve e fértil diálogo com a obra resenhada, contendo ao mesmo tempo informação e reflexão crítica. Na oficina Ao leitor, com carinho: resenha como crítica literária, brevidade e rigor, o escritor e coordenador do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas, Reynaldo Damazio, discutirá aspectos essenciais da resenha, com exercícios de escrita para os participantes. Os encontros acontecerão nos dias 8 e 15 de setembro, terças-feiras, das 19h às 21h. As inscrições estão abertas até o dia 9 de setembro, neste link.

O curso Fanfiction – Narrativas Ficcionais de Fã para Fã tem como objetivo traçar um panorama histórico da Fanfiction, desde suas primeiras manifestações até o cenário atual do Fanwriting e Fandom de Mídia, ressaltando os impactos do advento da internet, que mudaram de forma irreversível o modo como o público se relaciona com a ficção. Serão destacados cases da literatura e do audiovisual, como Sherlock Holmes, Jornada nas Estrelas, Arquivo X, Harry Potter, Crepúsculo e 50 Tons de Cinza, entre outros. Ministrado por Joyce Pais, editora-chefe do portal Cinemascope, as aulas acontecerão às segundas-feiras, dias 14, 21 e 28 de setembro às 19h. As inscrições devem ser feitas neste link até o dia 13 de setembro. 

Com o confinamento vinculado à pandemia do coronavírus, muitas pessoas relatam um interesse cada vez maior por literatura e filosofia. O escritor e professor Flávio Ricardo Vassoler pretende discorrer durante a palestra O Confinamento Pandêmico e o Interesse por Literatura e Filosofia sobre possíveis razões e afetos pelos quais o confinamento e o isolamento pandêmicos estariam municiando o imaginário e o ímpeto reflexivo coletivos em busca de histórias e conceitos. A palestra será transmitida pelas páginas de YouTube e Facebook da Casa Guilherme de Almeida no dia 23 de setembro, quarta-feira, às 19h.

O museu é um espaço físico e mental em que a cultura vive intensamente, por meio da forte conexão entre o presente, o passado e o futuro. Na palestra Museu, Templo das Musas, o diretor da Rede de Museus-Casas Literários, Marcelo Tápia, buscará expor experiências anteriores e atuais da Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade, que preservam e produzem memória e atuação criativa. O encontro acontecerá na plataforma Google Meet no dia 25 de setembro, sexta-feira, das 19h às 21h. As inscrições ficam abertas até o dia do evento, neste link.  

Nos encontros do Clube de Leitura da Casa Mário de Andrade, os participantes terão oportunidade de conhecer a tradição do cordel, gênero literário que foi reconhecido, em 2018, como patrimônio imaterial pelo IPHAN. A cada encontro, o autor convidado fará uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de uma de suas obras. No dia 26 de setembro, sábado às 16h30, a convidada será a cordelista e contadora Cleusa Santo, que irá recitar e comentar o cordel O anel da pedra rosada. As inscrições estão abertas até o dia 26 de setembro neste link

SERVIÇO

Casa das Rosas

Oficina

AO LEITOR, COM CARINHO: resenha como crítica literária, brevidade e rigor

Com Reynaldo Damazio

Terças-feiras, 8 e 15 de setembro, das 19h às 21h

Inscrições até 9 de setembro, neste link

200 vagas 

Plataforma: GoogleMeet 

Casa Guilherme de Almeida

Curso

FANFICTION – NARRATIVAS FICCIONAIS DE Fà PARA Fà

Com Joyce Pais  

Segundas-feiras, dias 14, 21 e 28 de setembro, às 19h

Inscrições até 13 de setembro, neste link

200 vagas

Plataforma: GoogleMeet 

 

Palestra

O CONFINAMENTO PANDÊMICO E O INTERESSE POR LITERATURA E FILOSOFIA

Com Flávio Ricardo Vassoler 

Quarta-feira, dia 23 de setembro

Plataforma: Youtube / Facebook   

 

Casa Mário de Andrade

Palestra

MUSEU, TEMPLO DAS MUSAS

Com Marcelo Tápia

Sexta-feira, 25 de setembro, das 19h às 21h

Inscrições até 25 de setembro, neste link.

200 vagas

Plataforma: Google Hangouts Meet.

O link será enviado aos inscritos por e-mail.

 

Palestra

CLUBE DE LEITURA CASA MÁRIO DE ANDRADE III

Com Lucineide Vieira e convidados

Sábado, 26 de setembro, das 16h30 às 18h

Inscrições até 26 de setembro, neste link

200 vagas

Plataforma: Google Hangouts Meet.

O link será enviado aos inscritos por e-mail.

 

——–

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447

Funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h

Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados)

Acessibilidade: rampa de acesso, elevador e videoguia em libras.

Durante o isolamento social devido à Covid-19, toda a programação está sendo realizada de forma virtual e pode ser conferida por www.casadasrosas.org.br e http://poiesis.org.br/maiscultura/.

Casa Guilherme de Almeida
Museu: R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo | Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP
Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128 || E-mail: contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Horário de funcionamento: Visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Atividades culturais e educativas de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h.
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Durante o distanciamento social devido à Covid-19, toda a programação está sendo realizada de forma virtual.
Programação gratuita
http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/ e http://poiesis.org.br/maiscultura/.

Casa Mário de Andrade

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo 

Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085

Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.

Durante o distanciamento social devido à Covid-19, toda a programação está sendo realizada de forma virtual.

www.casamariodeandrade.org.br e http://poiesis.org.br/maiscultura/.

SOBRE A CASA DAS ROSAS 

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo. 

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país. 


SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

Compartilhe!