HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesMuseus gratuitos e abertos até meia-noite e programação especial agitam o Aniversário de São Paulo

Museus gratuitos e abertos até meia-noite e programação especial agitam o Aniversário de São Paulo

Metrô e CPTM vão ampliar o horário de funcionamento; História, cultura, literatura, diversidade e o patrimônio da cidade serão abordados em atividades nas instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Em comemoração ao aniversário de 465 anos da cidade de São Paulo, museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado vão ampliar o horário de funcionamento no feriado de 25 de janeiro e terão entrada gratuita na data. Os espaços estarão abertos para visitação até meia-noite e terão programação especial em homenagem à data, com atividades relacionadas à história, à cultura e à diversidade da cidade. Para garantir o acesso à programação, todas as linhas do Metrô e da CPTM vão funcionar em horário especial na data, até 1h.

“Queremos aproveitar a data para mostrar que São Paulo vive, pulsa e é cultura. Um dos principais objetivos da Secretaria é incentivar que as pessoas conheçam e explorem suas cidades. Essa ação foi pensada como um presente para a cidade, que terá uma noite diferente: cultural, acessível, gratuita e com arte de qualidade”, destaca o secretário Sérgio Sá Leitão.

Confira os museus que terão entrada gratuita e ficarão abertos até meia-noite, e a programação que acontece por toda a cidade:

Na Mooca, o Museu da Imigração abordará os temas arquitetura, patrimônio e a trajetória industrial da cidade. No dia 25, das 9h às 13h, a oficina “A Fotografia e a Preservação Arquitetônica”, ministrada por Claudia Chedid, vai apresentar técnicas de fotografia, propor uma reflexão sobre as ideias e pensamentos de John Ruskin – precursor na preservação de obras – e convidar os participantes a fotografarem os cenários da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás e as exposições do museu. Para participar, é necessário possuir câmera fotográfica digital e realizar a inscrição pelo email m.souto@museudaimigracao.org.br. Às 14h, será exibido o filme “EntreVilas”, que mostra o cotidiano de vilas e as lutas operárias que marcaram a trajetória industrial de São Paulo. Em seguida, a produção do filme comandará uma roda de conversa com o público e visita à exposição “Sinta-se em Casa”. Os interessados em participar devem enviar um e-mail para inscricao@museudaimigracao.org.br.

Na região da Luz, a Pinacoteca terá, das 10h à meia-noite, os food trucks Box Brothers, Box da Fruta, Igual da Feira e Fogazza Sobre Rodas no estacionamento. Das 11h às 15h, o “Joga Junto” vai promover atividades educativas relacionadas às obras em exposição para as crianças e famílias. Das 13h às 15h, a “Visita Educativa: Ler a Cidade” vai conduzir os participantes a um passeio pelo entorno da região da Luz, com o objetivo de pensar a cidade e seus símbolos, história, arquitetura e mitos de origem. Às 18h, o auditório da Pinacoteca vai ser reinaugurado com pocket-show voz e violão de Zezé Motta, apresentando faixas de “O Samba Mandou me Chamar”, álbum recém-lançado pela cantora. Os visitantes poderão aproveitar, até meia-noite, as exposições em cartaz, entre elas, “Invenção de Origem”, do artista alemão Lothar Baumgarten, que tratam de tempos e ações que contribuíram para as narrativas sobre a origem da vida, “Coleções em Diálogo: Museu Histórico Nacional e Pinacoteca de São Paulo”, com uma seleção de pinturas, esculturas e desenhos dos dois museus e “Rosana Paulino: a Costura da Memória”, maior mostra individual da artista reconhecida pelo enfrentamento de questões sociais que despontam a posição da mulher negra na sociedade contemporânea.

No Jardim Europa, o Museu da Imagem e do Som – MIS, terá um evento pré-carnaval no dia 25, das 11h à meia-noite. Ao longo do dia, três blocos de carnaval – um deles voltado para crianças – vão comandar a festa com muita música. O evento terá também Dj’s, mostra de filmes e oficinas de maquiagem, adereços de cabeça e máscaras. Além disso, a megaexposição “Quadrinhos”, que revela a história das HQs no Brasil e no mundo também será gratuita para todos os visitantes.

No Brás, o Museu Catavento terá atrações para crianças e adultos. Além das exposições, atrações e o borboletário, o “Espetáculo de Mágicas” vai apresentar ilusionismo e abordar os temas química, física e ilusão de ótica em apresentações às 11h30 e às 15h30. Até meia-noite, o público também poderá conhecer a arte do aquarismo na exposição “Aquapaisagismo”, que recria o habitat natural dos peixes, além de visitar as áreas “Engenho”, “Vida”, “Estúdio de TV”, “Terra” e “Astronomia”. A “Oficina de Bonecas Abayomi” vai ensinar os participantes a confeccionar a boneca considerada amuleto pela cultura africana e a “Oficina Construção de Terrário” vai demonstrar como se constrói um ecossistema em escala reduzida, dentro de um ambiente lacrado. Na data, acontece também, às 10h30 e às 15h30, a “Oficina de Youtubers”, em que será ensinado como fazer vídeos usando iPads. No espaço “Bic Educa”, os participantes poderão participar de oficinas de lettering, workshop de slime e aulas de desenho, ilustração e esculturas com canetas. Para quem gosta de tecnologia, em vários horários entre 11h e 16h, a experiência “Venturion – Realidade Virtual 4D” vai proporcionar uma aventura imersiva que combina realidade virtual e efeitos especiais e táteis, em um templo antigo repleto de mistérios, e o “Espaço Drone” vai demonstrar conceitos de física e engenharia por meio da operação de um drone.

Dentro da estação República do Metrô, no Museu da Diversidade Sexual, estará em cartaz a nova exposição “Plural 24h”, com fotografias e desenhos de 12 artistas que mostram situações rotineiras vividas por pessoas da comunidade LGBTI+, como a vida de trabalho, a construção e a relação com o corpo, o preconceito e o empoderamento. 

No metrô Tiradentes, a Sala MAS, do Museu de Arte Sacra, vai inaugurar a mostra “Adagio”, do artista visual paulistano Allann Seabra, sob curadoria de Bianca Boeckel, com esculturas e um site specific em aço corten que abordam questões da memória, da infância e do tempo. Além das obras no metrô, o jardim do Museu, localizado na Luz, também terá esculturas de aço corten em exposição. No MAS, será inaugurada também, no dia 25, a exposição “O Sagrado na Arte Moderna Brasileira”, que reúne obras de artistas modernos – como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Victor Brecheret e Candido Portinari -, populares – entre eles José Antonio da Silva, Agostinho Batista de Freitas e Antonio Poteiro – e contemporâneos – como Alex Flemming, Nelson Leirner e Oskar Metsavaht – que fazem alusão à fé e à religião, de modo claro e explícito ou por meio de metáforas.

O Museu da Casa Brasileira, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, vai comemorar o aniversário da cidade, às 11h, com show do sambista Chocolatte e a Velha Guarda da Vila Maria, que vão levar ao palco o melhor do samba raiz e canções de “Herança Popular”, o mais recente trabalho de Chocolatte. A partir das 20h, o Museu recebe a Fizz Jazz, com seu swing e tradicional jazz. Temas clássicos serão tocados de maneira própria e cheia de energia, além de músicas autorais dentro do estilo. Os amantes da história da metrópole poderão ainda participar de visitas orientadas ao acervo com o Educativo MCB, acerca do tema ‘A casa paulista nas coleções do Museu’, em dois horários: às 18h30 e às 21h30. O Restaurante Santinho do MCB também participa da homenagem à cidade de São Paulo: além do menu habitual do almoço, oferecerá, das 19h às 23h, um cardápio especial, inspirado na gastronomia paulista, além dos serviços de bar, com caipirinhas, bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Quem quer conhecer mais sobre a história de São Paulo poderá aproveitar também a exposição “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado”, que apresenta as transformações urbanas que aconteceram na primeira metade do século 20. Vale conhecer também as exposições em cartaz “32º Prêmio Design MCB”, “Concurso do Cartaz” e “Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB”.

Na Avenida Paulista, às 10h, a Casa das Rosas vai convidar os visitantes para um café da manhã e conversa sobre a relação de Haroldo de Campos e o romance “Macunaíma”, de Mário de Andrade. Até meia-noite, os visitantes poderão aproveitar as exposições em cartaz no espaço, como “Casa das Rosas: Arquiteturas da Memória”, que conta a história do imóvel, sua preservação, utilização e contexto na cidade de São Paulo.

No Pacaembu, quem for ao Museu do Futebol, poderá aproveitar, das 9h às 12h30 (quem entrar até esse horário pode visitar até 13h30), a Taça da Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha), e todos os visitantes poderão conferir gratuitamente a exposição temporária “Clássico é Clássico e Vice-Versa”. Já das 10h às 13h30, acontece a tradicional “Férias no Museu”, na área externa, com brincadeiras clássicas, como futebol de rua, amarelinha, futebol de botão, arco e flecha, além de duas atrações especiais típicas de inverno, adaptadas para o verão: versões tropicais do Street Curling e um passeio virtual por um trenó de gelo, o Bobsled. Devido à final da Copinha no Pacaembu, o Museu suspende as atividades por um breve período de tempo e retoma às 18h30, seguindo até a meia-noite (bilheteria até as 23h00).  Completa a programação especial uma Visita Temática com Educadores do Museu, às 20h30, sobre a aniversariante do dia: a cidade de São Paulo.

“Agradeço às Organizações Sociais responsáveis pelos museus da Secretaria que de pronto apoiaram a iniciativa e prepararam uma programação muito rica e variada para celebrar a data. E à Secretaria de Transportes que também aceitou fazer parte da ação e permitir o acesso dos moradores de todas as regiões da cidade aos museus. Estas parcerias são fundamentais para conseguirmos dar o melhor para São Paulo”, completa o secretário.

SERVIÇOS 

Museu da Imigração

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca

Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a sábado das 9h00 às 17h00; aos domingos, das 10h00 às 17h00.

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição

www.museudaimigracao.org.br

Pinacoteca de São Paulo

Praça da Luz, 02

Tel.: (11) 3324-1000

Funcionamento: quarta segunda, das 10h00 às 17h30, com permanência até 18h00

www.pinacoteca.org.br

Museu da Imagem e do Som – MIS-SP

Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo-SP

Tel.: (11) 2117-4777

Funcionamento: terça a sábado, (fecha às segundas) 10h00 às 21h00 | domingos e feriados, 9h00 às 19h00

Estacionamento pago no local

Acessibilidade no local

www.mis-sp.org.br

Museu Catavento

Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP

Tel.: (11) 3315-0051

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas), das 9h00 às 17h00 (Bilheteria fecha às 16h00)

Estacionamento pago no local

Acessibilidade no local

www.cataventocultural.org.br

Museu da Diversidade Sexual

Rua do Arouche, 24 – Estação República do Metrô – Piso Mezanino, loja 518

(11) 3339-8078

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h00 às 18h00

Acessibilidade no local

www.mds.org.br

Museu de Arte Sacra

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz

Telefone: (11) 3326-3336

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h

https://www.museuartesacra.org.br

Museu da Casa Brasileira

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo-SP

CPTM Cidade Jardim (850m)

(11) 3032-3727

Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas) das 10h00 às 18h00

Estacionamento pago no local

Acessibilidade no local

www.mcb.org.br

Casa das Rosas

Av. Paulista, 37 – Bela Vista (próximo ao metrô Brigadeiro)

(11) 3285-6986/ (11) 3288-9447

Funcionamento: terça a sábado, das 10h às 22h / domingos e feriados, das 10h às 18h

https://www.casadasrosas.org.br/

Museu do Futebol

Praça Charles Miller, S/N – Pacaembu, São Paulo- SP

Tel.: (11) 3664-3848

Funcionamento: terça a domingo, das 9h00 às 18h00 (Bilheteria até às 17h00)

Estacionamento na Praça Charles Miller (Zona Azul)

www.museudofutebol.org.br

Compartilhe!