HomeCultura + Cultura + NotíciasMuseu Índia Vanuíre dá início a programação de Carnaval!

Museu Índia Vanuíre dá início a programação de Carnaval!

Apresentação de dança, folia na rua, e baile inclusivo estão na agenda

Foto: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

O Carnaval é a maior festa popular do Brasil. Em Tupã, a folia é tradicional e a cidade é destino garantido para festeiros de outras partes do Estado e do país. Uma das programações aguardadas é o Museu Folia, realizado de 7 a 9 de fevereiro, pelo Museu Índia Vanuíre. As atividades são inclusivas e destinadas a públicos de todas as idades.

“A intenção é promover o contato das pessoas com a memória e a história dessa festa em nossa cidade. Os mais velhos recordam os momentos e os mais novos têm a oportunidade de conhecer como eram os bailes e matinês, as roupas e as músicas de outras épocas”, explica a gerente da instituição Tamimi Rayes Borsatto.

No dia 7 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 19h30, começa a farra em frente à instituição cultural. O Bloco Abanaê abre a noite com a apresentação de coreografias inspiradas no Carnaval paulista e nos blocos afro da Bahia, como o Olodum. Participam do espetáculo músicos com bateria e percussão, ala de passistas, rainha LGBT e membros da corte carnavalesca de Tupã. Na sequência, às 20h00, a folia toma a Rua Coroados e todos irão dançar e se divertir ao som de marchinhas executadas pela Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro.

No dia 8/2 (quinta-feira), contação de histórias de Carnaval e oficina de máscaras acontecem das 9h00 às 11h00. Fantoches serão os protagonistas das narrativas, fábulas e lendas sobre a cultura negra. Na sexta-feira (9/2), uma oficina de samba vai valorizar nossas raízes e o suingue de um dos principais ritmos de nosso país. A coreógrafa e dançarina Marisa Silva, responsável pela aula, trabalhará a coordenação motora e a memória de curta e longa duração dos participantes em diferentes níveis de dificuldade.

O Museu Folia termina com o Baile da Inclusão, dia 9/2, voltado para a integração dos participantes dos projetos inclusivos “O Olhar é o Sentir pelas Mãos” (público cego), “Aguçando as Memórias” (público idoso) e “Museu e Cidadania” (público com deficiência). Para animar a festa, a corte carnavalesca da cidade estará presente.

RelatedPost

Compartilhe!