HomeAssessoria ReleasesMuseu do Futebol traz ações afirmativas no futebol para discussão

Museu do Futebol traz ações afirmativas no futebol para discussão

Bate-papo com representantes do Esporte Clube Bahia, pioneiro em levantar bandeiras de causas sociais, acontece no dia 18/5 e faz parte da 17ª Semana de Museus do IBRAM. Programação cultural do mês também conta com palestra sobre o Torino de 1949

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18/5), o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, participa da 17ª edição da Semana de Museus do IBRAM – Museus como Núcleos Culturais: o futuro das tradições promovendo debate e atividades educativas.

O Debate “Ações Afirmativas na Cultura do Futebol” acontece no próprio dia 18 de maio e conta com convidados do Esporte Clube Bahia, o clube mais popular do Nordeste, que apresentarão as campanhas de comunicação que têm posicionado o clube em diversas causas sociais, como o combate à violência, a igualdade de gênero, a intolerância religiosa e os direitos indígenas. A pauta é refletir sobre como usar a tradicional paixão pelo futebol para o engajamento a debates sociais mais amplos. O evento é gratuito e acontece no próprio dia 18 de maio, 10h às 13h, no auditório do Museu. Aqueles que não puderem estar presencialmente poderão acompanhar o debate pelas redes sociais do Museu.

“Faz parte da missão do Museu do Futebol inspirar ideias e experiências a partir do futebol. Procuramos estar atentos ao que acontece de positivo no mundo do futebol, como é o caso das campanhas recentes lançadas Esporte Clube Bahia. Promovendo esse bate-papo reafirmamos nossa certeza de que o futebol é poderoso para contribuir para transformações sociais positivas e tão necessárias” afirma Daniela Alfonsi, Diretora de Conteúdo do Museu.

Também dentro da programação da Semana de Museus, duas atividades educativas serão propostas ao público que visitar o Museu do Futebol nos dias 18 e 19 de maio, são elas: “Cidade do Futebol”, que relaciona a influência do futebol na cultura de São Paulo e as relações dos clubes com bairros e pontos turísticos importantes da cidade (18/5, sábado, entre 14h e 15h30, na sala Origens) e “Cosmópolis”, jogo de perguntas e respostas que instiga os participantes a conhecerem curiosidades que tornaram o futebol o esporte mais popular do mundo (19/5, domingo,entre 14h e 15h30, na sala Copas do Mundo).

A programação cultural do Museu do Futebol mês de maio conta ainda com a palestra “A Tragédia de Superga – a história do grande torino” que relembrará os setenta anos da “Tragédia do Superga”. Em 04 de maio de 1949, o avião que transportava um dos melhores times da época bateu, durante o pouso, na Basílica de Superga, na cidade de Turim. O Torino perdeu de uma vez comissão técnica, dirigentes e jornalistas. O acidente foi muito lembrado no Brasil quando ocorreu a tragédia com o time Chapecoense, em 2016, e ainda é vivo na memória dos fãs do clube. A palestra faz parte da 110ª Reunião aberta do Memofut – Grupo de Literatura e Memória do Futebol, dia 04 de maio, das 9h às 13, auditório do Museu do Futebol, com entrada gratuita.

4/5 Sábado

PALESTRA “A TRAGÉDIA DE SUPERGA – A HISTÓRIA DO GRANDE TORINO”

9h às 13h

Palestrantes: Dino Sani (jogador que atuou, dentre outros, no Milan – Itália), Marcos Falopa (técnico com ampla carreira internacional) e Flavio Rafael de Carvalho (historiador de futebol e torcedor do Torino).

Auditório Armando Nogueira (capacidade 174 lugares + 4 cadeirantes) e transmissão pelas redes sociais do Museu

Evento gratuito, não sendo necessária a inscrição prévia

18/5 Sábado e 19/5 Domingo

17ª SEMANA DE MUSEUS – Museus como Núcleos Culturais: o futuro das tradições

18/5 Sábado

DEBATE “AÇÕES AFIRMATIVAS NA CULTURA DO FUTEBOL”

10h às 13h

Convidados: Luiz Caraciolo Teles: jornalista e mestre em comunicação em culturas contemporâneas. Desde janeiro de 2018 trabalha na equipe de comunicação do Esporte Clube Bahia e coordena o projeto do primeiro museu do clube, a ser inaugurado em dezembro de 2019. Tiago Cesar dos Santos: administrador e consultor. É mestre em administração e Diretor Administrativo da Faculdade Baiana de Direito e Assessor de Planejamento do Esporte Clube Bahia.

Evento gratuito, não sendo necessária a inscrição prévia

ATIVIDADE EDUCATIVA: CIDADE DO FUTEBOL

Entre 14h e 15h30

Sala Origens

19/5 Domingo

ATIVIDADE EDUCATIVA: COSMÓPOLIS

Entre 14h e 15h30

Sala Copas do Mundo

Saiba mais sobre a 17ª Semana Nacional de Museus do IBRAM: https://www.museus.gov.br/

Museu do Futebol

Praça Charles Miller, s/nº São Paulo, SP

Terça a domingo, 9h às 17h (visitação até as 18h)

R$ 15 | Meia-entrada: R$ 7,50 | Entrada gratuita às terças-feiras

* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.

* Estacionamento com Zona Azul (R$ 5,00 válido por 3h). Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br