HomeCultura + DESTAQUES ESPECIAIS Cultura + NotíciasMuseu do Futebol sedia o Festival de Cinema de Futebol

Museu do Futebol sedia o Festival de Cinema de Futebol

Em dezembro, Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol também faz parte da programação cultural gratuita

O Museu do Futebol, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, é um templo da cultura do futebol no Brasil. Além da sua exposição principal, dedicada à história do esporte bretão que no país ganhou novos traços se tornando uma das nossas principais manifestações culturais, o Museu promove eventos culturais.

Seu auditório e a fachada do Estádio do Pacaembu são palco de uma diversificada programação composta por mais de 30 eventos/ano, como palestras, debates, encontros, sessões de cinema, lançamento de livros, entre outros, todos com a temática do esporte mais popular do planeta.

Em dezembro, aqueles que vieram até o Pacaembu poderão assistir a sessões do CINEfoot, o Festival de Cinema de Futebol, entre os dias 01 e 03/12, com entrada gratuita. Desde sua primeira edição, o Museu é parceiro da iniciativa, que conta com mostras especiais e mostras competitivas, de curta e longa-metragem, nacionais e internacionais. Entre as atrações do Festival no Museu do Futebol estão a Dente de Leite, voltada ao público infanto-juvenil, dias 02 e 03/12, e a sessão de filmes seguida de bate-papo com diretores em homenagem ao futebol feminino.

Foto: Filme – DENTRO DE UM VULCÃO: A ASCENSÃO DO FUTEBOL ISLANDÊS

Também faz parte da programação cultural do último mês do ano o Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol, no dia 09/12, das 10h00 às 17h00, na fachada do Estádio. O evento tem o propósito de reunir desde os colecionadores mais fanáticos a simplesmente apreciadores, incentivar a troca de camisas, estreitar contatos e estimular amizades. Em sua 24ª edição, em parceria com o site Minhas Camisas e o blog naGAVETA, o Encontro faz uma homenagem aos jogos considerados Clássicos Brasileiros.

Foto: Curta Metragem – A CULPA É DO NEYMAR

Outras atividades integrantes da programação cultural de dezembro são: a Abertura do III Soccer Camp Feminino Donas da Rua, promovido pela Mauricio de Sousa Produções e o Pelado Real Futebol Clube, com palestra da atleta Cristiane Rozeira (08/12, das 18h00 às 22h00); a Reunião do MEMOFUT – Grupo de literatura e memória do futebol (09/12, das 09h00 às 13h00); e a Final do Campeonato Paulista de Futebol de Botão (16/12, das 14h00 às 18h00).

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MUSEU DO FUTEBOL

DEZEMBRO DE 2017

 

01 a 03 de dezembro

Ação: 8º CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol

Local: Auditório do Museu do Futebol (capacidade: 174 lugares + 04 cadeirantes)

Descrição: O Museu do Futebol é um templo da cultura do futebol no Brasil e parceiro do CINEfoot. Desde a primeira edição do Festival, o Museu realiza exibições de filmes e debates no seu auditório, atuando na promoção do CINEfoot em São Paulo.

Este ano, o CINEfoot é realizado pela primeira vez em Niterói, Rio de Janeiro (24 a 29/11), e, em São Paulo, acontece também no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Centro Cultural Espaço Itaú de Cinema e Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), de 04 a 05/12. Em Belo Horizonte, a mostra é realizada de 30/11 a 02/12.

Evento gratuito, não é necessária a inscrição prévia. Entrada sujeita à lotação do auditório. 

 

08/12 – Sexta-feira

Ação: Abertura do III Soccer Camp Feminino Donas da Rua

Horário: 18h00 às 22h00

Local: Auditório do Museu do Futebol (capacidade: 174 lugares + 04 cadeirantes)

Descrição: Depois do sucesso da primeira edição do Soccer Camp Donas da Rua – oficinas sobre futebol para meninas de 05 a 15 anos –, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) e o Pelado Real Futebol Clube se unem novamente para mais uma edição do evento. Os objetivos do Soccer Camp Donas da Rua são levar a conscientização a crianças e adolescentes sobre a importância das práticas esportivas, disseminar valores como disciplina e espírito de equipe, além de difundir o interesse do futebol às meninas brasileiras. Mais informações no site: turmadamonica.uol.com.br. Na abertura, palestra da atleta Cristiane Rozeira sobre sua trajetória no Futebol Feminino. A atacante já atuou em grandes clubes brasileiros, como Corinthians e Santos, e passou pelas maiores ligas do mundo como as dos EUA, Alemanha, Suécia e França, e agora defende o ChangChun Yatai, na China.

Evento gratuito, não é necessária a inscrição prévia.

09/12 – sábado

Ação: 94º Reunião do MEMOFUT – Grupo de literatura e memória do futebol

Local: Auditório do Museu do Futebol (capacidade: 174 lugares + 04 cadeirantes)

Horário: 09h00 às 13h00

Descrição: O Memofut – Grupo de Literatura e Memória do Futebol – abre as suas reuniões para o público interessado em ampliar seus conhecimentos sobre o futebol. Os encontros acontecem em um sábado por mês, sempre no Museu do Futebol, e contam com a presença de personalidades e pensadores do esporte para o debate de temas diversos. Os participantes podem trazer livros, revistas, jornais ou quaisquer artigos e objetos ligados ao futebol.

Evento gratuito, não é necessária a inscrição prévia. Programação da Reunião disponível no site museudofutebol.org.br

 

Ação: 24º Encontro de Colecionadores de Camisas de Futebol

Horário: 10h00 às 17h00

Local: Fachada do Estádio do Pacaembu, área externa do Museu do Futebol

Descrição: O encontro chega à sua 24ª edição fazendo uma homenagem aos jogos considerados Clássicos Brasileiros. O evento atrai colecionadores de todo Brasil, e é considerado o maior encontro de colecionadores de camisa do país.

O propósito dos encontros é reunir desde os colecionadores mais fanáticos a simplesmente apreciadores, incentivar a troca de camisas, estreitar contatos e estimular amizades.

A realização é em parceria com o site Minhas Camisas (minhascamisas.com.br/wordpress) e o blog naGAVETA (nagaveta.com).

É vedada a comercialização de itens no local. Evento gratuito, não é necessária a inscrição prévia.

16/12 – Sábado

Ação: Final do Campeonato Paulista de Futebol de Botão

Horário: 14h00 às 18h00

Local: Fachada do Estádio do Pacaembu, área externa do Museu do Futebol

Descrição: Em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o Museu do Futebol vai receber a Final do Campeonato Paulista de Futebol de Botão. Todos estão convidados a prestigiar os atletas desse jogo cultural brasileiro!

Evento gratuito, não é necessária a inscrição prévia.

 A programação completa você confere no site do museu: www.museudofutebol.org.br/agenda

MUSEU DO FUTEBOL

Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP

Funcionamento:

Terça a sexta-feira: 9h00 às 16h00 (permanência até às 17h00)

Sábados, domingos e feriados: 10h00 às 17h00 (permanência até às 18h00).

Ingressos: R$ 10,00 | Meia-entrada: R$ 5,00 | Entrada gratuita aos sábados.

* O Museu não abre às segundas-feiras e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, 01 de janeiro e quarta-feira de cinzas.

*Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, consulte o site www.museudofutebol.org.br.

*Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET.

RelatedPost

Compartilhe!