secretaria da cultura do estado de são paulo

Museu do Futebol promove visita com foco em estrutura e história arquitetônica do Estádio do Pacaembu

Publicado em 7 de agosto de 2018

Evento integra a programação de 2018 da Jornada do Patrimônio, criada pela Prefeitura de São Paulo para sensibilizar a população sobre a relevância de seus bens culturais

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promoverá no dia 18 de agosto uma visita especial ao Pacaembu, com foco em estrutura e história arquitetônica do estádio. O evento gratuito terá início às 13h e integra a programação de 2018 da Jornada do Patrimônio, realizada pelo DPH (Departamento do Patrimônio Histórico) da Prefeitura de São Paulo para sensibilizar a população sobre a relevância de seus bens culturais.

Neste ano, a Jornada do Patrimônio será focada nos grupos que constituíram o patrimônio cultural de São Paulo e ajudaram a formar a identidade da cidade. O tema será a base da visita mediada promovida pelo Museu do Futebol, com duração prevista de uma hora e meia.

O responsável pela condução da visita será Roberto Sambi Colotto, arquiteto e guia de turismo com experiência sobre a história arquitetônica de São Paulo.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Estado da Cultura e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura. O museu conta com patrocínio máster da Motorola e patrocínio do Grupo Globo, e seu Programa Educativo com o patrocínio do Pontofrio/Fundação Via Varejo. O museu conta ainda com o apoio do Banco Itaú, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

Jornada do Patrimônio 2018

Data: 18 de agosto de 2018 (sábado)

Horário: 13h

Local: Ponto de encontro na área externa do Museu do Futebol

Participação gratuita

 

Museu do Futebol: Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP

Funcionamento: Terça a domingo, 9h às 18h (bilheteria até as 17h)

Ingressos: R$ 12 | Meia-entrada: R$ 6 | Entrada gratuita às terças-feiras.

* O Museu normalmente não abre às segundas-feiras.

* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.

* Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br.

Sobre o Museu do Futebol

Inaugurado em setembro de 2008, o Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados que fica embaixo das arquibancadas do Estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu. Trata-se de um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil acaba se confundindo com a própria história do país.

A exposição de longa duração do equipamento está espalhada por 15 salas, com 1.500 imagens e cinco horas de vídeos. O percurso está alicerçado em três eixos (emoção, história e diversão).

CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS DO MUSEU:

museudofutebol.org.br/visite/agenda/

OUTRAS FORMAS DE CONTATO:

Acompanhe o Museu do Futebol (museudofutebol) e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (culturasp) nas redes sociais. Para conhecer a programação cultural de todo o Estado, acesse a plataforma SP Estado da Cultura: www.estadodacultura.sp.gov.br

MAIS INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Museu do Futebol – Comunicação

Mônica Saraiva

11 3664-3848 Ramal 77 |monica.saraiva@museudofutebol.org.br

Gabriele Martinez

11 3664-3848 Ramal 82 |gabriele.martinez@idbr.org.br

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa

Stephanie Gomes 11 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br
Bete Alina | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Compartilhe!