HomeA Secretaria Assessoria Assessoria ReleasesMuseu do Futebol homenageia seleção convocada para a Copa de 2018

Museu do Futebol homenageia seleção convocada para a Copa de 2018

Jogadores que representarão o Brasil na Rússia serão incluídos temporariamente na sala Anjos Barrocos, que homenageia os maiores nomes da equipe nacional; ação faz parte de intervenções ligadas à mostra “A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958”

A seleção que vai representar o Brasil no Mundial da Rússia será homenageada pelo Museu do Futebol. Como parte das intervenções temporárias relacionadas à exposição “A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958”, a instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo adicionará jogadores atuais à sala Anjos Barrocos, que homenageia grandes nomes da história da seleção. O espaço tem 27 personagens fixos (25 do time nacional masculino, além de Marta e Formiga), e a partir do dia 14, esses nomes receberão companhia de atletas convocados para a Copa de 2018.

A proposta da sala é representar os jogadores como hologramas, efeito que demanda representação em grandes proporções. Cada tela de acrílico especial tem 3 metros de altura e 2m de largura. Os jogadores escolhidos fizeram história na seleção brasileira e tiveram impacto a ponto de mudar o futebol.

Inicialmente composta apenas por 25 grandes nomes da história da seleção masculina, a sala já havia passado por uma revisão em 2015, quando o Museu do Futebol fez um trabalho voltado à representatividade e abriu mais espaços para o futebol feminino. Nesse contexto, Marta e Formiga foram adicionadas ao espaço nobre.

A intervenção temporária deste ano faz parte de uma programação especial do Museu do Futebol para a Copa. O projeto também contempla a transmissão de todos os jogos do torneio em um telão na Sala Jogo de Corpo, espaço caracterizado por atrações interativas e lúdicas como o Chute a Gol e o Futebol Virtual.

Além disso, a área externa foi decorada com grandes bandeiras verticais que homenageiam os jogadores convocados para a Copa de 1958. O material faz parte da exposição temporária “A Primeira Estrela”, que fala sobre o primeiro título mundial conquistado pela seleção e o contexto social, econômico e cultural da época.

A exposição “A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958” tem patrocínio do Banco Itaú, por meio da Lei Rouanet, e apoio da Epson. O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Estado da Cultura e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura. O museu conta com patrocínio máster da Motorola e patrocínio do Grupo Globo, e seu Programa Educativo conta com o patrocínio do Pontofrio/Fundação Via Varejo, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

Exposição Temporária – A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958

Visitação: 05 de junho a 09 de setembro de 2018

Museu do Futebol: Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP

Funcionamento: Terça a domingo, 9h00 às 18h00 (bilheteria até as 17h00)

Ingressos: R$ 12 | Meia-entrada: R$ 6 | Entrada gratuita às terças-feiras.

* O Museu não abre às segundas-feiras.

* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.

* Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br.

Sobre o Museu do Futebol

Inaugurado em setembro de 2008, o Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados que fica embaixo das arquibancadas do Estádio Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu. Trata-se de um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil acaba se confundindo com a própria história do país.

A exposição de longa duração do equipamento está espalhada por 15 salas, com 1.500 imagens e cinco horas de vídeos. O percurso está alicerçado em três eixos (emoção, história e diversão).

CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS DO MUSEU:

museudofutebol.org.br/visite/agenda/

OUTRAS FORMAS DE CONTATO:

Acompanhe o Museu do Futebol (museudofutebol) e a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (culturasp) nas redes sociais. Para conhecer a programação cultural de todo o Estado, acesse a plataforma SP Estado da Cultura: www.estadodacultura.sp.gov.br

RelatedPost

Compartilhe!