HomeAssessoria ReleasesMuseu do Futebol faz dia dedicado à comida de estádio

Museu do Futebol faz dia dedicado à comida de estádio

Evento acontece no dia 12 de outubro como parte da programação da SP Gastronomia, evento do Governo do Estado de São Paulo

Quem frequenta grandes arenas esportivas em todo o mundo sabe que a gastronomia faz parte da experiência: seja no intervalo, seja durante as partidas, fazer um lanche recarrega as energias e também vira mote para confraternizar com os amigos. Pensando nisso, o Museu do Futebol se integra à programação da SP Gastronomia com um dia dedicado à comida de estádio, trazendo ao público os quitutes mais populares em alguns dos campos brasileiros. A programação acontece das 10h às 17h, na área externa do Museu.

Localizado sob a arquibancada do Estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Já a SP Gastronomia é uma iniciativa do Governo paulista – trata-se do maior festival gastronômico do País, com mais de 200 atividades em todo o Estado. No Museu do Futebol, o evento é realizado em parceria com a Sociedade Paulista de Cultura de Boteco. Confira o cardápio de quitutes e a ligação de cada um deles com estádios brasileiros:

Coxinha

Salgadinho feito com massa de farinha de trigo e caldo de galinha, que envolve um recheio elaborado com carne temperada de frango, queijo, calabresa ou vários outros tipos de sabores. Encontrado em vários estádios de São Paulo, o salgado é comumente encontrado pelos frequentadores do estádio do Salgueiro (PE), também matando a fome dos torcedores de umas das maiores torcidas do nordeste: o Santa Cruz (PE).

Feijão tropeiro

Em Belo Horizonte (MG) o feijão tropeiro reina absoluto entre os frequentadores do estádio do Independência. As barraquinhas que vendem a iguaria lotam tanto a entrada quanto na saída dos jogos. ​É também marca registrada na história do Mineirão.

Cannoli

Os cannolis preparados por Antônio Pereira Garcia e família são tão importantes aos frequentadores do estádio da Rua Javari quanto as partidas do Juventus (SP). A feira no Museu do Futebol oferecerá uma versão dos tradicionais cones de massa frita recheados de creme ou chocolate.

Sanduíche de Pernil

Grande predileto dos torcedores paulistanos, o sanduíche de pernil faz parte da cultura gastronômica de torcedores em vários estádios brasileiros, sendo consumido também no Beira Rio (RS), Arena da Baixada (PR), Couto Pereira (PR), além do Pacaembu (SP) – casa do Museu do Futebol – e o Morumbi (SP). As receitas levam os segredos de seus cozinheiros, mas nunca deixam de incluir o preparo na chapa responsável pela consistência da carne, e vinagrete.

Caldo Verde

Sopa feita com couve e a batata, o prato tem origem no século XV na região do Minho, em Portugal, e até hoje é muito consumido em dias de frio. Em festas populares de Portugal e também no Brasil, esse caldo é uma das atrações. Faz parte da experiência de ver um jogo no Estádio do Canindé (SP), casa da Portuguesa.

Hot Dog

Adorados pelos habitantes da terra do Tio Sam, os hot-dogs de origem americana também caíram no gosto dos brasileiros, tornando-se um dos lanches mais populares do país.Encontrado em praticamente todos os estádios de futebol, têm variações regionais – por exemplo, leva purê de batata em São Paulo e frango desfiado junto com a salsicha no Paraná.

Sobre o Museu do Futebol

O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.

SP GASTRONOMIA – COMIDA DE ESTÁDIO

12 de Outubro, sábado

Área externa do Museu do Futebol

Acesso gratuito.

Museu do Futebol

Praça Charles Miller, s/nº São Paulo, SP

Terça a domingo, 9h às 17h (visitação até as 18h)

R$ 15 | Meia entrada: R$ 7,50 | Entrada gratuita às terças-feiras

* Até 20/10, Clientes Itaú, incluindo um acompanhante, pagam meia-entrada. Basta apresentar o cartão na bilheteria. O desconto não é cumulativo com outros descontos ou benefícios e é sujeito a disponibilidade.

* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.

* Estacionamento com Zona Azul (R$ 5 válido por 3h). Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br

* Hotsite da exposição temporária CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol: contraataque.museudofutebol.org.br