HomeCultura + Cultura + Notícias Assessoria ReleasesMuseu do Futebol entra em ritmo de carnaval

Museu do Futebol entra em ritmo de carnaval

Programação no feriado inclui as Oficinas de Lançadores de Confetes, Balangandãs e Máscaras de Carnaval

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu, realiza uma programação especial durante o feriado de Carnaval, nos dias 10, 11 e 13 de fevereiro. Na terça de carnaval, 13/02, o museu tem entrada gratuita. Nos dias 12 e 14/02, o museu não abre.

A Oficina de Lançadores de Confetes, no dia 10/02, entre 14h00 e 15h30, trará um tanto da alegria dessa festa popular à área externa do museu. Depois dos participantes confeccionarem seus lançadores com o uso de materiais de fácil manuseio, é hora de brincar e jogar os confetes coloridos uns nos outros. Os lançadores poderão ser levados embora para a curtição do carnaval.

Nos dias 11 e 13/02, é a vez dos visitantes do museu aprenderem a fazer máscaras de carnaval com o uso de sacolas de papel. Nessa oficina, que acontece entre 14h00 e 15h30, nos dois dias, a imaginação deve rolar solta para dar vida a animais, personagens, caretas ou monstros!

Com fitas, papel, barbante e muita criatividade, no dia 13/02, das 11h00 às 12h30, é a vez da Oficina de Balangandãs, onde os participantes confeccionarão esse brinquedo colorido para ser movimentado com as mãos enquanto se brinca carnaval.

Visitas Educativas ao Museu do Futebol também serão realizadas. Durante o percurso de cerca de uma hora e meia na companhia de educadores da instituição, os visitantes conhecerão uma série de curiosidades sobre o museu e o estádio. As visitas têm início às 11h00, nos dias 10, 11 e 13/02. No dia 13/02, haverá outra visita com início às 14h00.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria da Cultura do Estado e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura. O Museu conta com patrocínio máster da Motorola e patrocínio do Grupo Globo, e seu Programa Educativo conta com o patrocínio do Ponto Frio/Fundação Via Varejo, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL

10/02 – Sábado

Visita Educativa ao Estádio Pacaembu + Museu

Horário: Início às 11h00 (duração aproximada: 01h30)

Local: Ponto de encontro: Sala Grande Área

Descrição: Visita com educadores do Museu do Futebol. Durante a caminhada ao redor do campo e pelo acervo do Museu, os participantes conhecerão a importância do Estádio, patrimônio histórico e arquitetônico da cidade de São Paulo, e sua relação com a história do futebol e do país. Até 40 pessoas.

Oficina de Lançadores de Confetes de Carnaval

Oficina de Lançador de Confetes Carnaval 2017 – Crédito Daniel Magnanelli

Local: Área externa do Museu do Futebol

Descrição: No intuito de trazer a alegria dessa festa à Praça Charles Miller, educadores do Museu do Futebol ensinarão os participantes a confeccionar lançadores de confetes de carnaval com o uso de materiais de fácil manuseio. Após a conclusão da oficina, os lançadores poderão ser levados embora para a curtição do carnaval.

11/02 – Domingo

Visita Educativa ao Museu

Horário: início às 11h00 (duração aproximada: 01h30)

Local: Ponto de encontro: sala Grande Área

Descrição: De forma instigante, a visita com Educadores do Museu proporciona o diálogo e a reflexão sobre como o futebol faz parte da nossa história. Até 40 pessoas.

Oficina de Máscaras de Carnaval

Oficina de Máscara Carnaval 2017 –  Crédito Daniel Magnanelli

Local: Cantinho ins-pirar

Descrição: Já imaginou criar monstros, caretas, personagens, expressões e rostos usando sacolas de papel?  Além do uso tradicional de carregar coisas, as sacolas de papel podem se transformar numa grande brincadeira, onde animais, pessoas, personagens, caretas e monstros podem ganhar vida!

13/02 – Terça-feira

Visita Educativa ao Estádio Pacaembu + Museu

Horário: Início às 11h00 (duração aproximada: 01h30)

Local: Ponto de encontro: Sala Grande Área

Descrição: Visita com educadores do Museu do Futebol. Durante a caminhada ao redor do campo e pela exposição do Museu, os participantes conhecerão a importância do Estádio, patrimônio histórico e arquitetônico da cidade de São Paulo, e sua relação com a história do futebol e do país. Até 40 pessoas.

Oficina de Balangandãs

Horário: entre 11h00 e 12h30

Local: Área externa do Museu do Futebol

Descrição: Com fitas, papel, barbante e muita criatividade, os participantes confeccionarão um brinquedo popular conhecido como Balangandã. A cada 10 pessoas.

Oficina de Máscaras de Carnaval

Local: Cantinho ins-pirar

Visita Educativa ao Estádio Pacaembu + Museu

Horário: Início às 14h00 (duração aproximada: 01h30)

Local: Ponto de encontro: Sala Grande Área

CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS DO MUSEU:

museudofutebol.org.br/visite/agenda/

MUSEU DO FUTEBOL

Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP

Funcionamento: Terça a sexta-feira: 9h00 às 16h00 (permanência até às 17h00) | Sábados, domingos e feriados: 10h00 às 17h00 (permanência até às 18h00).

Ingressos: R$ 12 | Meia-entrada: R$ 6 | Entrada gratuita às terças-feiras.

* O Museu não abre às segundas-feiras e na quarta-feira de cinzas.

* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, consulte o site museudofutebol.org.br.

* Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET.

RelatedPost