HomeCultura + Cultura + NotíciasMuseu do Futebol e Secretaria Estadual de Educação firmam parceria para ampliar acesso de estudantes ao Museu

Projeto “Hoje é dia de Museu do Futebol” receberá até 6.600 alunos da rede estadual de ensino em 2018

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e a Secretaria Estadual de Educação firmaram parceria para ampliar o acesso de alunos de escolas estaduais da capital ao Museu, em 2018, ano de Copa do Mundo.

Já em ritmo do mega evento mais popular do planeta, a parceria para o desenvolvimento do projeto “Hoje é dia de Museu do Futebol” tem o objetivo de oferecer visitas mediadas a crianças e jovens, um percurso repleto de história e conteúdo, relacionando o tema futebol às disciplinas escolares.

O Projeto, que será lançado na próxima terça-feira, 12 de dezembro, às 09h00, no Auditório do Museu, envolverá alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. A Secretaria de Educação fornecerá o transporte dos alunos em dois dias na semana: às quartas e às sextas-feiras, no total de 200 estudantes por semana.  No Museu, as turmas seguirão em visitas pela exposição e pelos bastidores do Estádio do Pacaembu, com duração de duas horas. Os educadores da instituição museológica atenderão os alunos a partir de seus perfis etários e interesses específicos dos professores quanto ao conteúdo a ser trabalhado.

Haverá o agendamento prévio e o contato com as escolas para o entendimento das expectativas. “O papel dos museus na educação tem de estar integrado com a escola. Trabalhar em parceria com a rede estadual, de modo que a visita ao Museu do Futebol se integre na grade curricular da rede é uma grande oportunidade para unir cultura e educação”, afirma Daniela Alfonsi, Diretora de Conteúdo do Museu.

No dia do lançamento do projeto “Hoje é dia de Museu do Futebol” (12/12), ocorrerá a visita de 100 alunos e essa experiência servirá como um teste para o início do projeto no próximo ano letivo.

O Museu do Futebol recebe, por meio de visitas agendadas, mais de 30 mil pessoas por ano, dentre estudantes, turistas, pessoas com deficiência e outros perfis. Cerca de 60% das vagas são ocupadas por escolas públicas e privadas, o que reforça o interesse do ensino formal em promover a visitação ao Museu como parte do currículo escolar.  Além das visitas, o Núcleo Educativo da instituição desenvolve jogos e oficinas para todos os públicos, atendendo, no conjunto de suas ações, uma média de 20% dentre todos os visitantes do Museu.

CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS DO MUSEU:

museudofutebol.org.br/visite/agenda/

MUSEU DO FUTEBOL

Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP

Funcionamento: Terça a sexta-feira: 9h00 às 16h00 (permanência até às 17h00) | Sábados, domingos e feriados: 10h00 às 17h00 (permanência até às 18h00).

Ingressos: R$ 10,00 | Meia-entrada: R$ 5,00 | Entrada gratuita aos sábados.

* O Museu não abre às segundas-feiras e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, 01 de janeiro e quarta-feira de cinzas.

*Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, consulte o site www.museudofutebol.org.br.

*Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET.

RelatedPost