HomeAssessoria ReleasesMuseu do Futebol é opção de lazer com cultura para todos os públicos

Museu do Futebol é opção de lazer com cultura para todos os públicos

Aos finais de semana e feriados de maio, jogos e visitas com educadores animam o Estádio do Pacaembu

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, traz na sua exposição principal a paixão do nosso povo pelo esporte inglês mais famoso do mundo. Do final do século 19 aos dias atuais, o futebol passa a ser uma das nossas mais expressivas manifestações culturais a ponto de muitos acreditarem que ele nasce no Brasil. Mas engana-se quem acredita que só fãs de futebol gostam do Museu!

A frase comunmente escutada daqueles que vão ao Estádio do Pacaembu para conhecer o Museu, mas que não gostam de futebol é que a experiência foi marcante. Isso porque o Museu do Futebol é um museu de história, onde com diversão todos percorrem fatos marcantes que mexem com a nossa emoção.

Visitando o Museu aos finais de semana e feriados, além de poder curtir o Estádio do Pacaembu e chegar bem perto do gramado percorrendo o túnel do antigo vestiário ao campo, uma série de atividades com educadores animam o passeio cultural.

Espaço Dente de Leite para bebês, Visitas educativas pelo Museu e por pontos do Estádio, Encontro de Colecionadores de Figurinhas e jogos são oferecidos aos pequenos, pais, jovens, vovós, torcedores de todos os times, incluindo quem nem é tão fã de futebol assim.

Normalmente, os sábados e domingos, entre 10h e 11h30, a cada 30 minutos, acontecem as saídas para as visitas com educadores. As visitas aos sábados passam por pontos do Estádio do Pacaembu. Entre 11h e 12h30 e entre 14h e 15h30, sempre um jogo que faz conexão com assuntos da exposição.

Confira as atividades do próximo feriado (01/05), Dias da Mães (13/05) e alguns destaques do mês como o Encontro de Colecionadores de Figurinhas e o Espaço Dente de Leite. Para a programação completa, acesse o site museudofutebol.org.br ou entre em contato.

1/5 Quarta-feira – FERIADO

VISITA EDUCATIVA AO MUSEU – ESPECIAL DIA DO TRABALHO

A cada 30′, entre 10h e 11h30 e entre 13h e 14h30

Qual a relação do Museu do Futebol com o Dia do Trabalho? Nossos educadores desenvolveram roteiros de visitas com diferentes perspectivas sobre o tema para o diálogo e reflexão dos visitantes.

Vagas limitadas a 20 pessoas em cada grupo. Duração aproximada: 1h30 cada visita.

Ponto de encontro: Sala Grande Área

RESPEITA A MOÇA

11h e 12h30

Qual é o nome da primeira árbitra de futebol reconhecida pela FIFA? Essa e outras perguntas fazem parte desse jogo que homenageia atletas e personalidades femininas de vários esportes e testa os conhecimentos dos participantes, instigando-os a descobrir mais sobre elas.

Sala Copas do Mundo

OFICINA DUPLO RETRATO: DO SELFIE AO DESENHO

14h e 15h30

Quem participar dessa oficina será instigado a pensar sobre os diversos usos da fotografia no nosso dia a dia e em como as fotos são importantes marcos da passagem do tempo. Inspirados pela leitura coletiva do poema “Retrato”, de Cecília Meireles, os visitantes irão produzir, com a ajuda de um espelho, seu autorretrato para depois compará-los com os selfies tirados no Museu.

Sala Origens

Sábado 11/5 e 25/5

ENCONTRO DE COLECIONADORES DE FIGURINHAS

9h às 13h

Evento para quem ama figurinhas raras e para aqueles que ainda não completaram seus álbuns atuais e dos últimos campeonatos. O encontro reúne interessados e aficionados por figurinhas, cards e outros cromos.

Evento gratuito, não sendo necessária a inscrição prévia.

É vedada a comercialização de itens no local.

Área externa do Museu do Futebol

12/5 Domingo – DIA DAS MÃES

VISITA MEDIADA AO MUSEU

A cada 30′, entre 10h e 11h30

De forma instigante, a visita com Educadores do Museu proporciona o diálogo e a reflexão sobre como o futebol faz parte da nossa história.

Ponto de encontro: Sala Grande Área

MEMÓRIA + AÇÃO

Entre 14h e 15h30

O jogo da memória geralmente é um dos primeiros jogos de cartas que uma criança aprende. Para incentivar a alfabetização, esta atividade tem como proposta fazer com que as crianças associem as imagens às palavras correspondentes.

Sala Copas do Mundo

BAÚ DA MEMÓRIA

Entre 14h e 15h30

Conheça um pouco mais sobre o contexto histórico, cultural e social da época em que o futebol chegou ao Brasil. Roupas e acessórios que retratam o período estarão disponíveis para quem quiser experimentar enquanto descobre e dialoga sobre o acervo da sala Origens.

Sala Origens

18/5 Sábado e 19/5 Domingo

ESPAÇO DENTE DE LEITE

Entre 10h30 e 15h30

O Espaço Dente de Leite é um ambiente educativo de convivência lúdica e estímulo ao brincar, para bebês e crianças de até 3 anos, suas famílias e seus cuidadores. O espaço é montado sempre no terceiro final de semana de cada mês.

Sala Grande Área

Programação sujeita a alterações.

Museu do Futebol

Praça Charles Miller, s/nº São Paulo, SP

Terça a domingo, 9h às 17h (visitação até as 18h)

R$ 15 | Meia-entrada: R$ 7,50 | Entrada gratuita às terças-feiras

* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.

* Estacionamento com Zona Azul (R$ 5,00 válido por 3h). Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET cetsp.com.br