HomeAssessoria ReleasesMuseu do Futebol discute ao registro e divulgação do futebol de várzea

Museu do Futebol discute ao registro e divulgação do futebol de várzea

Seminário Atletas pelo Brasil e 93º Reunião do MEMOFUT completam a programação cultural do Museu em novembro

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove três eventos culturais em novembro, no seu auditório, com entrada gratuita.

O primeiro deles é Seminário “Atletas pelo Brasil”, no qual a organização de mesmo nome, em parceria com o Museu, apresenta 3 painéis com convidados. A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, pelos avanços sociais do país. O evento acontece no dia 07/11, às 13h30.

No dia 11/11, das 9h às 13h, acontece a tradicional reunião do “Memofut – Grupo de Literatura e Memória do Futebol”, que abre as suas reuniões para o público interessado em ampliar seus conhecimentos sobre o futebol, em um sábado por mês, sempre no Museu. Nesses encontros com especialistas da bola, os participantes podem trazer livros ou objetos ligados ao esporte.

Por fim, ocorre no dia 25/11 o “Ciclo Histórias da Várzea: registros Varzeanos: a imprensa, o museu e a universidade”. Além da abordagem sobre a atuação da imprensa, instituições de memória e da universidade no registro e divulgação do futebol de várzea, o evento trará o pesquisador Raphael Rajão, que compartilhará sua experiência do inventário de campos de futebol amador desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, Minas Gerais. O encontro ocorre das 9h às 13h. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.sympla.com.br. Os dois primeiros encontros do Ciclo já estão disponíveis no canal do Museu do Futebol no Youtube.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL NOVEMBRO DE 2017

MUSEU DO FUTEBOL

Dia 07/11 – Terça-feira

Ação: Seminário Atletas pelo Brasil

Horário: 13h30 às 17h30

Local: Auditório do Museu do Futebol (Capacidade 174 lugares + 4 cadeirantes)

Descrição: A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, pelos avanços sociais do país. Em parceria com o Museu do Futebol, serão apresentados 3 painéis com convidados.

Programação:

14h10 Painel “Dois olhares sobre o esporte no Brasil: Relatório de Desenvolvimento Humano (PNUD) e Relatório Cidades do Esporte” – Andrea Bolzon, Silvia Gonçalves e Ana Moser (moderação)

15h00 Painel “Integridade – o esporte pode ser exemplo?” – Bruno Brandão (Transparency International), Pacto pelo Esporte

16h20 Painel “Um olhar para frente: possibilidades do esporte no Brasil na próxima década” – Atletas pelo Brasil

17h10 Apresentação dos objetivos da Atleta pelo Brasil

Evento gratuito, não sendo necessária a inscrição prévia.

Dia: 11/11 – Sábado

Ação: 93º Reunião do MEMOFUT – Grupo de literatura e memória do futebol

Horário: 9h às 13h

Local: Auditório do Museu do Futebol (Capacidade 174 lugares + 4 cadeirantes)
Descrição:  O Memofut – Grupo de Literatura e Memória do Futebol – abre as suas reuniões para o público interessado em ampliar seus conhecimentos sobre o futebol. Os encontros acontecem em um sábado por mês, sempre no Museu do Futebol, e contam com a presença de personalidades e pensadores do esporte para o debate de temas diversos. Os participantes podem trazer livros, revistas, jornais ou quaisquer artigos e objetos ligados ao futebol. Evento gratuito, não sendo necessária a inscrição prévia.

Dia: 25/11 – Sábado

Ação: 3º Encontro do Ciclo Histórias da Várzea: registros Varzeanos: a imprensa, o museu e a universidade

Horário: 09h às 13h

Local: Auditório do Museu do Futebol (Capacidade 174 lugares + 4 cadeirantes)

Descrição: o encontro abordará a atuação da imprensa, das instituições de memória e da universidade no registro e divulgação do futebol de várzea. O pesquisador Raphael Rajão compartilhará sua experiência do inventário de campos de futebol amador desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Evento gratuito. Inscrições pelo site WWW.sympla.com.br

O evento será gravado e transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Museu do Futebol.

CONFIRA A AGENDA DE ATIVIDADES EDUCATIVAS E CULTURAIS DO MUSEU:

museudofutebol.org.br/visite/agenda/

MUSEU DO FUTEBOL

Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP

Funcionamento:

Terça a sexta-feira: 9h00 às 16h00 (permanência até às 17h00)

Sábados, domingos e feriados: 10h00 às 17h00 (permanência até às 18h00).

Ingressos: R$ 10,00 | Meia-entrada: R$ 5,00 | Entrada gratuita aos sábados.

*Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu, consulte o site www.museudofutebol.org.br.

*Estacionamento na Praça Charles Miller, sendo necessário o uso de Zona Azul Digital, que pode ser adquirido por meio de aplicativos para celulares ou em postos oficiais. Mais informações no site da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET.

RelatedPost

Compartilhe!