HomeAssessoria ReleasesMuseu do Café participa da 12ª Primavera dos Museus com programação especial

Museu do Café participa da 12ª Primavera dos Museus com programação especial

Focando no tema “Celebrando a Educação em Museus”, a instituição idealizou atividades como oficina de contação de histórias e ação educativa voltada às crianças

Setembro é, tradicionalmente, o mês da Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que visa estimular discussões e novas programações culturais nas instituições museológicas de todo o País. Em sua 12ª edição, o tema de 2018 será “Celebrando a Educação em Museus”, tópico que pauta as atividades desenvolvidas pelo Museu do Café, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre os dias 17 e 23 de setembro.

No período, o assunto será abordado com uma programação especial, voltada a públicos variados. Dando início à agenda, no dia 19, às 15h00, a “Biblioteca Humana” promove um encontro de gerações entre os convidados, que contarão suas histórias de vida, e as crianças, que poderão acompanhar o testemunho dessas vivências. Ao compartilhar as narrativas, o objetivo é valorizar a experiência do indivíduo e preservar aspectos da memória local.

Já na quinta-feira (20), o evento irá explorar, mais diretamente, a temática estabelecida, visando nortear gestores, educadores e demais interessados por meio de uma mesa redonda em torno da questão “Educação Museal e a Educação Integral em Diálogo”. Além de fomentar a reflexão acerca dessa relação, a ideia é que, com a iniciativa, os dois campos possam contribuir no desenvolvimento de estratégias para unir as áreas em ações futuras. Farão parte do painel a coordenadora da Rede Internacional de Educación Patrimonial Contexto Ibero-americano, Liliam Amaral, a coordenadora geral do programa Escola Total, da Secretaria Municipal de Educação de Santos, Márcia Calçada, a diretora do Museu de Telecomunicações do Rio de Janeiro, Bruna Cruz e a responsável pela programação socioeducativa e pelo programa Curumin do SESC Santos, Lígia Azevedo. Na data, o bate-papo acontecerá às 16h00.

Outro destaque dentre as ações pensadas para a programação da semana é a oficina de contação de histórias “Contar e recontar a nossa história – reflexão sobre a narração a partir do fato”, ministrada pelo profissional de artes cênicas, Alexandre Camilo. O workshop ensinará técnicas de narração usando dinâmicas de grupos e exercícios interativos no sábado (22), também às 15h00.

Para encerrar a 12ª edição da Primavera dos Museus, será realizada a “Varandinha Pedagógica”, uma brincadeira que propõe às crianças, o contato com os trabalhos exercidos pelos profissionais que atuam no Museu do Café por meio de um espaço lúdico. Marcada para o dia 23, às 15h00, a ação é indicada ao público de 6 a 10 anos.

As inscrições para todas as atividades, exceto a “Biblioteca Humana”, que foi idealizada para grupos fechados, podem ser feitas no e-mail inscricao@museudocafe.org.br. A participação é gratuita, porém as vagas são limitadas.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h00 às 17h00 e, aos domingos, entre 10h00 e 17h00. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu abre de segunda a sábado, das 9h00 às 18h00 e, aos domingos, entre 10h00 e 18h00. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Serviço:

12ª Primavera dos Museus

Biblioteca Humana

19/09 | QUA | 15h00

Mesa Redonda | “Educação Museal e a Educação Integral em Diálogo”

20/09 | QUI | 16h00

Oficina de contação de histórias com Alexandre Camilo

22/09 | SÁB | 15h00

Varandinha Pedagógica

23/09 | DOM | 15h00

Informações Imprensa

Museu do Café