HomeAssessoria ReleasesMuseu do Café leva história e cultura ao público em casa por meio de visitas guiadas online

Museu do Café leva história e cultura ao público em casa por meio de visitas guiadas online

Para o início de junho, a programação também inclui oficina de fotografia, artigos de pesquisa e lives com o barista

Há mais de dois meses, a presença do Museu do Café, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia do Estado de São Paulo, se tornou ainda mais ativa na internet – ao longo desse período, foram realizadas diversas exposições, lives, palestras e interações nas redes sociais. Em junho, a programação digital que a instituição vem construindo desde o começo da quarentena continua a crescer, proporcionando atividades e passatempos gratuitos para facilitar o isolamento social.

Visitas educativas guiadas

1 e 10 de junho

Partindo do olhar educativo sobre a exposição virtual “Calixto: discurso do progresso e identidade paulista” e a perspectiva da equipe em relação ao edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, a iniciativa, antes praticada presencialmente, oferecendo mediações envolvendo os eixos norteadores desenvolvidos pelo Museu, foi repaginada para o ambiente online. Agora, na plataforma Google Arts & Culture, a proposta visa estabelecer diálogos entre os educadores e os visitantes por meio da internet, assim, construindo diferentes pontos de vista ligados aos conteúdos que permeiam o patrimônio cultural do café.

As duas primeiras visitas serão liberadas, respectivamente, em 1 e 10 de junho, e, ao longo do mês, o projeto desenvolverá novidades e pautas novas. 

Artigo Epidemias de Santos e o Porto Maldito (1889 – 1895)

5 de junho

Este artigo tem como objetivo buscar as referências da “cidade febril”, partindo das seguintes perguntas: como Santos se tornou um “porto maldito”? Quais fatores levaram marinheiros e imigrantes a evitarem esse destino? O que, de fato, se falava na documentação e como as informações foram veiculadas à época? Para responder essas perguntas, serão utilizadas pesquisas já produzidas sobre o assunto, informações encontradas em jornais do repositório virtual da Biblioteca Nacional e documentação levantada no arquivo público de Santos, sob custódia da Fundação Arquivo e Memória.

No dia 5, o conteúdo será publicado no blog do Museu.

Lives com barista do Museu

5, 12,19 e 26 de junho, às 15h

Responsável pela formação de diversos profissionais nos cursos e capacitações promovidas pelo Museu, o especialista Hallyson Ramos ministrará lives semanais no Instagram a partir do dia 5: toda sexta-feira, às 15h, o barista abordará a extração do café e receitas para preparar em casa. Replicando o sucesso das transmissões realizadas no mês anterior, o foco também estará nas dúvidas de quem assiste, oferecendo orientações sobre equipamentos, métodos e utensílios que podem auxiliar o aprimoramento da bebida.

Live “Hospedaria em Quarentena e Epidemias”

9 de junho, às 17h

Os grandes surtos de febre amarela e varíola que atingiram o Litoral e o Interior de São Paulo interferiram de tal forma na entrada de trabalhadores europeus e na exportação do grão que torna-se assunto incontornável na bibliografia, desafiando estudiosos do tema há anos. Por isso, nesta live, os pesquisadores do Museu da Imigração, Henrique Trindade, e do Museu do Café, Bruno Bortoloto, farão um bate-papo sobre epidemias, imigração e comércio do café no fim do século XIX, trazendo particularidades sobre a história da Hospedaria do Brás e sobre o porto de Santos.

Oficina “Olhar fotográfico dentro de casa”

10 de junho, às 18h

Por meio da plataforma online Zoom, Gino Pasquato ensinará princípios básicos da fotografia em uma oficina voltada ao público geral – não será necessário equipamento profissional ou conhecimento técnico prévio. Incentivando os participantes a explorarem os espaços em casa, o encontro digital irá abordar temas importantes para o registro de boas imagens, como a linguagem e o olhar.

Os interessados em aderir devem entrar em contato por meio do e-mail inscricao@museudocafe.org.br. Após o cadastro, as informações de acesso serão encaminhadas pela equipe do MC.

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de terça a sábado, (fechado às segundas) das 9h às 17h e, aos domingos, das 10h às 17h

R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade

Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

museudocafe.org.br 

Compartilhe!