HomeCultura + DESTAQUES ESPECIAIS Cultura + NotíciasMuseu do Café inaugura exposição sobre modos de preparo da bebida

Museu do Café inaugura exposição sobre modos de preparo da bebida

A partir do dia 30 de novembro, visitantes poderão conhecer diversas maneiras de fazer café

Com o aumento do seu consumo no mundo e a descoberta de novas tecnologias, o café passou a ser preparado de diferentes formas. Para apresentar ao público métodos utilizados nessa extração, o Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura a exposição temporária “Vai um Café? Cafeteiras e Modos de Preparo” no dia 30 de novembro, às 19h00, com entrada gratuita.

O método árabe/turco predominou nos primeiros séculos desde a descoberta do grão, sendo adotado e adaptado pelos europeus. Já no século XIX, novas cafeteiras surgiram para simplificar, otimizar o tempo de extração ou valorizar o aroma e sabor.

O esforço contínuo de aprimoramento no preparo da bebida através dos séculos fez com que, atualmente, existam inúmeras formas disponíveis para “passar um cafezinho”. Ainda assim, a maioria é desconhecida pelo brasileiro, que tem preferência histórica pelo coado/filtrado, seguido pelo espresso e solúvel.

Na mostra temporária, o público poderá conhecer 17 maneiras de preparo que ainda permanecem em uso, incluindo modelos artesanais e mecânicos. Prensa Francesa, Soft Brew, HarioV60, Moka e Sifão são algumas das peças da exposição, que ficará em cartaz até o mês de junho de 2018. A curadoria dividiu os objetos de acordo com os seus sistemas de funcionamento: ebulição e decantação, filtragem ou percolação, prensagem, vácuo e pressão.

Serviço

Inauguração da Exposição “Vai um Café? Cafeteiras e Modos de Preparo”

30/11 | QUI | 19h00

Local: Museu do Café

Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Preço: Grátis

Telefone: (13) 3213-1750

* Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 10, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.

Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

RelatedPost

Compartilhe!