HomeAssessoria ReleasesMuseu De Arte Sacra de São Paulo inaugura mostra fotográfica

Museu De Arte Sacra de São Paulo inaugura mostra fotográfica

O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, dando sequencia às mostras comemorativas do seu Jubileu de Ouro a ser completado em Junho de 2020, exibe “…e passa a procissão”, um conjunto de fotos de seu acervo que constituem uma releitura da mostra “Andores, Opas e Anjos: Passa a Procissão”, de 1985, realizada pelo então diretor Pe. Godinho.

Os fotógrafos Juca Martins, Miguel Chikaoka, Adenor Godim, Rosa Gauditano, Penna Prearo, Aristides Alves, Eduardo Simões, Claudio Versiani e Ricardo Malta registraram demonstrações de fé, na data, em locais plurais como Juazeiro, Belém, São Luiz do Paraitinga, Itapevi, Cachoeira, Serro, Ouro Preto e Monte Santo, no período entre 1975 e 1984.

De acordo com o curador da primeira exposição, “A primeira referência a procissão no Brasil data do século XVI, numa carta de Pe. Manoel da Nóbrega. Seu objetivo catequético é evidente, já que tais cerimônias procuravam suscitar e afervorar o sentimento religioso do silvícola, recentemente conquistado à fé católica. São Paulo não passava de um pequeno núcleo populacional, em 1585, e o Pe. Fernão cardim nos fala do hábito que se tornará tradição na cultura religiosa brasileira: “…fomos em procissão até a Igreja com uma dança de homens de espadas e outra dos meninos da escola, todos iam dizendo seus ditos às santas relíquias”. Essas tradições lamentavelmente encontram-se em vias de desaparecimento. A sociedade de massas, a tecnologia, o fundo apelo popular aos meios eletrônicos de comunicação e o próprio esvaziamento do sentimento religioso, talvez hoje mais interiorizado, e menos dado a demonstrações públicas, tudo isso constitui ameaça eminente à permanência dessas tradições e de seu sabor provinciano”.

Um resgate da história de São Paulo e demonstrações de fé, são exibidos em 34 imagens de diversos fotógrafos.

Exposição: “…e passa a procissão”

Curadoria: Beatriz Cruz

Abertura: 17 de agosto de 2019, sábado, às 11h

Período: 18 de agosto a 05 de outubro de 2019

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – www.museuartesacra.org.br

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (estação Tiradentes do Metrô)

Tel.: 11 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas

Horários: De terça-feira a domingo, das 9 às 17h | Presépio Napolitano: das 10 às 11h, e das 14h às 15h

Ingresso: R$ 6,00 (Inteira) | R$ 3,00 (Meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem – mediante comprovação) | Grátis aos sábados

Número de obras: 34

Técnica: fotografia

Dimensões: Variadas

O museu

Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, é uma das mais importantes do gênero no país. É fruto de um convênio celebrado entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, em 28 de outubro de 1969, e sua instalação data de 28 de junho de 1970. Desde então, o Museu de Arte Sacra de São Paulo passou a ocupar ala do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, na avenida Tiradentes, centro da capital paulista. A edificação é um dos mais importantes monumentos da arquitetura colonial paulista, construído em taipa de pilão, raro exemplar remanescente na cidade, última chácara conventual da cidade. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1943, e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Estado de São Paulo, em 1979. Tem grande parte de seu acervo também tombado pelo IPHAN, desde 1969, cujo inestimável patrimônio compreende relíquias das histórias do Brasil e mundial. O Museu de Arte Sacra de São Paulo detém uma vasta coleção de obras criadas entre os séculos 16 e 20, contando com exemplares raros e significativos. São mais de 18 mil itens no acervo. O museu possui obras de nomes reconhecidos, como Frei Agostinho da Piedade, Frei Agostinho de Jesus, Antônio Francisco de Lisboa, o “Aleijadinho” e Benedito Calixto de Jesus. Destacam-se também as coleções de presépios, prataria e ourivesaria, lampadários, mobiliário, retábulos, altares, vestimentas, livros litúrgicos e numismática.