HomeAssessoria ReleasesMuseu da Língua Portuguesa na Bienal do Livro

Museu da Língua Portuguesa na Bienal do Livro

Experiência-símbolo, a Praça da Língua será montada na 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Espaço terá atividades educativas que destacam as várias formas de falar o nosso idioma

O Museu da Língua Portuguesa, em reconstrução na Estação da Luz, levará sua experiência-símbolo para a 25ª Bienal Internacional do Livro, que começa no próximo dia 3 no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Pela primeira vez em São Paulo desde que o Museu foi atingido por um incêndio, em 2015, uma instalação audiovisual vai recriar a Praça da Língua, espécie de “planetário do idioma” que homenageia a língua portuguesa escrita, falada e cantada, em um espetáculo imersivo de som e luz.

A experiência na Bienal recupera extratos do áudio original do Museu da Língua Portuguesa, desenvolvido com curadoria de Arthur Nestrovski e José Miguel Wisnik. São trechos de poesia, prosa e música produzidas em língua portuguesa – de Carlos Drummond de Andrade a Dorival Caymmi, passando por Fernando Pessoa, Nelson Rodrigues e Lamartine Babo –, interpretados por nomes como Maria Bethânia e Matheus Nachtergaele.

Seguindo o espírito que consagrou o Museu da Língua Portuguesa, as ações na Bienal do Livro combinam tecnologia, literatura e interação com os diversos públicos. O espaço do Museu se completa com a Praça Educativa, que trará atividades lúdicas para celebrar a língua portuguesa e seus vários falares. O público vai poder construir suas próprias histórias, perceber as diferenças regionais da língua falada no Brasil e descobrir curiosidades sobre os outros países onde se fala português no mundo – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa está prevista para se encerrar no segundo semestre de 2019. Em julho foram concluídas as obras externas do edifício, com o fim da reconstrução da cobertura. Em setembro, terão início as obras de recuperação interna do Museu.

A participação do Museu da Língua Portuguesa na Bienal Internacional do Livro de São Paulo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da EDP, Grupo Globo e Itaú Cultural.

Reencontro do público de São Paulo com o Museu

“A presença na Bienal do Livro de São Paulo é muito significativa para nós porque o público da cidade e da região vai poder reencontrar, depois do incêndio em 2015, uma das experiências mais marcantes do Museu da Língua Portuguesa. Assim, celebramos nosso idioma e nos unimos à causa da formação de novos leitores, incluindo cada vez mais professores e estudantes nesta festa da cultura”, diz Hugo Barreto, secretário geral da Fundação Roberto Marinho.

“É de fundamental importância para a Secretaria da Cultura que o Museu da Língua Portuguesa esteja na Bienal do Livro. O Brasil é um país em que a população pouco lê e o Museu certamente estimula a leitura de nossos autores. A Bienal do Livro também é um evento que recebe muitos estudantes e esperamos que esses jovens se aproximem do Museu, por seu conteúdo dinâmico e atraente. Para nós, cultura e educação precisam andar lado a lado”, afirma Romildo Campello, secretário da Cultura do Estado de São Paulo.

“É um prazer para a EDP trazer à Bienal do Livro uma das principais atrações do Museu da Língua Portuguesa, antecipando ao público um pouco do que poderá ser visto quando da sua reinauguração. Como defensora da preservação e da valorização do nosso idioma, a EDP vê na Bienal uma importante oportunidade para promover e instigar nas novas gerações o apreço pela rica literatura produzida em Português”, afirma Miguel Setas, presidente da EDP, empresa do setor elétrico e patrocinadora máster da reconstrução do Museu da Língua Portuguesa.

Sobre o Museu da Língua Portuguesa

Primeiro museu no mundo totalmente dedicado a um idioma, o Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado na Estação da Luz, prédio-símbolo de São Paulo, em 2006. Em quase dez anos de funcionamento recebeu aproximadamente 4 milhões de visitantes. O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú e Sabesp e apoio do Governo Federal, por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do Museu. Mais informações sobre histórico e reconstrução em https://museudalinguaportuguesa.org.br/

Museu da Língua Portuguesa na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

De 3 a 12 de agosto de 2018