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Museu da Imigração promove Residência Artística para migrantes internacionais

Abordando a “acolhida”, projeto apresentará as experiências vividas nos processos migratórios

Visando estimular a produção cultural de migrantes internacionais, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa –, lança a primeira edição do Programa de Residência Artística. Com a temática “Acolhida”, a iniciativa, que recebe inscrições até o dia 22 de fevereiro, tem o objetivo de dar luz às memórias e às experiências vividas por essas pessoas no momento da sua chegada ao país de destino.

Utilizando a arte como uma expressão privilegiada para problematizar e tornar sensíveis conceitos importantes para o entendimento das migrações, como identidade, experiência, representação e direitos humanos, a ação pretende aproximar o público dos sentimentos e das expectativas daqueles que vivenciam um processo migratório em busca de novas oportunidades.

O programa selecionará até dois artistas para participarem de uma imersão nas atividades e rotinas do Museu da Imigração, com o objetivo de desenvolver um projeto de artes visuais (incluindo pintura, escultura, desenho, gravura, cerâmica, produção digital e instalação), sob a coordenação de gestores da instituição. A produção será realizada em ateliê aberto, montado nas dependências do MI, de forma que os visitantes possam acompanhar o processo de criação. Após a conclusão, o resultado da residência ficará exposto durante um mês.

A proposta é voltada para artistas iniciantes e demais interessados, que já tenham desenvolvido projetos similares nas linguagens descritas, com mais de 18 anos, sendo obrigatória a condição de migrante internacional residente no Brasil. O edital completo do programa está disponível no site do Museu, onde o público encontra, também, o formulário que deve ser preenchido e entregue junto com: um breve currículo atualizado, um portfólio com o encaminhamento de cinco a dez fotos de obras realizadas e comprovação documental de nascimento em outro país e de residência no Brasil.

As candidaturas, com todos os materiais solicitados, podem ser enviadas para o e-mail secretaria@museudaimigracao.org.br ou entregues, pessoalmente, na recepção do Museu, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 17h00, com exceção dos feriados. As inscrições acontecerão até o dia 22 de fevereiro de 2019, sendo os resultados divulgados até 2 de abril. Para os selecionados, a ação será realizada de maio a julho.

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, na Mooca, em São Paulo. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h00 às 17h00, e aos domingos entre 10h00 e 17h00. Os ingressos para visitação custam R$ 10, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br.

Serviço

Residência Artística

Inscrições: até 22 de fevereiro

Divulgação dos Resultados: até 2 de abril

Vigência da Residência: maio até julho

Local: Museu da Imigração

Informações Imprensa

Museu da Imigração

Assessoria de Comunicação

Joanna Flora | j.flora@museudaimigracao.org.br | (11) 2692-1866

Thâmara Malfatti | thamara@museudaimigracao.org.br

Caroline Nóbrega | comunicacao@museudaimigracao.org.br

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Assessoria de imprensa

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – easkwara@sp.gov.br

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | morsantos@sp.gov.br

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