HomeAssessoria ReleasesMuseu da Imigração: exposição tem como tema migrantes venezuelanos

Museu da Imigração: exposição tem como tema migrantes venezuelanos

Inauguração faz parte do Programa de Seminários do Observatório das Migrações em São Paulo, que contará, ainda, com mesa redonda e lançamentos de livros

Com foco para as famílias venezuelanas registradas por Chico Max em Roraima, a exposição fotográfica “La Jornada: A resiliência do povo venezuelano em busca de refúgio no Brasil” será inaugurada no Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – no dia 8 de fevereiro, às 12h00. Na mesma data, compondo as atividades do Programa de Seminários do Observatório das Migrações em São Paulo, haverá ainda mesa redonda e lançamentos de dois livros e um calendário.

Retratando populações indígenas, pedreiros, contadores, engenheiros e um juiz federal, as imagens da mostra foram realizadas por Max, nas cidades de Pacaraima e Boa Vista, em setembro de 2018, e revelam um fenômeno migratório complexo que atinge todas as classes socioeconômicas e culturais.

Com o olhar dos direitos humanos, os registros apresentam pessoas, profissão e sonhos, proporcionando uma reflexão sobre a imigração de maneira menos reagente e mais humana. Por meio de 20 fotografias, os visitantes poderão conhecer a realidade desses imigrantes e pensar sobre como essa é uma condição que pode ser vivida, a qualquer momento, por eles próprios, assim como por conhecidos e amigos.

A exposição temporária é uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) e ficará em cartaz no MI até o dia 31 de março.

Programação do Seminário do Observatório das Migrações em São Paulo

O cronograma do Programa de Seminários do Observatório das Migrações em São Paulo iniciará no dia 8, às 9h00, com a mesa redonda “Migrações Internacionais e Direitos Humanos”, que será mediada pela coordenadora da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério Público do Trabalho, Dra. Catarina von Zuben. Para participar da discussão, serão convidadas diversas autoridades, dentre elas o defensor público federal João Freitas de Castro Chaves; a auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Lívia dos Santos Ferreira; o representante do Fundo de População das Nações Unidas – UNFPA Jaime Nadal, e a chefe do escritório da ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) em São Paulo, Maria Beatriz Bonna Nogueira.

Na sequência, às 10h45, haverá os lançamentos dos livros “Migrações Venezuelanas” e “El éxodo venezolano: entre el exilio y la emigración” e do calendário “Juntas Impactamos”, sob orientação da coordenadora do Observatório das Migrações em São Paulo – NEPO/UNICAMP/FAPESP/CNPq, Rosana Baeninger, e do professor da PUCMinas, Duval Fernandes. Participarão desse momento, o fotógrafo Chico Max; o diretor do Centro de Estudos Migratório – Missão Paz, Paolo Parise; o gerente de serviço da Casa de Passagem para Migrantes Estrangeiros, José Roberto Mariano; o jornalista, imigrante venezuelano e fundador do Movimento Produtivo de Venezuelanos no Brasil, César Barrios; a organizadora do calendário, Juliana Armede, entre outros profissionais.

O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, na Mooca, em São Paulo. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h00 às 17h00, e aos domingos entre 10h00 e 17h00. Os ingressos para visitação custam R$ 10, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br.

 

Serviço

Abertura da Exposição “La Jornada: A resiliência do povo venezuelano em busca de refúgio no Brasil”

Data: 8 de fevereiro

Hora: 12h00

Entrada: Gratuita

Local: Museu da Imigração

Programa de Seminários do Observatório das Migrações em São Paulo

Mesa Redonda “Migrações Internacionais e Direitos Humanos”

Data: 8 de fevereiro

Hora: 9h00

Entrada: Gratuita

Local: Museu da Imigração

Lançamento dos Livros “Migrações Venezuelanas” e “El éxodo venezolano: entre el exilio y la emigración” e do Calendário “Juntas Impactamos”

Data: 8 de fevereiro

Hora: 10h45

Entrada: Gratuita

Local: Museu da Imigração

Compartilhe!