HomeCultura + Cultura + NotíciasMuseu da Imigração completa 25 anos com programação especial

Museu da Imigração completa 25 anos com programação especial

O Museu da Imigração irá comemorar, em 25/5, uma data muito importante para a sua história: seus 25 anos de funcionamento. Nesse mesmo dia, em 1993, foi assinado o decreto nº 36.987, que marcou a criação do equipamento cultural com o objetivo de levantar os dados, recolher os objetos e os documentos relacionados à imigração ocorrida no Estado de São Paulo. Para celebrar essa trajetória tão representativa, o público poderá acompanhar a execução de uma pintura ao vivo, ao som de um quinteto instrumental, no dia 24/5, e, no dia 25/5, será lançada uma nova exposição virtual. A programação é gratuita.

No domingo (24), os visitantes acompanharão o desenvolvimento de uma obra do artista plástico refugiado Lavi Kasongo no jardim do Museu, das 14h às 18h. A pintura será produzida ao vivo e os interessados poderão enviar lances para a aquisição da peça, que terá como foco a temática da imigração, traduzida nas experiências e memórias do artista. Kasongo é refugiado da República Democrática do Congo, estudou na faculdade de Belas Artes em Kinshasa, no seu país natal, e mora no Brasil desde 2015.

Compondo as ações comemorativas, a partir das 15h, o público e a produção artística serão embalados por uma apresentação musical do quinteto instrumental Suíte Êxodo, que conta com saxofone, piano, guitarra, baixo e bateria. A banda retrata a história da imigração de um povo e o repertório passeia pelo baião, jazz tradicional e contemporâneo, ritmos africanos e, até mesmo, a música pop, demonstrando a diversidade resultante das misturas desses fluxos culturais.

Na data oficial do aniversário (25), acontecerá o lançamento da exposição virtual “O caminho das Coisas” no Google Cultural Institute. A mostra é resultado do projeto “Encontros com o Acervo” e busca redescobrir as histórias de alguns objetos da coleção do MI. O link para acessar essa plataforma será divulgado nas mídias sociais e no site da instituição.

Onde

Foto: Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

RelatedPost

Compartilhe!