HomeCultura + Cultura + NotíciasMuseu da Imigração celebra aniversário de SP com atividades especiais

Museu da Imigração celebra aniversário de SP com atividades especiais

Em 2019, a cidade de São Paulo, maior metrópole do país, completa 465 anos e o Museu da Imigração promoverá uma programação especial com oficina de fotografia e exibição de filme sobre as lutas operárias, no dia 25 de janeiro. As atividades são gratuitas.

Proporcionando um panorama histórico entre fotografia, patrimônio e urbanismo, a oficina gratuita “A Fotografia e a Preservação Arquitetônica”, ministrada pela Claudia Chedid, professora da Panamericana Escola de Arte e Design, acontecerá no dia 25 (sexta-feira), das 9h00 às 13h00, e será dividida em dois momentos.

Na primeira parte da ação, das 9h00 às 10h45, a profissional apresentará recursos técnicos que envolvem a representação da arquitetura em espaços internos e externos, com aplicações nas práticas fotográficas. Os participantes serão convidados para uma reflexão sobre as ideias e os pensamentos de John Ruskin, um dos precursores na preservação de obras, levando em consideração as formas no espaço, a luz e a sombra, os métodos compositivos, a volumetria e os inventários.

O edifício da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás e as exposições do Museu da Imigração serão os cenários para as fotografias registradas pelos inscritos durante a parte prática da oficina, que iniciará às 11h00. Para participar, é necessário possuir uma câmera fotográfica digital e se inscrever pelo e-mail m.souto@museudaimigracao.org.br.

Dando continuidade à programação, a partir das 14h00, o Núcleo Educativo promove a exibição do filme “EntreVilas”, produzido durante o projeto de mesmo nome que combina arte, cidade e tecnologia para mostrar o cotidiano de vilas e a história das lutas operárias que marcaram a trajetória industrial de São Paulo. Na sequência, haverá uma roda de conversa com a equipe responsável pela produção e uma visita à exposição temporária “Sinta-se em casa”. Os interessados em participar devem enviar um e-mail para inscricao@museudaimigracao.org.br.

onde fica?

Compartilhe!