HomeCultura + DESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Assessoria ReleasesMuseu da Casa Brasileira realiza festival de arte e gastronomia

Museu da Casa Brasileira realiza festival de arte e gastronomia

No dia 07 de abril, sábado, das 10h00 às 20h00, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizará em parceria com a Comgás a primeira edição do festival Comgás Transforma. Com entrada gratuita, famílias poderão participar de atividades com as crianças, palestras, oficinas e ainda assistir a shows e documentários.

O dia começará dedicado aos pequenos, com oficinas infantis de escultura de balão, pintura artística facial e de desenho. A programação seguirá com feira de gastronomia, ao longo de todo o dia, oficinas de chefs renomados e apresentações de música com grupos Pequena Orquestra Interativa, Lov.Trio, DJ Dre Guazzelli, Bixiga70 e Hermeto Pascoal.

Foto: Banda Bixiga 70 – Divulgação

A proposta do evento é compartilhar experiências e valorizar quem transforma a realidade por meio da arte e da comida. Haverá uma exposição com vídeos de 15 personagens que têm em comum o olhar sobre a gastronomia como instrumento de transformação. Os vídeos têm a direção de Luiz Antônio Pilar, diretor de documentários premiados como “Remoção” e novelas como o remake de “Sinhá Moça”, vencedora do Emmy.

Foto: Erick Jacquin – Divulgação Band

Quatro chefs renomados convidados ministrarão palestras e realizarão oficinas de gastronomia, fazendo releituras dos pratos dos personagens de cada vídeo. É o caso de Rodrigo Oliveira, que está à frente do restaurante Mocotó e sua “cozinha nordestina sertaneja de pai para filho desde 1973”. Quem também marcará presença é Erick Jacquin, chef que está no Brasil desde 1994. Durante quatro anos, Jacquin comandou o Le Coq Hardy e depois assumiu a cozinha do Café Antiqüe, especializado em gastronomia francesa. Com 10 anos de Brasil, inaugurou a La Brasserie Erick Jacquin. Atualmente é um dos jurados do programa Master Chef Brasil.

Foto: Cenário da Novela “Meu Pedacinho de chão” – Divulgação Rede Globo

O projeto de cenografia do evento é assinado pelo mineiro Keller Veiga, cenógrafo da TV Globo desde 1980 e responsável por trabalhos premiados de novelas como “Meu Pedacinho de Chão”, “Velho Chico” e “Deus Salve o Rei” (atual novela das 19h00), entre outros.

O projeto é realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso, e pelo Museu da Casa Brasileira, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Comgás, e produzido pela Marolo Produções.

Programação

10h00
11h00
12h00
13h00
13h30
14h30
16h00
16h30
17h00
17h30
18h30
10h00

Início das atividades para crianças e feirinha de gastronomia;

11h00

Pequena Orquestra Interativa

A POIN, Pequena Orquestra Interativa, é um trabalho paralelo dos integrantes da Cia. Cabelo de Maria, septeto formado por músicos que tocam violão, flauta, sousafone, acordeom, violino e percussão. O espetáculo tem como principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados, por meio de ações que exploram ritmo, afinação, coordenação motora e memória. O som é uma mistura de música dos bálcãs, klesmer, valsas malucas e música cigana.

12h00

Aula-show Fernando Perin

13h00

Aula-show com Pedro Siqueira

13h30

DJ Dre Guazzelli

Dre Guazzelli tem mais de 25 turnês internacionais no currículo e começou a tocar aos 18 anos e em 2005 criou a INNER multi.art: festival que reúne mais de 100 artistas e cerca de 4 mil pessoas em um ambiente que mistura arte, cultura e música. Do sucesso dessa festa, em 2011 abriu a INNER entreprises, plataforma de eventos que conecta pessoas, artistas e marcas. O projeto conta com festas como a Sábado Dre Tarde, na qual ele toca em um determinado lugar por 7 horas até o pôr do sol, além do Réveillon AWE em Caraíva, Chocolate, Groovelicious, Grill e LEEDS. Sua empresa ainda se dedica à arte com a INNER Gallery e iniciativas voltadas para a yoga e a meditação, yoga escapes, high prana e rooftop yoga.

14h30

Bixiga70

Formada em 2010, a big band de São Paulo lança seu terceiro álbum, que como nos dois anteriores responde apenas por “Bixiga 70”. Não-título, senso de continuidade, para enfatizar que não se trata de uma criação a cada ponto, mas uma linha constante de criação e evolução – conceitual, artística, musical, espiritual, pessoal, dos dez músicos que formam a banda. Dez músicos em suas identidades pessoais, dentro de um coletivo que engloba jazz, funk e música afrobrasileira, a partir de uma gama de fortes influências que passa por dub e reggae, cumbia e carimbó, ethio-jazz e samba-jazz.

16h00

Aula-show Erick Jacquin

16h30

Pocket show Trilha Transforma

17h00

Aula-show Rodrigo Oliveira

17h30

Lov.Trio

Três violinistas dedicadas a misturar música erudita e pop. O LOv.Trio, formado por Thais Moraes, Fernanda Garcia e Jéssica Karoline, faz releituras particulares para sucessos de Coldplay, Michael Jackson, Calvin Harris, Bruno Mars, Calvin Harris, Ed Sheeran e uma versão rock and roll para um clássico de Vivaldi. O trio se prepara para a gravação do seu primeiro CD, que será disponibilizado nas principais plataformas do Brasil.

18h30

Show Hermeto Pascoal

Conhecido como “o bruxo” ou “o mago”, o alagoano Hermeto Pascoal é considerado por boa parte dos músicos como um dos maiores gênios em atividade na música mundial. Em 2018, completa 82 anos e continua a dançar e saltar no palco como um menino. Poli-instrumentista, é famoso por sua capacidade de extrair música boa de qualquer coisa, desde chaleiras e brinquedos de plástico até a fala das pessoas. Junte-se aí teclado, piano, flauta-baixo, escaleta, sanfona 8 baixos, berrante e uma infinidade de instrumentos que toca ao lado de seu lendário grupo, formação que mantém desde os anos 1970. Ao longo de sua carreira, já lançou mais de 35 discos e participou de incontáveis gravações.

RelatedPost

Compartilhe!