HomeAssessoria ReleasesMuseu da Casa Brasileira integra nova peça ao acervo

Museu da Casa Brasileira integra nova peça ao acervo

Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Sociedade Civil por meio da organização social de cultura A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, passa a integrar o acervo um Berço tipo Moisés da década de 1890, doado pela família Monteiro. A peça é destaque no painel expositivo‘Berços Coleção MCB’.

Outros dois berços recém incorporados ao acervo fazem parte da coleção: um original da marca nacional “Patente”, datado de 1936,e outro, da mesma década, feito em madeira torneada no “estilo Patente”, muito difundido à época.

O Berço tipo Moisés, omais antigoda coleção, tem origem europeia,e pertenceu inicialmente ao filho do empresário paulistaJorge Street, nascido em 1898. Produzido em série, é desmontável para facilitar o transporte e composto por cinco partes (dois pés,trava central, cesto e suporte para mosquiteiro); possui estrutura em ferro forjado, cesto com base e borda de metal revestido por tecido e trama de corda de algodão.

Serviço:Berços Coleção MCB

Apoio: Acervo Fundação Energia e Saneamento

Agradecimentos: Lilian Forelli Niederauer e Angélica Santi

Sobre MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Compartilhe!