@culturasp - secretaria da cultura do estado de são paulo

Museu da Casa Brasileira inaugura a exposição 32º Prêmio Design

Publicado em 1 de novembro de 2018

No dia 10 de novembro, sábado, das 10h às 20h, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado gerida pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, abre a exposição do 32º Prêmio Design MCB, realizado desde 1986, com o objetivo de valorizar a atuação dos profissionais de design junto à indústria do país e incentivar o debate acerca da produção nacional no segmento.

A exposição contará com 50 peças premiadas e 70 selecionadas pela comissão julgadora em 2018, junto à mostra do Concurso do Cartaz que trará a peça vencedora, além de 10 destaques e 90 trabalhos selecionados. Os visitantes também poderão participar da votação popular ao receber uma cédula para votar no cartaz favorito. A visitação vai até 10 de fevereiro de 2019.

A abertura da exposição, que ganhou novo formato em 2017, trocando a cerimônia de premiação por uma feira de publicações especializadas em arquitetura e design, ocorre em caráter de festival, contando com lançamento de livros, oficinas educativas e food trucks, além do tradicional encontro aberto com a comissão julgadora e os premiados.

Este ano, o Prêmio Design recebeu 663 trabalhos, que foram julgados por duas comissões independentes. Levi Girardi, designer formado pela FAAP-SP e sócio fundador do estúdio de design e inovação Questtonó, coordenou a comissão avaliadora nas categorias de produtos: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis e Utensílios. E a categoria de Trabalhos Escritos foi coordenada por Cibele Haddad Taralli, graduada com mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP e atua em docência e pesquisa nos campos da arquitetura e do design.

Confira a programação de abertura da exposição:

– 10h às 20h – Visitação à exposição 32º Prêmio Design MCB e mostra Concurso do Cartaz

Estarão na exposição os 50 produtos e publicações premiados, divididos entre 1º, 2º, 3º lugares e menções honrosas, 70 peças selecionadas pela comissão julgadora e a mostra do Concurso do Cartaz contará com a peça vencedora, além de 10 destaques e 90 trabalhos selecionados.

– 10h às 20h – Feira de publicações especializadas em arquitetura e design

Durante a abertura da exposição do 32º Prêmio Design MCB, editoras focadas em design, arquitetura e arte disponibilizarão suas publicações com até 20% de desconto. Participam: Bei, Blucher, Edições SESC, Edusp, Gustavo Gili, Monolito, Romano Guerra, Olhares, Perspectiva, Senac e Ubu. A feira contará também com a participação dos parceiros de mídia: Revista Projeto, Revista 29Horas, Revista abcDesign, Revista L+D, além de uma bancada com publicações do MCB em caráter de doação sugerida.

– 11h – Encontro da comissão julgadora e premiados

Roda de conversa com jurados, participantes e público geral.

– 13h às 14h30 – Oficina de Encadernação com Anna Jankov – Fedrigoni e Ed. Gustavo Gili

Na atividade os participantes aprenderão sobre encadernação manual, uma arte milenar que vem conquistando seu espaço no mercado, e ganharão um voucher de 30% de desconto para adquirir a publicação ‘Como fazer seus próprios livros’, de Charlotte Rivers, da editora Gustavo Gili. (*12 vagas)

*as senhas serão entregues uma hora antes da atividade.

– 14h às 17h – Oficina de Cartazes E Agora? – Educativo MCB

O educativo do Museu convida o público para uma oficina de cartazes a partir de diversas linguagens e procedimentos tais como carimbos, colagens, veladuras e fitacrepismos. (*20 vagas)

*as senhas serão entregues uma hora antes da atividade.

– 14h às 15h30 – Lançamento do livro ‘Dez ensaios sobre memória gráfica’, de Priscila Lena Farias e Marcos da Costa Braga (org.) – Editora Blucher

Na ocasião haverá uma mesa de debate com os organizadores da publicação e Gustavo Piqueira, da Casa Rex, responsável pelo projeto gráfico do livro. A mediação será de Eduardo Blucher.

– 15h às 16h30 – Oficina de Serigrafia com Ricardo Sutto – Fedrigoni e Ed. Gustavo Gili

Na atividade os participantes aprenderão sobre serigrafia produzindo seu próprio cartaz e ganharão um voucher de 30% de desconto para adquirir o livro ‘Mestres da serigrafia’, de Dolly Demoratti, John Z. Komurki e Luca Bendandi, da editora Gustavo Gili. (*12 vagas)

*as senhas serão entregues uma hora antes da atividade.

– 16h às 17h30 – Lançamento do livro ‘Percival Lafer – design, indústria e mercado’, de Jayme Vagas – Editora Olhares

Na ocasião haverá um bate-papo com o autor da publicação e o próprio Percival Lafer. A mediação será de Otávio Nazareth, sócio-fundador da Editora Olhares.

– 17h às 18h30 – Oficina de Caligrafia e Lettering com Silvia Cavalcanti – Fedrigoni e Ed. Gustavo Gili

Na oficina serão realizados treinos iniciais com bico de pena, além de uma breve explanação sobre técnicas, história e ampla gama possível de serviços que um calígrafo pode oferecer, incluindo o lettering. Os participantes também ganharão um voucher de 30% de desconto para adquirir o livro ‘Os segredos de ouro e do lettering’, de Martina Flor, da editora Gustavo Gili. (*12 vagas)

*as senhas serão entregues uma hora antes da atividade.

– 18h – 19h30 – Lançamento do livro ‘Dezoito graus’, de Lauro Cavalcanti – Editora Olhares

O autor, Lauro Cavalcanti, e Otávio Nazareth, da editora Olhares, conversarão sobre a publicação e responderão as perguntas do público.

– 10h às 20h – Foodtrucks

Lanches, comidas vegetarianas e doces. Confirmadas as participações de Bigorna Food Truck, Fishbone e Como Le Gusta.

Sobre o MCB O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Sobre o Prêmio Design MCB

O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira. A premiação revela talentos e consagra profissionais e empresas. O Prêmio é dividido em dois momentos principais: o Concurso do Cartaz e, em seguida, a premiação dos produtos e trabalhos escritos. Entre junho e agosto, o MCB recebe criações (protótipos ou em produção) nas categorias: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Utensílios e Trabalhos Escritos. Os inscritos são analisados por duas comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de Produto e outra para Trabalhos Escritos. Por fim, são escolhidos os premiados, divididos entre 1º, 2º e 3º lugares e menções honrosas, além dos selecionados que também compõe a exposição. Como resultado do Prêmio Design MCB, o Museu realiza uma mostra com os vencedores e selecionados de cada categoria da edição, que fica em cartaz por cerca de três meses.

SERVIÇO:

32º Prêmio Design MCB

10 de novembro, sábado, das 10h às 20h

Abertura da exposição com as peças premiadas e selecionadas da 32ª edição e mostra do Concurso do Cartaz; Encontro com o júri e premiados; Feira de publicações especializadas em design e arquitetura; Lançamento de livros; Oficinas; Foodtrucks.

Realização: MCB

Apoio: Revista abcDesign, ABD, ABEDESIGN, ADP, Arco, Revista L+D, Paralela, Revista Projeto, Senac SP, Santinho, Meliá Jardim Europa e Revista 29HORAS.

VISITAÇÃO De terça a domingo, das 10h00 às 18h00 Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Informações para a imprensa – Museu da Casa Brasileira

Suzana Gnipper – (11) 3026-3910 | comunicacao@mcb.org.br

Jaqueline Caires – (11) 3026-3900 | analistacomunicacao@mcb.org.br

Diane Nascimento – (11) 3026-3900 | estcomunicacao@mcb.org.br

Informações para a imprensa – Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

Elisabete Alina – (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com

Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com

Compartilhe!