@culturasp - secretaria da cultura do estado de são paulo

Museu da Casa Brasileira apresenta ‘balanço do samba’ em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Publicado em 13 de novembro de 2018

A apresentação será no dia 18 de novembro, domingo, às 11h; entrada gratuita

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado gerida pela Sociedade Civil por meio de A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, apresenta o show “O balanço do samba”, do grupo Magno Bissoli Quarteto, em 18 de novembro, domingo, às 11h, com entrada gratuita. Na ocasião, o músico também lançará a terceira edição da partitura de seu método para bateria que tem o propósito de auxiliar e incentivar a prática deste gênero musical.

Serão executadas canções de renomados compositores como Paulinho da Viola, Ismael Silva, Heitor dos Prazeres, Cartola, Johnny Alf, Djavan, entre outros, e, dessa forma, será retratada – resumidamente – a história do samba. A apresentação será realizada por Fábio Leandro (piano), Gibson Freitas (contrabaixo), Marim Meira (trombone) e Magno Bissoli (bateria).

Com quatro décadas de carreira, Magno trabalha desde concertos solo a performances com orquestra sinfônica, o que resulta numa discografia com 20 títulos. Em 1981, formou seu primeiro quinteto na Dinamarca e até 2008 desenvolveu atividades com instituições ligadas ao Ministério da Cultura dinamarquês. Trabalhou com Bibi Ferreira e apresentou-se com Os Originais do Samba, Doris Monteiro, Wilson Simonal, Moacir Santos e o grupo norte americano Manhattan Transfer.

Em 2012, a Editora Unesp publicou seu livro “Samba e Identidade Nacional – das origens à era Vargas”, resultante de sua tese de doutorado em História. Além disso, é percussionista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e realiza um trabalho autoral com seu quinteto e com Ensemble Bissamblazz.

Sobre o projeto Música no MCB

Com edições contínuas desde 1999, o projeto Música no MCB já beneficiou mais de 240 mil pessoas, que tiveram acesso gratuito a shows de grupos como Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca e Traditional Jazz Band, entre outros. As apresentações, que acontecem em palco montado no terraço do Museu da Casa Brasileira entre os meses de março e dezembro, reúnem atualmente cerca de 400 espectadores em média a cada domingo.

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SERVIÇO:

Música no MCB – 19ª temporada

NOVEMBRO

18/11 Magno Bissoli Quarteto

DEZEMBRO

09/12 Orquestra Pinheiros e Coral

Dia e Horário: Domingos, sempre às 11h00

Entrada gratuita

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032.3727

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Compartilhe!