HomeAssessoria ReleasesMuseu da Casa Brasileira antecipa o Carnaval com atrações musicais gratuitas em fevereiro

Museu da Casa Brasileira antecipa o Carnaval com atrações musicais gratuitas em fevereiro

Dias 02 e 09 de fevereiro, domingos, às 11h, Sainha de Chita e IluInã se apresentam no terraço do Museu

O projeto Música no MCB, realizado pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, antecipao Carnaval em sua 21ª temporada.Nos dias 02 e 09 de fevereiro, domingos, às 11h, a farrinha musical está garantida e tem entrada gratuita.

O Sainha de Chita foi fundado em 2015 por integrantes do Bloco Saia de Chita para animar as crianças e os pais antes da grande bagunça começar. Tornou-se a versão infantil do bloco maior, presente há 13 anos no circuito do Carnaval paulistano. A ideia de criar o Sainha nasceu no momento em que muitos integrantes do grupo adulto (Saia de Chita) começaram a ter suas crias e passaram a buscar atividades onde pudessem interagir e brincar junto com os pequenos, compartilhando com eles o gosto e o espírito da festa democrática de rua. A apresentação do grupo no projeto Música no MCB estreia a programação musical do mês de fevereiro com um show especial, que acontecerá em conjunto com a oficina Casa na Praia do Educativo MCB, atividade que transforma o jardim do Museu em praia e oferece frescobol, peteca, frisbee, esguicho, banho de sol e esculturas de areia para todo mundo brincar, brincar e brincar! Dia 02 de fevereiro vai ser um dia de folia no MCB!

O Sainha de Chita traz temas regionais como samba, frevo, ijexá, axé e carimbó, além de composições autorais como ‘Tô de Férias’, ‘Quente Queimado’, ‘Artistas mambembes’ e ‘E o neném fica com quem?’. Com o astral e a energia do carnaval de rua o grupo chama os pequenos para fazer uma grande festa, conectando estas linguagens musicais e a alegoria do carnaval para construir um colorido universo infantil. O espetáculo conta com diversos números, encenações, brincadeiras e interações. A direção musical é de Guilherme Varella e Camila Brasiliano. O grupo já passou pelos palcos do Sesc Pinheiros, Virada Cultural (Viradinha), Casa Natura Musical, entre outros espaços, e todos os anos sai às ruas durante o Carnaval.

Na semana seguinte quem traz o Carnaval para o palco do MCB é o Bloco Afro Afirmativo IluInãcom o show ‘Carnaval e Resistência’, uma homenagem às sociedades e instituições de legado afro brasileiro que fizeram do carnaval um grito de luta em meio à folia.

Na apresentação do Museu, o público poderá conhecer as composições do grupo que resgatam e reapresentam grandes sambas. O show contará com a participação da sambista, Adriana Moreira, o multi-artista, Melvin Santhana e uma das maiores vozes da música baiana, cantora do bloco Ilê Aiyê, que apadrinhou o bloco em 2018, Iracema Kiliane.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

 

SERVIÇO:

Música no MCB – 21ª temporada

FEVEREIRO

02/02 –  Sainha de Chita

09/02 –  Bloco Afro Afirmativo IluInã

 

Dia e Horário: Domingo, às 11h00

Entrada gratuita

Local: Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano

Tel.: (11) 3032.3727

Museu da Casa Brasileira

Av. Faria Lima, 2705

Tel.: (11) 3032-3727

 

VISITAÇÃO AO MUSEU

De terça a domingo, das 10h00 às 18h00

Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada

Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local

Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | mcb.org.br

Compartilhe!