HomeAssessoria ReleasesMuseu Catavento promove ciclo de lives

Museu Catavento promove ciclo de lives

As ações compõem a programação do #CataventoEmCasa e visam levar mais informação e conhecimento para o seu público

O Museu Catavento – equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, administrado pela Catavento Cultural e Educacional – reforçou as ações em suas plataformas digitais para promover ainda mais o equipamento no ambiente virtual. Parte da campanha compreende a realização de lives que acontecerão com maior intensidade a partir de junho.

Nesta sexta-feira, 12 de junho, o Museu Catavento inicia um ciclo de lives com profissionais e parceiros para levar mais informação e conhecimento para o seu público. Os temas deverão ser norteados pela missão e visão do museu e abordados sempre de forma simples e objetiva para atingir o maior número de pessoas possível.

Cronograma:

12 de junho – às 17h – “Reflexão a cerca da inclusão das pessoas com deficiência nos diversos espaços”, com Beatriz Critelli – professora na Universidade Federal Fluminense, Doutoranda em Ensino de Ciências para pessoas com Surdocegueira pela USP – e mediação de Jéssica Dezuani, responsável pelo Núcleo Catavento Acessível do Museu Catavento.

19 de junho – às 16h – “Inclusão em museus de Ciência” – Marília Tocalino, coordenadora da iniciativa Bayer Educação para #vidamelhor, e Jéssica Dezuani, responsável pelo Núcleo Catavento Acessível do Museu Catavento, conversam sobre o dia a dia do trabalho de pessoas com deficiência no Museu Catavento.

21 de junho – às 14h – “Museus de ciência em tempos de pandemia” – Museu Catavento e Science Museum falam sobre a situação dos museus de ciências na atualidade, com Giovana Zocoli, oficial de Estratégia e Engajamento Global do Science Museum e mediação de Paula Ferreira, museóloga do Museu Catavento.

A programação virtual pensada para o #CataventoEmCasa é composta também por séries que contam o dia a dia do museu e um pouco mais de suas instalações; resgata histórias do Catavento desde a inauguração em 2009; promove a participação do público com enquetes educativas e memórias do visitante no museu; expõe e explica o acervo do Catavento; traz conteúdos “mão na massa”, para as famílias reproduzirem em casa, e muito mais.

Redes sociais do museu:

Facebook: @cataventocultural

Instagram: @museucatavento

Twitter: @MCatavento

Youtube: Museu Catavento

Sobre o Museu Catavento

O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Sobre o programa Bayer Educação para #vidamelhor

Bayer Educação para #vidamelhor é uma iniciativa que tem como objetivo compartilhar conhecimento sobre saúde, nutrição e ciência promovendo a diversidade e inclusão.

Sobre o Science Museum

O Science Museum Group abrange o Science Museum, o National Railway Museum, o Science & Industry Museum, o Science & Media Museum e o Locomotion. Como a maior aliança mundial de museus de ciência o Science Museum usa sua paixão, criatividade e uma coleção incomparável que abrange ciência, tecnologia, engenharia, matemática e medicina para inspirar o futuro de mais de cinco milhões de visitantes por ano.