HomeAssessoria ReleasesMuseu Catavento em casa

Museu Catavento em casa

No #CataventoEmCasa desta semana confira o experimento da “Lanterna Mágica”

A ação #CataventoEmCasa do Museu Catavento – equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado – propõe experimentos simples e seguros, e no melhor estilo “mão na massa”, para as famílias produzirem em suas próprias casas. 

Neste sábado será apresentado o experimento da “Lanterna Mágica”, uma atividade tão simples que para desenvolvê-la, mais do que ferramentas, basta usar a criatividade. Em um jogo de luz e sombras você vai poder contar histórias de um jeito bem diferente. 

Utilizando um copo, ou qualquer superfície em formato de rolo, como os de papel higiênico por exemplo, basta tampar um dos lados com fita adesiva transparente e desenhar sobre a fita utilizando canetinha hidrocor. Com o desenho pronto, basta ligar a lanterna dentro do rolo e desligar a luz ambiente para ver o desenho projetado pelo experimento, divertido e sustentável.

O Educativo do Museu Catavento se inspirou na boa ideia da página @Reiventar para produzir a experiência. 

Redes sociais do museu:

Facebook: @cataventocultural

Instagram: @museucatavento

Twitter: @MCatavento

Youtube: Museu Catavento (/cataventocultural)

Sobre o museu

O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial. 

Compartilhe!