HomeAssessoria ReleasesMuseu Afro Brasil tem programação especial para o mês das mulheres

Museu Afro Brasil tem programação especial para o mês das mulheres

“Visita Temática Mulheres Negras” e “Oficina Artistas Negras” serão atividades oferecidas pelo museu durante o mês de março

Carolina Maria de Jesus, Dona Olga do Alaketu, Ruth de Souza, Clementina de Jesus, Dona Zica, Mercedes Baptista, Madalena Reinbolt, Sônia Gomes, Rosana Paulino, Elza Soares, Eliza Lucinda… são muitas as mulheres negras cuja as contribuições intelectuais foram, e continuam sendo, fundamentais na história do país. O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Museu Afro Brasil – organização social de cultura, preparou para o próximo mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, uma programação que destaca essa valiosa presença feminina, responsável por uma série de conquistas sociais, culturais, políticas e econômicas para todo o país.

Promovida pelo Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, a programação tem início no próximo dia 8, Dia Internacional da Mulher, com a “Visita Temática Mulheres Negras”, que acontece às 13h30. Nesta atividade, a mediação terá como foco a presença de mulheres negras na exposição de longa duração. Durante o percurso pelos corredores do museu os visitantes serão instigados a refletir sobre a importância e a contribuição das mulheres enquanto artistas, escritoras, líderes religiosas, entre outras personagens fundamentais da história brasileira.

A “Visita Temática Mulheres Negras” acontece também nos dias 9, (às 14h00), e 23 de março (às 11h00). Os encontros têm duração de 1h15 e são abertos ao público em geral. Para participar é necessário inscrever-se através do link disponível no site do museu.

Também integra a programação especial a “Oficina Artistas Negras”, que acontece no dia 16, às 15h00. A oficina propõe-se a refletir sobre a materialidade e a poética presente na obra da artista Madalena Reinbolt. Após a conversa, o público será convidado a produzir um bordado com base nas tramas, linhas e memórias que compõe as obras da artista.

A “Oficina Artistas Negras” é gratuita e aberta ao público em geral. Para participar também é necessário inscrever-se pessoalmente através do site museuafrobrasil.org.br

Homenagem à Ruth de Souza

Desde o início da segunda quinzena do mês de fevereiro as vitrines externas do Museu Afro Brasil exibem uma homenagem à atriz Ruth de Souza. Composto por 10 ampliações fotográficas com registros históricos da carreira da atriz, a “Homenagem à Ruth de Souza” apresenta imagens dos anos 1950 e 1960 pertencentes ao arquivo pessoal da artista.

As históricas imagens retratam a atriz, entre outros trabalhos e ocasiões profissionais, nos bastidores da novela “A Deusa Vencida”, a primeira novela da TV Excelsior, em 1965, no filme “Terra Violenta”, de 1950, nos estúdios Vera Cruz.

Considerada a primeira dama negra do teatro brasileiro, Ruth de Souza coleciona passagens pelo icônico Teatro Experimental do Negro (TEN), fundado por Abdias do Nascimento em 1944, além de mais de uma centena de participações em espetáculos teatrais, teleteatros, filmes, novelas e séries televisivas, com destaque para suas participações no espetáculo O Imperador Jones (1945), e nos filmes Sinhá Moça (1953) e Filhas do Vento (2004), por este último trabalho a artista recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado.

Ruth de Souza, vale lembrar, foi a primeira atriz brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema – concorreu ao prêmio de melhor atriz na edição de 1954 do Festival de Veneza por sua elogiada atuação em “Sinhá Moça” – Ruth de Souza é o nome do teatro do Museu Afro Brasil. A atriz possui também uma série de troféus em exibição no Núcleo História e Memória, dentro da exposição de longa duração do museu.

Este ano Ruth de Souza também será homenageada pela escola de samba carioca Acadêmicos de Santa Cruz, que levará para a Sapucaí o enredo “Ruth de Souza – Senhora liberdade. Abre as asas sobre nós”.

Compartilhe!