HomeAssessoria ReleasesMuseu Afro Brasil lança catálogo da exposição “Isso É Coisa de Preto”

Museu Afro Brasil lança catálogo da exposição “Isso É Coisa de Preto”

Programação do 14° aniversário do museu

concentra uma série de atividades no próximo dia 20

Como parte da programação do seu 14° aniversário, comemorado neste mês de outubro, o Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerido pela Associação Museu Afro Brasil – organização social de cultura, promove no próximo dia 20, às 11h, o lançamento do catálogo da exposição “Isso É Coisa de Preto – 130 Anos da Abolição da Escravidão”.

Com mais de 200 páginas, o livro apresenta cerca de 230 imagens entre pinturas, esculturas, fotografias e documentos dos séculos XIX e XX que ressaltam a fundamental contribuição africana e afro-brasileira na construção do país nos campos da arquitetura, artes plásticas, escultura, ourivesaria, literatura, música, dança, teatro, idioma e costumes, apresentando significativa produção artística e intelectual.

Nomes como o dos irmãos Arthur Timótheo e João Timótheo, Heitor dos Prazeres, Solano Trindade, Yedamaria, Mestre Valentim, Nelson Sargento, Eustáquio Neves, Walter Firmo, Rubem Valentim, Estevão Silva, José Teóphilo de Jesus, Benedito José Tobias, Mureen Basiliat, Rafael Pinto Bandeira, Washington Silveira, Otávio Araujo, Waldomiro de Deus, Antonio Firmino Monteiro, Pierre Verger, Carybé, João Alves, Maria Lídia Magliani, Caetano Dias, Belmiro de Almeida, Mestre Benon e João da Baiana, são alguns dos artistas que integram a publicação.

Com textos do diretor curador do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo, o catálogo também apresenta imagens de outras mostras que estiveram paralelamente em exibição nas galerias do Museu Afro Brasil durante a exposição que marcou os 130 anos da abolição da escravidão, são elas: “Um Deoscóredes – 100 anos do Alapini Deoscóredes Maximiliano dos Santos: Arte e Religiosidade”; “Os Africanos – O olhar europeu da fotografia contemporânea”; “África Contemporânea”, África tradicional, a volta dos espíritos”, “Arte afro-atlântica de Cuba” e “Arte Afro-Atlântico do Haiti”.

FRANTZ FANON

No mesmo dia e horário do lançamento do catálogo da exposição “Isso É Coisa de Preto – 130 Anos da Abolição da Escravidão”, o Museu Afro Brasil promove o encontro “Conversa com o Autor”, com o escritor e doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, Deivison Mendes Faustino, também conhecido como Deivison Nkosi.

No encontro, Deivison falará sobre o seu recém-lançado livro “Frantz Fanon – Um Revolucionário, Particularmente Negro” (Ciclo Contínuo Editorial, 2018), obra que apresenta a trajetória política e teórica de Frantz Fanon (1925-1961), psiquiatra, filósofo, cientista social e militante anti-colonial nascido na Martinica e considerado um dos intelectuais negros mais importantes do século XX.

SAMBAS ESCRITOS E CANTADOS

A programação especial em comemoração aos 14 anos de fundação do Museu Afro Brasil se estende ainda ao longo do dia 27 de outubro com duas atividades que evidenciam a íntima relação de mulheres e homens negros com o samba.

A primeira atividade tem início às 14h, com o lançamento da Coleção Sambas Escritos, organizada pela escritora Carmen Faustino e pelas jornalistas Maitê Freitas e Patrícia Vaz. Formada por quatro volumes, a coleção apresenta textos que variam entre poesias, ensaios, crônicas e artigos sobre as tradições do samba no Brasil. Após o lançamento, as autoras da publicação organizarão uma roda de samba.

Em seguida, às 15h, o chamado samba de raiz volta a pedir passagem no Museu Afro Brasil com a apresentação do Samba de Terreiro de Mauá. Formado por músicos e pesquisadores da região do grande ABC paulista e conhecido por valorizar a cultura negra por meio do samba temático e autoral, o coletivo promete entoar um repertório com músicas de compositores do calibre de Heitor dos Prazeres, Noel Rosa, João de Barro, Herivelto Martins, Darci de Oliveira, Adoniran Barbosa, entre outros.

Dia 20 de Outubro de 2018 – 11h00

– Lançamento do catálogo “Isso É Coisa de Preto – 130 Anos da Abolição da Escravidão”

– “Conversa com o Autor”, Deivison Mendes Faustino, autor do livro “Frantz Fanon – Um Revolucionário, Particularmente Negro”

Dia 27 de Outubro de 2018 – 14h

Lançamento “Coleção Sambas Escritos”

– Roda de Samba

Dia 27 de Outubro de 2018 – 15h

Apresentação do Samba de Terreiro de Mauá.

Informações para a imprensa  Museu Afro Brasil
Luiza Magalhães (11)3320-8940 | luiza.magalhaes@museuafrobrasil.org.br